Guia das 8 cidades mais antigas do Brasil

Up To Travl > Feriados > Destinos no Brasil para o Feriado > Guia das 8 cidades mais antigas do Brasil

É de conhecimento geral que 22 de abril de 1500 marca a chegada da primeira expedição portuguesa em terras brasileiras, dando início ao povoamento estrangeiro e à colonização do nosso país. Agora, você sabe dizer quais são as cidades mais antigas do Brasil? Qual capital é mais velha: Vitória, São Paulo ou Salvador?

Respondemos todas essas perguntas no guia que preparamos para celebrar o Dia do Descobrimento! Neste post, listamos 8 destinos que provam que nosso país é cheio de história, tradição, cultura e beleza. Veja abaixo:

Conheça as 8 cidades mais antigas do Brasil

1. Cananéia (SP) – 1531

Apesar de São Vicente estar, oficialmente, em primeiro lugar no ranking das cidades mais antigas do Brasil, muitas pessoas defendem que é Cananéia, no litoral sul de São Paulo, quem deveria levar essa distinção.

A “confusão” acontece porque há uma escassez de documentação que comprove a data de fundação de Cananéia, apontada em agosto de 1531 – cinco meses antes de São Vicente ter seu primeiro povoado estabelecido.

Cananéia é considerada a 1º das cidades mais antigas do Brasil, incrível né?

De qualquer forma, Cananéia é repleta de encantos, além de ser o local perfeito para quem busca paz e tranquilidade durante finais de semana, feriados ou nas férias. O Centro Histórico, por exemplo, tem construções antigas e feirinhas de produtos fabricados por moradores, além de abrigar o Museu Municipal de Cananéia.

Um dos principais passeios para fazer durante a estada em Cananéia é ir até a Ilha de Cardoso, cujo acesso é feito por barcos a partir da orla da cidade. A Ilha é um parque de conservação ambiental em meio à Mata Atlântica, e tem como destaque a Praia do Pereirinha.

As cachoeiras de Cananéia são outra atração espetacular no município. Apesar de o acesso a elas não ser exatamente fácil, já que as estradas não são tão boas, a experiência vale muito a pena! Algumas das principais quedas d’água são a Cachoeira do Pitú e a Cachoeira Rio das Minas.

2. São Vicente (SP) – 1532

A primeira vila estabelecida em São Vicente, no litoral paulista, data de janeiro de 1532, poucos meses após a fundação do povoado de Cananéia. Além de ser uma das cidades mais antigas do Brasil, São Vicente também foi palco da primeira eleição realizada no continente americano em agosto de 1532.

São Vicente é oficialmente a segunda da lista de cidades mais antigas do Brasil

Hoje em dia, o município é um dos destaques da Baixada Santista e conta com diversas atrações, como o Parque Ecológico Voturuá, que abriga um zoológico e tem uma estrutura com playground para crianças e área para piqueniques.

Também não poderíamos deixar de falar das praias da cidade: algumas das principais são a Praia do Gonzaguinha, que é a mais próxima do centro e, por isso, fica bem movimentada; e a Praia de Itararé, que possui águas calmas e é ótima para um banho de mar.

Em São Vicente também fica a Ilha Porchat, que na verdade é uma elevação que tem uma mansão e um mirante concebido por Oscar Niemeyer. Na ilha também estão vários restaurantes e casas noturnas, como a The Club International. A vista de lá é incrível!

3. Olinda (PE) – março de 1535

Olinda, em Pernambuco, é a cidade mais antiga do Nordeste brasileiro – o primeiro povoado foi estabelecido em março de 1535. Com quase 500 anos de história, Olinda foi apontada pela UNESCO em 1982 como Patrimônio Cultural e Histórico da Humanidade.

E não é para menos: o município pernambucano respira cultura! Olinda divide com Recife a distinção de capital do frevo e do maracatu, ritmos musicais da região, e as celebrações de Carnaval nas duas cidades recebem turistas do mundo inteiro.

Olinda tem muita história, cultura e beleza, e também é o 3º da lista de cidades mais antigas do Brasil

Durante sua estada em Olinda, não deixe de caminhar pelo Centro Histórico e admirar construções como Convento de São Francisco, repleto de lindos azulejos portugueses; o Forte de São Francisco, erguido no século 17; e o Museu de Arte Sacra de Pernambuco, que fica num antigo palácio.

Aproveite ainda o clima à beira do mar na Praia do Farol, que é bem tranquila, com pouco movimento, e tem águas calmas e mornas, boas para banho. Já a Praia da Casa Caiada é mais frequentada, e por isso mesmo tem uma estrutura com barracas, quiosques e vendedores ambulantes.

4. Vila Velha (ES) – maio de 1535

Uma das cidades mais antigas do Brasil, Vila Velha teve seu primeiro povoado estabelecido em maio de 1535, dois meses depois da fundação de Olinda.

Atualmente, a cidade capixaba tem um dos IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) mais elevados do Sudeste e ainda preserva sua característica vegetação de Mata Atlântica.

Dê uma volta no centro histórico de Vila Velha, uma das cidades mais antigas do Brasil

Localizada a apenas 8 km da capital Vitória, Vila Velha reúne ótimas praias e uma boa oferta de serviços como restaurantes e bares. O Centro Histórico do município dá aquela sensação de cidade pequena, mesmo Vila Velha tendo quase meio milhão de habitantes.

Reserve uma tarde para passear no centro e conhecer atrações como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, cuja primeira construção data de 1535, o que a torna uma das igrejas mais velhas do Brasil; e a Casa da Memória, que possui um acervo que conta a história da região.

O centro também abriga o Convento da Penha, um dos maiores cartões-postais da cidade. Construído do meio para o fim do século 16, o convento está localizado num penhasco de mais de 150 metros de altura e tem esculturas e peças no estilo rococó.

Não deixe de ir também numa das muitas praias de Vila Velha, como a Prainha, que fica na região central; a Praia da Costa, considerada uma das melhores da cidade; e a Praia de Itapoã, que está ao sul da cidade e proporciona paisagens belíssimas aos visitantes.

5. Iguape (SP) – 1538 

Vizinha de Cananéia, Iguape é uma estância balneária no Vale do Ribeira, no litoral sul de São Paulo. O primeiro povoado foi estabelecido na região que viria se tornar a cidade em 1538, após ela ter se separado de Cananéia.

Iguape é uma das incríveis cidades mais antigas do Brasil

Chamada de “Princesa do Litoral”, o município tem um Centro Histórico que é considerado patrimônio do país e abriga a Basílica do Bom Jesus de Iguape, que foi construída no século 18.

O centrinho faz jus ao clima de cidade pequena e tem outras construções antigas, além de praças e áreas verdes.

Não poderíamos deixar de mencionar também os atrativos naturais de Iguape. A Praia da Juréia é a única que fica no território delimitado da cidade e, por ser bem pacata e pouco movimentada, é ideal para quem quer tranquilidade e sossego.

Já o Morro do Espia fica num parque de preservação ambiental e permite a prática de trilhas.

6. Salvador (BA) – 1549

Primeira capital na lista das cidades mais antigas do Brasil, Salvador foi fundada em 1549 pelos colonizadores portugueses com o intuito de servir de cidade-fortaleza e proteger o litoral baiano de invasões de outros povos estrangeiros.

Celebrando seu 470º aniversário em 2019, a “Capital da Alegria” (como é chamada) é repleta de arte, cultura e história. Há muito o que fazer em Salvador, como andar pelas ruas do Pelourinho, embarcar no Elevador Lacerda, conhecer o Farol da Barra e curtir a praia de mesmo nome.

É claro que Salvador faz parte da lista de cidades mais antigas do Brasil

O Centro Histórico, que abriga o já mencionado Pelourinho, está cheio de construções antigas e de pontos de interesse, como o Museu Afro-Brasileiro, a Catedral Basílica de São Salvador, que é a igreja-mãe da cidade, e a Fundação Casa de Jorge Amado, que busca preservar e promover a obra do escritor baiano.

O Carnaval em Salvador também é lendário: a folia na capital baiana é considerada a maior festa popular do planeta, e todos os anos a cidade recebe milhões de visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo, que podem escolher entre curtir os bloquinhos gratuitos ou os tradicionais blocos de corda, que requerem abadá.

Confira aqui nosso post completo sobre o que fazer em Salvador!:

O que fazer em Salvador e tudo para seu roteiro de viagem

7. Vitória (ES) – 1551

Você sabia que Vitória também é uma das cidades mais antigas do Brasil?

Dezesseis anos após o estabelecimento do primeiro povoado em Vila Velha, foi fundada a Vila Nova do Espírito Santo – região que viria se tornar Vitória, que nos dias atuais é considerada uma das melhores cidades para se viver no Brasil.

A capital capixaba alia natureza e ótima infraestrutura, já que conta com parques com extensas áreas verdes, praias e uma boa variedade de opções de lazer e cultura, como bares, restaurantes, museus e teatros.

Alguns dos programas mais legais para se fazer em Vitória são curtir o pôr do sol no Píer da Enseada do Suá, aproveitar uma tarde na Ilha do Boi e curtir o ambiente à beira do mar na Praia do Canto e na Praia de Camburi.

8. São Paulo (SP) – 1554

Você sabia que São Paulo é uma das cidades mais antigas do Brasil? Isso mesmo, a maior metrópole da América Latina fecha a nossa lista em comemoração ao Dia do Descobrimento. Fundada em 25 de janeiro de 1554, a terra da garoa sempre foi um dos principais centros culturais e financeiros de nosso país.

A maior metropole do país também entra na lista! São Paulo é a 8ª cidade mais antiga do Brasil

Assim como as outras capitais que mencionamos, não falta o que fazer em São Paulo: aproveitar a natureza no Parque do Ibirapuera, comer o famoso sanduíche de mortadela do Mercadão, andar pela Rua Paulista aos domingos, curtir um bar na Vila Madalena, ir numa cafeteria ou dançar em uma das casas noturnas da Rua Augusta.

Se você adora um museu ou um espaço cultural, a capital paulista é o lugar certo. O MASP tem entrada gratuita às terças, a Pinacoteca conta com obras de importantes pintores brasileiros como Tarsila do Amaral e Cândido Portinari, e o CCSP tem uma programação lotada de atividades que permeiam todas as linguagens artísticas.

Assim encerramos nosso post com as 8 cidades mais antigas do Brasil!

Como você pôde ver, tanto metrópoles como São Paulo quanto pequenos municípios como Cananéia e Iguape abrigam centenas de anos de história brasileira. Por isso, se você quiser conhecer os marcos históricos de cada lugar, não deixe de pesquisar com antecedência para saber ao certo onde ir.

Tem alguma dica de viagem ou conhece uma atração imperdível que não mencionamos em alguma das cidades listadas? Então conta pra gente nos comentários e não se esqueça de compartilhar o post com aquela pessoa que ama história!