A maior festa do planeta tem nome e lugar: é o Carnaval em Salvador! Em 2019, não poderia ser diferente: as maiores estrelas do axé music e os mais agitados blocos de carnaval saem às ruas da capital baiana para animar os foliões e deixar todo mundo em pé!
Por isso, em meio a tantas opções e com tanta gente circulando, fizemos esse post com as principais atrações e com dicas importantes para aproveitar tudo o que Salvador tem a oferecer nos dias de festa. Veja abaixo:
O melhor do Carnaval em Salvador
1. Blocos de corda
Os blocos de corda são pagos e requerem o uso do abadá, que serve de “ingresso” para a folia. Alguns dos principais são:
- Afoxé Filhos de Gandhy: Fundado em 1949, é um dos mais tradicionais de Salvador. Inspirado nas mensagens de paz de Mahatma Gandhi, o bloco toca ritmos afro-brasileiros, é formado majoritariamente por homens e tem 6 mil integrantes. Oferece enfermaria e equipe de segurança e sai domingo e terça na Rua Chile, na Praça Municipal, e na segunda-feira no Circuito Barra/Ondina.

- Bloco Camaleão: Comandado por Bell Marques, um dos principais nomes do axé music baiano, o Bloco Camaleão desfila no Circuito Barra/Ondina (o Circuito do Dodô) e está presente há mais de 40 anos no Carnaval soteropolitano.
- Bloco Me Abraça: O bloco comemora 26 anos em 2019 e é comandado por Durval Lelys, líder do Asa de Águia. O Me Abraça sairá no domingo e na segunda-feira de Carnaval no Circuito Barra/Ondina.
- Bloco Olodum: Criado no Pelourinho em 1979, o Bloco Olodum celebra a África e a identidade afro-brasileira com o reggae e as cores do movimento rastafári. O bloco inaugura o Circuito Osmar na sexta-feira, dia 1º de março, e desfila na Barra/Ondina no domingo.
- Bloco Crocodilo – Daniela Mercury: Daniela Mercury, uma das referências do axé music em âmbito internacional, comanda o Bloco Crocodilo no Carnaval 2019 em Salvador. O bloco desfila domingo e segunda-feira no Circuito Barra/Ondina.
2. Pelourinho
Também conhecido como Circuito do Pelô ou Carnaval Batatinha, o Pelourinho é uma ótima opção para quem quer escapar dos blocos de corda do Circuito Barra/Ondina e do Circuito Osmar.

Diferencia-se dos demais por não ter trios elétricos e se focar nas marchinhas e nas fanfarras de Carnavais passados. Por não ficar tão lotado quanto os circuitos e blocos com trio elétrico, o Carnaval Batatinha é uma boa opção para as famílias com crianças que querem curtir a folia em Salvador.
Por enquanto, as atrações do Carnaval do Pelourinho ainda não foram divulgadas, mas pode apostar que ritmos como maracatu, reggae, afoxé e mpb estarão presentes!
3. Furdunço
Outra boa opção para escapar dos blocos de corda é o Furdunço, que estreou em 2015 no Circuito Campo Grande e oferece animados shows gratuitos para agitar os foliões.

Em 2018, o Furdunço contou com mais de sessenta atrações e teve fanfarras, marchinhas, fantasias irreverentes e uma valorização das tradições e músicas dos Carnavais de antigamente. Por isso mesmo, trios elétricos e música eletrônica não têm vez no Furdunço.
As atrações culturais do Furdunço em 2019 ainda não foram confirmadas, mas com certeza seguirão o costume dos anos passados e valorizarão as manifestações do Carnaval de rua.
4. Camarotes
Os principais camarotes para curtir a folia são:
- Camarote do Nana: tem esquema all inclusive, com todas as despesas incluídas no valor do abadá. De 28 de fevereiro, quinta-feira, à 05 de março, terça, receberá grandes nomes da música brasileira, como Léo Santana, Banda Eva, Bell Marques e Psirico.
- Camarote da Skol: Também funcionará de quinta a terça-feira e contará com atrações como Anitta, Parangolé e Harmonia do Samba. O sistema também é all inclusive.
- Camarote Salvador: tem quase dez mil metros quadrados e abriga uma boate, onde toca o melhor da música eletrônica, e um palco para as atrações musicais. Também é all inclusive e as principais atrações serão os djs internacionais Steve Aoki e Diplo e a cantora Iza.
Como aproveitar ao máximo o Carnaval de Salvador
O Carnaval em Salvador é um dos mais agitados de todo o planeta. Em 2018, quase dois milhões de foliões marcaram presença diariamente nos blocos e circuitos da festa! Por isso, em meio a tantas pessoas circulando, furtos são muitos comuns. Assim, é sempre bom ter em mente algumas dicas para evitar roubadas e curtir muito.
Aposte num calçado confortável. Você vai andar bastante ao longo do dia e vai passar longos períodos em pé. Por isso, preze pela praticidade e pela comodidade na hora de escolher seu sapato.

Leve apenas o necessário. Procure andar com dinheiro em espécie numa quantidade necessária para passar o dia; se conseguir, deixe com você uma cópia autenticada do RG, da CNH ou de outro documento de identificação – assim você evita levar o original para a folia. Invista numa doleira ou numa pochete pequena para armazenar seus pertences.
Ah, outra dica: deixe as chaves do quarto do hotel ou do apartamento em um local seguro antes de sair para a rua e, se possível, combine pontos de encontro com seus amigos para evitar levar o celular.
Use roupas leves. Com tanta gente circulando durante o verão, o clima em Salvador fica bem abafado. Por isso, dê preferência a tecidos mais finos e, caso use o abadá, uma sugestão é customizá-lo, cortando-o em pontos estratégicos para ficar mais fresquinho.
Mapeie os banheiros. A prefeitura costuma instalar banheiros químicos na região dos circuitos e dos blocos de rua, mas ao final do dia os sanitários ficam num estado deplorável. Por isso, tente usar os banheiros dos bares e dos restaurantes localizados no entorno de onde acontece a folia, tendo em mente que os estabelecimentos costumam cobrar uma taxa pelo uso do sanitário – algo em torno de cinco reais.
O que comer em Salvador
Apesar de ser preferível consumir comidas mais leves durante a folia, não há como ir para Salvador e não provar alguma comida típica baiana, como o acarajé, o vatapá, as moquecas e os bobós.

Dê preferência para as barracas e os pontos já consagrados na cidade, como o Acarajé da Cira, que fica na região do Rio Vermelho e é considerado pelos especialistas em gastronomia como o melhor acarajé da capital. Outras sugestões bem conhecidas são o Acarajé da Regina, também no Rio Vermelho, e o Acarajé da Tânia, na bela região do Farol da Barra.
Se você quiser fazer uma refeição saudável e apetitosa, não deixe de conferir o Rango Vegan, restaurante de comida vegana que fica na região central da cidade, no charmoso bairro Santo Antônio Além do Carmo. O restaurante funcionará em horário especial durante a folia, sempre no horário de almoço.

Um bom lembrete é dar preferência aos bares, lanchonetes, food trucks e restaurantes que ficam no entorno dos blocos e dos circuitos ao invés de comprar comida de rua, que geralmente não é fresca e é armazenada em condições não ideais.
Em relação às bebidas, prefira gastar um pouco mais e comprá-las nos bares – há muitos na região do Pelourinho; aproveite e prove por lá o “Cravinho”, infusão de limão, cravo e mel. Procure evitar consumir bebidas alcoólicas (como batidas e infusões) vendidas por ambulantes, já que não há garantia da procedência dos produtos.
Onde ficar em Salvador
As melhores regiões para se hospedar durante o Carnaval em Salvador são o Centro Histórico e os bairros no entorno da região central, onde estão localizados os circuitos.

O Centro Histórico concentra o Pelourinho, o Olodum e outras importantes atrações de Salvador (como museus e centros culturais). Ótimas opções de hospedagem na área são o Bahiacafé Hotel, que fica na Praça da Sé a 400m de distância do Pelourinho, e a Pousada do Pilar, localizada na charmosa região de Santo Antônio e que têm uma vista incrível para a Baía de Todos os Santos.
Os Bairros no entorno da Região Central são estratégicos por sua proximidade tanto com o Centro Histórico – epicentro da efervescência cultural da capital – quanto com os locais onde acontecem os circuitos carnavalescos, como o Circuito Dodô, que atravessa os bairros Barra e Ondina.
Na Barra – que abriga o Porto e o Farol da Barra – uma excelente alternativa de hospedagem é o Marazul Hotel, que fica a menos de três minutos de caminhada da Praia do Porto da Barra. Outra boa opção na região é o animado Farol da Barra Suítes & Hostel, situado a apenas 400m da Praia do Farol da Barra.

Já na região da Ondina, nossas sugestões são o Ondina Apart Hotel Residência, que tem um ótimo custo-benefício e fica a 90m da Praia de Ondina, e o charmoso Vila Galé Salvador, localizado a oito minutos de caminhada da orla.
Como é o clima durante o Carnaval em Salvador
Salvador tem um clima quente e úmido ao longo do ano, com temperaturas que oscilam entre 22 e 31ºC e período de chuvas mais frequente do final de abril ao meio de agosto.

No começo de março – período da folia carnavalesca – os termômetros em Salvador oscilam entre 25 e 31ºC, com máximas podendo chegar aos 33ºC.
A probabilidade de chuva em março é de cerca de 30% e o céu fica pouco encoberto no início do mês, então aproveite o sol e não esqueça de passar o protetor solar!
Quantos dias ficar em Salvador
Para definir quantos dias ficar em Salvador durante o Carnaval, tudo vai depender do que você quer fazer e de como quer aproveitar a folia na capital baiana.

Defina quais blocos, camarotes e circuitos mais chamaram a sua atenção e, a partir daí, veja os dias que essas atrações sairão para a folia.
Dessa forma, levando em consideração seu roteiro para as festas, você poderá definir de forma eficiente qual a área da cidade mais vantajosa para você ficar dentre as melhores regiões para se hospedar em Salvador e, assim, reservar seu hotel ou pousada.
Como chegar a Salvador
O Aeroporto Internacional de Salvador recebe voos vindos de todos os cantos do país e fica a cerca de 25km da região central – o que dá mais ou menos trinta minutos de carro. Do aeroporto até seu hotel, você pode contratar um transfer, alugar um carro ou chamar um transporte por aplicativo.

Os terminais rodoviários dos grandes centros e das capitais também abrigam viações que oferecem o trajeto até Salvador, e a rodoviária da cidade fica a uma distância de 10km do Centro e do Pelourinho.
Se você estiver vindo de carro a partir do Sul ou do Sudeste, pegue a BR-101 ou a BR-116 até Feira de Santana e depois continue pela BR-324 até chegar a seu destino. Se vier da região norte, pegue a BA-099, também conhecida como Linha Verde.
Como se locomover no Carnaval em Salvador
Procure evitar pegar os táxis normais durante o Carnaval – muitos deles aproveitam para cobrar preços mais altos nos dias de folia. Atente-se para as taxas praticadas pelos transportes por aplicativo – que já circulam pela capital baiana há quase três anos e são uma boa opção de locomoção – para escapar das tarifas dinâmicas.
Como o trânsito fica consideravelmente caótico nesse período, os moto-táxis, que são liberados no Carnaval, também podem ser uma boa opção, mas preste atenção para escapar dos clandestinos; os motoristas autorizados devem estar devidamente uniformizados e usando capacete.

Também é bom lembrar que o transporte público na cidade é reforçado durante o Carnaval, então uma boa dica é usar aplicativos que mapeiam linhas, rotas e horários dos ônibus em Salvador para conseguir se deslocar sem problemas.
Por fim, lembre-se também que, mesmo com todas essas opções, a melhor alternativa ainda é tentar fazer percursos relativamente curtos a pé sempre que possível – assim você evita o trânsito e a alta nos preços.
Com isso concluímos nosso post com as principais dicas para curtir ao máximo o Carnaval em Salvador
Como você viu, há muitas opções de blocos de corda, camarotes e atrações gratuitas; por isso, escolha sua programação, reserve sua hospedagem levando em consideração a proximidade com o seu roteiro e aproveite o agito!
Conhece outro bloco ou circuito que não mencionamos ou tem alguma dica imperdível da capital baiana? Fala pra gente na caixa de comentários! E não se esqueça de compartilhar esse post com aquela pessoa que adora o Carnaval e a Bahia!