Férias em Junho: 9 melhores destinos para o mês

Up To Travl > Feriados > Destinos Internacionais para o Feriado > Férias em Junho: 9 melhores destinos para o mês

Você vai tirar férias em junho e já quer começar a se programar para viajar? Destinos incríveis é o que não faltam, tanto nacionais como internacionais.

opções para todos os gostos e estilos de viajantes. Você pode aproveitar o frio nas cidades do Sul, curtir praias um pouco mais vazias no Nordeste ou conhecer a Europa em uma estação mais quente, por exemplo.

É possível escolher o melhor destino para sua viagem, de acordo com a sua disponibilidade de dias. Confira o nosso post e conheças as dicas de roteiros para férias em junho, que separamos para vocês.

• Férias de 7 dias

1. Lençóis Maranhenses

Início da época das secas, junho é o período perfeito para apreciar todo esplendor dos Lençóis Maranhenses. Além de encontrar as lagoas cheias, você poderá aproveitar dias ensolarados, com uma menor incidência de chuva.

Nossa dica de roteiro de sete dias começa, na capital do Maranhão, São Luís. Reserve dois dia paras conhecer um pouco do litoral e do centro histórico da cidade, como o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, o Teatro Arthur Azevedo e o Museus Histórico e Artístico do Maranhão.

Lençóis Maranhenses é uma super dica de destino para suas férias de junho

Se a sua viagem estiver programada para a segunda quinzena de junho, aproveite para ir em um dos famosos arraiais da região, com apresentações do bumba-meu-boi.

No terceiro dia é hora de partir para os Lençóis, em um roteiro que inclui as cidades de Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. Saindo de São Luís, há várias empresas de vans e ônibus que fazem o trajeto até Barreirinhas, caso você não esteja de carro, ela será o ponto de partida para os passeios pelos Lençóis.

A principal atração de Barreirinhas é o Circuito Lagoa Bonita. Ao chegar no topo das dunas, você terá uma visão privilegiada dos lagos, que são ao menos oito espalhado entre elas. Durante o passeio você também poderá se banhar nos lagos e, ainda, assistir o pôr do sol em meio a essa paisagem única.

Saindo de Barreirinhas, o destino seguinte é Santo Amaro, que fica praticamente dentro do Parque Nacional. Nele é possível fazer uma boa parte das rotas pelas dunas por veículos autorizados, caso você não queira caminhar muito. Um dos passeios mais indicados é o do circuito da Lagoa das Andorinhas.

Atins é um pequeno vilarejo, através do qual saem rotas para dunas mais distantes. O passeio que se destaca no local é para as lagoas Guajiru ou Tropical, aproveite para fazer uma parada no restaurante Canto dos Atins, famoso pelo seu camarão grelhado.

2. Campos do Jordão

Se a sua intenção é aproveitar um destino mais frio no Brasil, a cidade de Campos do Jordão é ideal para uma viagem de inverno. Localizada a cerca de 170km da capital Paulista, Campos do Jordão reserva várias atrações que encantam os turistas, com seus parques, museus, centros culturais e fábricas de chocolate.

Campos do Jordão é um destino para suas férias de junho para quem quer um pouco de frio

A Vila Capivari é onde estão a maioria dos restaurantes e bares da cidade, é lá também onde você irá encontrar as principais lojas de malhas da cidade. Outra atração de Campos do Jordão é o Parque Capivari, que conta com o primeiro teleférico construído no Brasil, além do Parque dos Elefantes, onde há várias estatuas de diferentes espécies desse animal.

Que tal fazer um passeio de bonde? No Centro de Capivari você pode pegar um bonde turístico, que passa pela estrada de ferro de Campos do Jordão e te levará até os portais da cidade.

Se você gosta de praticar esportes ao ar livre, vale a pena conhecer o Centro de Lazer Turundu, que oferece várias atividades como tirolesa, passeio a cavalo, arvorismo e arco e flecha.

No Parque Amantikr você também terá a oportunidade de estar em contato com a natureza, passeando por seus diversos jardins, cada um inspirado em um país diferente.

Campos do Jordão também conta com várias atrações culturais como o Palácio Boa Vista e o Museu Felícia Leirner. Outro passeio muito procurado na cidade é a visita guiada a fábrica de chocolates Araucária, onde é possível acompanhar a produção dessa iguaria e, claro, degustá-la.

3. Nova York

Junho é o mês ideal para conhecer Nova York, sem ter que enfrentar seu rigoroso inverno. Essa época marca a passagem da primavera para o verão na cidade, assim você poderá aproveitar dias ensolarados para caminhar pelo Central Park, pela 5ª avenida e pelas inúmeras atrações que essa grande metrópole americana reserva.

Nova York é uma das dicas para suas férias em junho

Nova York é uma cidade é extremamente rica culturalmente, com atividades que agradarão todos os tipos de turistas. Caminhar pela Times Square e pela 5ª avenida não pode ficar de fora desse roteiro, para tirar muitas fotos e, claro, conhecer as diversas lojas espalhadas nesses dois pontos centrais da cidade.

Reserve uma manhã ou tarde para explorar o Central Park e descobrir as várias atrações que esse parque imenso reserva. Se você gosta de museus e centros culturais, não deixe de fora do seu roteiro o MoMA (Museum of Modern Art), o Metropolitan Museum o Museu de História Natural (que foi cenário para o filme Uma Noite no Museu) e a Biblioteca Pública de Nova York.

O Brooklyn é outra região que vale a pena explorar, incluindo visitar a famosa Brooklyn Bridge, um dos principais cartões postais de Nova York. Cada área da cidade tem um estilo singular e conta com atrações diferentes, por isso, procure se programar para visitar bairros como o Soho, Little Italy, Chinatown e o Flat Iron District.

Aliás, não deixe de conferir essas dicas sobre o que fazer e o que deixar de fora em sua viagem para Nova York:

Primeira vez em Nova York: o fazer e o que deixar de fora

• Férias de 15 dias

4. BH e cidades históricas de Minas Gerais

Que tal aproveitar o frio de junho para fazer uma viagem por Minas Gerais? Com 15 dias, você pode conhecer mais da capital mineira e explorar as cidades históricas do estado, como Ouro Preto, Mariana, Congonhas, Tiradentes e São João del Rei.

Um roteiro pelas cidades históricas de minas é uma das nossas dicas de férias em junho

O roteiro começa em Belo Horizonte, se você estiver viajando de avião esse será o seu ponto de chegada no estado. A capital conta com vários locais interessantes para visitar, por isso vale reservar pelo menos 3 dias para ela.

Inclua também um bate-volta para Inhotim, localizado em Brumadinho, ele é considerado o maior museu a céu aberto do mundo.

Em BH, não deixe de conferir as iguarias da comida mineira no Mercado Central e visitar o Circuito Cultural da Praça da Liberdade. Que tal estender a noite em um dos bares da cidade? Belo horizonte também é conhecida como a capital dos botecos. Uma dica é o Juramento 202, que conta com cervejas e outras bebidas de produção própria.

Depois de BH, a rota é Ouro Preto, Mariana, Congonhas, São João del Rei e Tiradentes, nessa ordem. Em cada uma dessas cidades você poderá aprender mais sobre a história do Brasil e visitar vários monumentos históricos. Conhecer as obras de Aleijadinho, se deliciar com a culinária típica de Minas, visitar museus e até fazer um passeio de Maria Fumaça são algumas das possibilidades que esse roteiro oferece.

5. Litoral Sul da Bahia

Caso você prefira aproveitar as praias quando elas estão mais vazias, em época de baixa temporada, junho pode ser um ótimo mês para viajar pelo Litoral Sul da Bahia.

Você também pode aproveitar a praia nas férias de junho, no litoral sul da Bahia

A nossa recomendação é fazer uma rota passando pela Costa do Descobrimento, que inclui as cidades de Porto Seguro, Arraial D’ajuda, Trancoso, Caraíva e Santa Cruz de Cabrália. Certamente, você encontrará lindas praias em cada uma dessas paradas, além de aprender mais sobre a história do descobrimento do Brasil.

Porto Seguro é a cidade central do litoral sul e que pode servir de base para montar todo o seu roteiro. Você encontrará na cidade uma vida noturna agitada. A Passarela do Álcool é principal ponto de bares e restaurantes, além de ter várias lojas de lembrancinhas e artesanato local. O centro histórico de Porto Seguro é outra atração muito procurada e onde ficam o Marco e o Museu do Descobrimento.

Saindo de Porto Seguro é possível fazer um bate-volta para vários destinos aos arredores, como Trancoso e Arraial d’Ajuda. Ambas possuem praias de beleza exuberante, que encantarão os visitantes. Em Caraíva, visite a Praia do Espelho, que é considerada uma das melhores do País. Também próximo a Porto Seguro, fica Cabrália, cuja praia que se destaca é Coroa Vermelha, que abriga um centro de artesanato dos Índios Pataxós.

E nessa vibe de conhecer um pouco mais da história do nosso país, que tal conhecer um pouco mais das cidades mais antigas do Brasil? Dá uma olhada:

Guia das 8 cidades mais antigas do Brasil

6. Peru

O mês de junho também é muito indicado para quem quer explorar Machu Picchu, no Peru. Como essa é a época de seca na região, você evitará perder o passeio por causa das chuvas fortes que ocorrem entre novembro e março. Mas, Machu Picchu não é a única atração do Peru e com um roteiro de 15 dias você poderá explorar várias partes diferentes desse país da América Latina.

Nosso roteiro começa em Lima, a porta de entrada para o país e capital. A cidade conta com diversas atrações como o Parque da Reserva, as Ruínas de Pachacámac, o Museu Larco Herrera e o Shopping Larcomar.

Confira aqui nossas dicas de como aproveitar uma viagem para Lima com os amigos:

Viagem para Lima com amigos: como aproveitar a cidade

Saindo de Lima, siga para a bela cidade histórica de Cusco. Localizada a mais de 3 mil metros de altitude acima do mar, use o primeiro dia na cidade para se acostumar com os efeitos do denominado soroche (mal de altitude).

A Plaza de Armas e as construções ao seu redor, a Pedra de 12 ângulos, as Ruínas de Sacsayhuamán e o Cristo Blanco são alguns dos principais pontos turísticos da cidade. Além disso, você pode utilizá-la como base para fazer outros passeios de bate-volta para atrações em outras regiões, como a Montanha Colorida, o Valle Sagrado e também para Machu Picchu.

Visitar o Machu Picchu nas férias de junho é uma das nossas dicas

É possível pegar um trem de Cusco até Aguas Calientes, de onde saem os ônibus que sobem até Machu Picchu e voltar para Cusco no mesmo dia. Entretanto, algumas pessoas preferem se hospedar em Aguas Calientes para ter tempo de conhecer Machu Picchu, inclusive optar por fazer as trilhas a pé, e também conhecer mais a região.

Outra grande atração do Peru são as Islas de Uros e de Taquile, que ficam localizadas no Lago Titicaca, considerado o lago navegável de maior altitude do mundo. Para fazer esse passeio, você precisará ir até Puno, de onde saem as embarcações que levam até esses pontos turísticos.

As Islas de Uros são ilhas artificiais, feitas de uma planta denominada totora. Elas são habitadas pelos povos nativos da região, que mantém as tradições e o modo de vida de seus antepassados. Eles vivem da pesca, produção de artesanato e do turismo local.

Já Taquile é uma formação rochosa. Nos seus pontos mais altos, você terá uma visão panorâmica do Lago Titicaca. A entrada de veículos não é permitida em Taquile, que abriga um vilarejo povoado somente por nativos.

• Férias de 30 dias

7. Sul do Brasil

Mais um destino para quem gosta de frio: viajar pelas cidades do sul do país em junho. Em um roteiro de 30 dias, você poderá conhecer com calma as várias atrações que os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina oferecem, passando por Porto Alegre, Gramado, Canela, Balneário Camboriú, Blumenau e Florianópolis, nessa ordem.

A ideia é começar a viagem em Porto Alegre e terminá-la em Florianópolis. Por isso, se você estiver viajando de avião compre as passagens de ida e volta para destinos diferentes.

Férias com muito vinho e chocolate? Aposte num roteiro pelo Sul do Brasil nas férias de junho

Em Porto Alegre, alguns pontos turísticos principais são a Praça da Matriz, o Mercado Público e a Casa de Cultura Mario Quintana.

As charmosas cidades vizinha de Gramado e Canela são os próximos destinos. Não deixe de experimentar os chocolates fabricados na região, que abriga várias fábricas de produção artesanal dessas delícias. Muito procuradas no invernos, as cidades também contam com vários parques e atrações temáticas, ideais para aproveitar com a família.

A parada seguinte é Balneário Camboriú, onde o destaque fica por conta das praias e da vida noturna mais agitada. Confira nesse outro post dicas de 5 passeios imperdíveis em Balneário Camboriú.

Saindo de Balneário, o próximo destino é Blumenau. Colonizada pelos alemães, você poderá ver como a cultura desse povo influenciou na arquitetura e no estilo da cidade.

O nosso roteiro termina em Florianópolis, que também conta com muitos pontos turísticos interessantes como o Palácio Cruz e Souza, a Casa da Alfândega e os Vilarejos Açorianos, sem mencionar as várias praias da cidade.

E dá uma olhada também nas nossas dicas de melhores trilhas em Florianópolis, para ter uma visão bem diferente da cidade:

As melhores trilhas em Florianópolis

8. Litoral Nordestino

Você já ouviu falar da Rota das Emoções? É um roteiro de viagem pelo litoral nordestino que começa na capital do Ceará, Fortaleza e termina na capital do Maranhão, São Luís.

O Litoral Nordestino também pode ser muito aproveitado nas férias de junho

Além dessas duas cidades, o trajeto inclui mais 14 destinos: Jijoca de Jericoacoara, Barroquinha, Camocim, Chaval e Cruz – no Ceará – Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba – no Piauí – Tutóia, Paulino Neves, Araioses, Barreirinhas e Santo Amaro – no Maranhão.

É uma viagem longa e para quem gosta de se aventurar, mas as paisagens estonteantes em cada uma dessas paradas fará o esforço valer a pena. Além disso, você terá o oportunidade de conhecer mais da cultura nordestina e dos encantos dessa região do Brasil.

As principais atrações que fazem parte desse roteiro são a Vila de Jericoacoara, a Duna do Pôr do Sol, o Delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses.

Planeje o número de dias que você deseja ficar em cada uma dessas cidades de acordo com os tipos de atrações que mais te interessam. Por ser uma rota extensa, antes de viajar é importante planejar como será feita a locomoção entre os municípios e as opções de hospedagem em cada um deles.

9. Mochilão pela Europa

Junho é verão na Europa e considerada a alta temporada de turismo no velho continente. Entretanto, apesar de ter que lidar com preços mais altos e pontos turísticos lotados, nessa época você terá a oportunidade de fazer passeios em dias ensolarados e não terá que lidar com temperaturas muito baixas.

Apesar de ser alta temporada, férias em junho para a Europa é uma boa opção para quem quer aproveitar um pouco de calor

Em um mochilão de 30 dias pela Europa é possível montar diversos roteiros. Quantas e quais cidades você irá visitar depende muito do seu perfil de viagem.

Um roteiro clássico incluiria as principais capitais como Paris, Londres, Roma e Berlim. Todas elas possuem inúmeras atrações, portanto, é melhor reservar um tempo maior para conhecê-las com mais calma, do que tentar incluir muitas cidades e fazer tudo na correria.

Seria interessante passar pelo menos cinco dias em cada uma dessas capitais. O restante do tempo pode ser dividido para explorar cidades menores, como Viena, Praga e Amsterdã.

Antes de montar o roteiro, defina pelo menos três cidades que são as que você mais deseja visitar e quanto tempo passará em cada uma, feito isso procure encaixar outros destinos que sejam próximos.

Se vai para Londres, não deixe de conferir nossas dicas para acertar na escolha das atrações e ter a melhor viagem possível:

Londres para iniciantes: o que não deixar de ver

E aí, conseguiu se inspirar para as próximas férias?

O que você achou das nossas dicas de férias em junho? Conte para a gente nos comentários.