Roteiro econômico de Londres: como viajar gastando pouco

Up To Travl > Roteiros > Roteiro Completo > Roteiro econômico de Londres: como viajar gastando pouco

Olarrr! Vic aqui!

Quem não gostaria de viajar para Londres gastando pouco? A capital da Inglaterra é uma das cidades com maior número de turistas do mundo e, na minha opinião, uma das mais caras para viajar!

A moeda oficial, a libra esterlina (em inglês pound sterling, símbolo £), é equivalente a R$5,00 e a maior parte dos restaurantes e hotéis possuem preços salgados devido à alta demanda e cotação. Masss, como em qualquer lugar, sempre é possível realizar um roteiro econômico de Londres que vai deixar seu bolso mais feliz! Gastando pouco e conhecendo tudo de mais legal que a cidade tem para oferecer. 

Listei algumas dicas necessárias de onde ficar, o que fazer e onde comer para quem procura um roteiro econômico de Londres.

Como comprar passagens?

Masss, como em qualquer lugar, sempre é possível realizar um roteiro econômico de Londres que vai deixar seu bolso mais feliz! Gastando pouco e conhecendo tudo de mais legal que Londres tem para oferecer.

Com certeza este é o item mais caro e mais difícil de economizar. Sugiro que a pesquisa seja feita de duas formas: verificando quanto custa voos diretos até Londres e quanto custa voos com escalas em países perto de Londres usando companhias low costs, bem comum na Europa.

Explicando melhor, em alguns casos, se pegar voos de Companhias como TAP ou Iberia de qualquer lugar do Brasil para Madri ou Lisboa, por exemplo, e depois pesquisar voos desses lugares para Londres, em companhias como Ryanar, EasyJet, entre outras, que oferecem preços mais baixos, pode sair mais em conta do que pesquisar um trajeto direto de São Paulo para Londres!

Um site ótimo para pesquisar essas rotas são Kayak e para rotas dentro da Europa a Omio.

Onde se hospedar em Londres?

Hostels

Se engana quem acha que ficar em hostel é desconfortável e a única opção é ficar em quartos cheios de pessoas e não ter privacidade. É possível achar diversos hostels ótimos com quartos individuais ou quartos compartilhados, mas com separações feitas com “cortininhas” para uma maior privacidade ou separados por sexo.

Alguns hostels possuem café da manhã incluso na diária, com a qualidade de um hotel comum! Pesquisar bem é a chave para quem quer fazer uma viagem com economia.

Alguns hostels possuem café da manhã incluso na diária, com a qualidade de um hotel comum! Pesquisar bem é a chave para quem quer fazer uma viagem com economia.

O Generator Hostel, Astor Hyde Park e St. Christophers Inns são super recomendados para se hospedar e com ótimas localizações!  Mas o que não falta em Londres são hostels, então basta procurar!

PS: Preste atenção na localização do hostel e nos comentários dos hóspedes para não cair em uma furada! Quando fui para Londres fiquei em um MUITO barato e com uma boa localização, mas a limpeza era um pouco precária, não tinha água quente e não indico para quem se incomoda de ficar em treliche ao invés de beliche, que é o mais comum nos hostels! O nome dele é Smart Russell Square Hostel.

Aplicativos de hospedagem

O Couchsurfing é uma rede social que faz contato entre turistas que querem hospedagem grátis durante uma viagem e pessoas que gostariam de receber esses visitantes. O couchsurfing foi lançado em 2003, mas só agora percebo uma quantidade maior de brasileiros utilizando e adorando o serviço, pois além de disponibilizar um lugar para dormir, você tem a oportunidade de conhecer pessoas do mundo todo! Ótimo para inserir no seu roteiro econômico de Londres e ideal pra socializar e fazer amigos.

O que fazer em Londres?

 Ótimo para inserir no seu roteiro econômico de Londres e ideal pra socializar e fazer amigos.

Conhecer os parques 

Pode ter certeza de UMA coisa antes de ir para Londres: o que não falta lá são parques! Eles fazem parte dos pontos turísticos da cidade e é até meio impossível escapar por conta da grande quantidade.

Desde pequenos aos que ocupam uma tarde de caminhada, você pode apreciar as paisagens, fazer caminhada ou corrida, descansar na grama ou até fazer um piquenique. Por que não? A época mais gostosa para aproveitá-los é com certeza na primavera, todos os cantos possuem flores!

Dos principais parques de Londres sugiro:

Andar de Metrô/Ônibus

Andar de metrô e ônibus é algo que você precisa experimentar em Londres! O transporte público é um ponto turístico a parte e ideal para o roteiro econômico de Londres

Andar de metrô e ônibus é algo que você precisa experimentar em Londres! O transporte público é um ponto turístico a parte, os ônibus vermelhos e o metrô mais antigo do mundo encantam qualquer um.

O transporte é caro, mas você pode adquirir o Oyster Card por £5,00 e cada trajeto irá custar entre £1,80 a 2,70. São onze linhas que cobrem toda cidade.

Os amantes de Harry Potter não podem deixar de passar na estação King’s Cross St. Pancras e sua lendária Plataforma 9 ¾. Esta é a maior estação do metrô de Londres e uma das mais cheias, de lá saem trens para diversos países da Europa.

Para saber mais sobre como se locomover em Londres, acesse o site oficial do transporte da cidade.

Escapar das atrações turísticas pagas

Quando fui a Londres, minha maior decepção foi encontrar DIVERSAS atrações pagas e que, na minha humilde opinião, não valem o investimento!

As atrações são: Abadia, Palácio de Westminster, Torre de Londres, e o “The Monument”. São lugares que (na minha opinião) não deveriam ser cobrados para entrar! Os ingressos custam entre £4 a £25 por pessoa e para quem quer uma viagem econômica isto vale e MUITO!

Acho válido ir até o local e conhecer a arquitetura, quem sabe no dia role alguma promoção e esteja de graça? A esperança é a última que morre, hahah.

Dica para quem gosta de visitar igrejas: vale a pena visitar a Catedral de Saint Paul. Não é necessário pagar para conhecê-la dentro. Somente para subir na cúpula da catedral.

Aproveite os museus gratuitos!

Por mais que tenham atrações pagas que não valem a pena, existem também diversas atrações gratuitas que você pode incluir no seu roteiro econômico de Londres.

Para quem gosta de museus, há vários para visitar sem gastar nada. O Museu de Londres, Museu Britânico, Museu de História Natural, Museu Victoria & Albert, são gratuitos e ótimos para passar a tarde!

Troca da Guarda no Palácio de Buckingham

Uma experiência que todos que visitarem Londres devem ter, é ver a troca de Guarda no Palácio de Buckingham. A marcha dos soldados até o palácio é considerado um símbolo londrino que reúne diversas pessoas para assistir!

A cerimônia não acontece todos os dias e é necessário verificar no site da House Hold Division para saber quando ocorre. Em 2019, a marcha acontece a partir das 11h00 e dura cerca de 45 minutos.  Ahh, é necessário chegar cedo pra pegar um bom lugar.


Onde comer?

Vou confessar uma coisa a vocês: eu passei 5 dias em Londres comendo praticamente em DOIS LUGARES: Pret a Manger e BurgerFI. Já falei dos dois no texto sobre onde comer em Nova York. E em Londres eles me ajudaram muito, pois tem praticamente em cada esquina e era bem cômodo parar em um deles quando a fome batia.

O Pret a Manger é aquele café com lanches, saladas, wraps, sopas e um café delicioso!  Ótimo para café da manhã ou aquele almoço rápido e barato!

Já o BurgerFI é um fast-food americano especializados em hambúrguer com carne natural (sem hormônios ou antibióticos) e, por isso, a qualidade é totalmente diferente dos outros milhares tipos de fast-food que existem lá. Vale muito a pena!

Mas claro, você não precisa ser doido igual eu e comer somente em dois lugares na sua viagem, Londres tem outras opções baratas, por exemplo, os mercados de rua como o Mercado de Camden e o Borought Market, que com certeza terá variedade gastronomia a preço justo!

Espero que aproveitem as dicas do meu roteiro econômico de Londres!

Qualquer dúvida é só perguntar nos comentários!

 Beijão, vic!