Onde comer em Buenos Aires: conheça os “bodegones”

Up To Travl > Roteiros > Roteiro Gastronômico > Onde comer em Buenos Aires: conheça os “bodegones”

Olá! Sou a Natascha, fundadora do @nplanosviagens, amo planejar viagens e uma das coisas que mais gosto de fazer é conhecer restaurantes e bares de todos os estilos e preparar com antecedência o meu “mapa gastronômico”. Pensando nisso, a dica que quero dar nesse post é onde comer em Buenos Aires – e apresentar alguns dos meus “bodegones” preferidos!

Os bodegones são estão no roteiro tradicional de onde comer em Buenos Aires, mas é uma das melhores dicas que posso dar

Quando eu não estou viajando, estou explorando a enorme oferta gastronômica e boêmia de Buenos Aires, cidade em que moro desde o início de 2017 e pela qual tenho enorme carinho!

Nesta parceria com a Up To Travl, vou compartilhar um pouquinho das minhas experiências de viagem, mas, principalmente, dar dicas de onde comer e beber em Buenos Aires e em vários outros destinos!

No meu primeiro artigo por aqui, vou começar com uma dica especial, que não está nos roteiros tradicionais de Buenos Aires. Espero que gostem! ☺

Normalmente, quando se pensa em comer e beber em Buenos Aires, logo vem à cabeça a carne e o vinho, não é verdade? Mas você já ouviu falar nos bodegones portenhos?

Onde comer em Buenos Aires: Os “bodegones”

Por trás deles, geralmente não existe uma publicidade massiva, um plano de marketing, um cozinheiro midiático ou uma estratégia de sedução nas redes sociais. Muitos deles não têm sequer site!

De forma geral, um bodegón se caracteriza por ser um restaurante de bairro, com um ambiente bem típico e informal.

Na maioria dos casos, são bastante antigos, contam com uma história interessante por trás, menus extensos, pratos abundantes e sem tanto refinamento.

Lá é onde você encontra a verdadeira comida tradicional argentina!

Os portenhos consideram o bodegón um lugar ideal onde comer em Buenos Aires pela simplicidade, pelo bom preço e, principalmente, por ser um local que traduz parte do DNA da gastronomia e da história não só da cidade como também de todo país.

Os bodegones estão para os argentinos assim como os botecos ou botequins estão para os brasileiros, as cevicherias para os peruanos, as trattorias para os italianos, os bristros para os franceses, os pubs para os ingleses e as cervejarias para os alemães!

Por isso, quando estiver passeando por Buenos Aires, não deixe de conhecer a gastronomia portenha em um típico bodegón!

E você não precisa de muito tempo para conhecer a cidade, dá uma olhada nesse roteiro super completo que fizemos para você aproveitar Buenos Aires em 4 dias:

O que fazer em Buenos Aires, guia completo de rolê na cidade

O que se come nos “bodegones”?

Via de regra, comida tradicional argentina, como: as clássicas milanesas, picadas e empanadas, bife de chorizo a caballo, carnes a la parilla, massas caseiras, ossobuco com polenta, matambre arrollado con ensalada rusa, buñuelos de acelga, cazuelas, supremas, lengua a la vinagreta, almondegas de carne com arroz, dentre outros pratos típicos.

Os bodegones servem comidas tradicionais argentinas, são pratos deliciosos e lindos!

Sem falar das tradicionais sobremesas: tarantela, budín de pan, e claro, a famosa panqueca recheada de doce de leite, que eu amo!!!

No entanto, o cardápio dos bodegones não fica só por aí. Com a grande imigração europeia que deu identidade à cidade de Buenos Aires, algumas cantinas italianas, restaurantes espanhóis e até alemães são também considerados típicos bodegones de Buenos Aires e apresentam saborosos menus italoporteño e hispanoporteño.

Quanto custa comer em um”bodegón”?

Os preços, na sua maioria, são bastante acessíveis. Na verdade, são tantas opções que você, com certeza, irá encontrar alguma que caiba no seu orçamento!

Além disso, durante a semana, muitos deles têm menus executivos no horário do almoço que inclui entrada, prato principal e sobremesa, o que deixa o preço ainda mais atraente.

A decoração dos bodegones não fica atrás na experiência, são temáticos, vintage e muito aconchegantes

Ah e se você ainda tiver sorte de estar em Buenos Aires na “Semana de los Bodegones”, um evento organizado anualmente, desde 2013, pelo Ministério de Cultura da Capital Federal (o calendário de 2019 ainda não foi divulgado), poderá aproveitar os preços incrivelmente baratos dos menus elaborados especialmente para a ocasião.

Dicas de “bodegones” clássicos em Buenos Aires

Alguns bodegones são mais clássicos que outros, e tenho 3 deles na minha lista de melhores lugares onde comer em Buenos Aires

A lista é bastante extensa, conheço vários, mas até o fim desse ano pretendo conhecer muitos mais! Até porque, toda vez que vou em um, já quero ir em outro, rs!

Neste post, vou destacar três da lista dos clássicos (que, para você ter uma ideia, são aproximadamente 40!):

1. El Imparcial – O restaurante mais antigo da cidade e que segue em funcionamento. Existe desde 1860 no bairro Monserrat. Até os garçons que trabalham lá têm história pra contar! Uma bela mistura da gastronomia argentina e espanhola.

2. Il Sorpasso – Uma junção de bodegón portenho com trattoria italiana no bairro de San Telmo. Massas caseiras deliciosas e um ambiente bem pitoresco.

3. El Obrero – O restaurante funciona desde 1954 no bairro La Boca. Ele tem um ambiente bem típico de um bodegón portenho, carne boa e barata e tem uma decoração futebolística.

Bônus: El Puentecito – Existe desde 1750 como um armazém, mas começou a funcionar como bodegón em 1873. Funciona 24hs e o seu lema é “Puentecito no duerme”, rs! Ainda não fui, mas por aqui já me recomendaram muito. Dá só uma olhada na sobremesa, é uma tentação, fala sério?!

Uma sobremesa dessas você só encontra nos tradicionais bodegones.São camadas intercaladas de biscoito, creme com amoras e doce de leite.

Vai por mim: quando for escolher onde comer e beber em Buenos Aires, coloque na sua lista “sí o sí” um bodegón.

Porque lá não é simplesmente sair para comer, é experimentar algumas horas da autêntica vida e cultura portenha!

Se você gostou do artigo, compartilha e aproveita para me seguir no instagram @nataschajonov, onde dou várias dicas legais de onde comer e beber em Buenos Aires, além de compartilhar todas as minhas experiências de viagens!

Ah! Se quiser ajuda para planejar sua viagem para qualquer destino deste mundão ou montar seu “mapa gastronômico”, acesse @nplanosviagens e fale com a gente, inclusive que conheceu aqui pela Up To, será um prazer te ajudar! ☺

Até o próximo post!

Formada em direito, trocou o mundo corporativo pela maior paixão: planejar viagens! Ela está sempre pensando no próximo destino. Já morou no Canadá e no Chile, mas, desde 2017, mora em Buenos Aires. Já visitou mais de 33 países e dedica grande parte das suas viagens a conhecer bares e restaurantes! Além disso, é fundadora da plataforma @nplanosviagens, que presta serviços de assessoria online e personalizada para o planejamento de viagens mundo afora.

Related Posts