Viagem para Lima com amigos: como aproveitar a cidade

Up To Travl > Feriados > Destinos Baratos para o Feriado > Viagem para Lima com amigos: como aproveitar a cidade

Uma viagem para Lima reserva muitas atrações e vale a pena ser explorada principalmente com os amigos. E, para facilitar as coisas, por fazer parte do Mercosul, não é preciso ter passaporte nem visto para fazer essa viagem, basta levar sua carteira de identidade.

Visitar atrações históricas, se deliciar com a deliciosa comida peruana e aproveitar a vida noturna da cidade, as possibilidades do que fazer em Lima são inúmeras.

Esse é o tipo de viagem ideal para aproveitar com os amigos, por sua diversidade de atividades é possível criar um roteiro que agrade a todos.

Para aproveitar tudo que Lima tem a oferecer com calma, nós sugerimos uma estada de pelos menos 4 dias. Lembrando que o primeiro dia acaba ficando reservado para resolver burocracias, se instalar no hotel e descansar do voo.

Se houver mais tempo, vale a pena estender o passeio para Cusco, Machu Picchu e Puno. Na cidade de Puno, vocês terão a oportunidade de visitar as Islas de Uros, no Lago Titicaca. Elas são ilhas artificiais habitadas por nativos, que preservam os costumes de seus ancestrais.

Agora, se a ideia é tirar férias longas desbravando a América Latina, dá para criar um roteiro passando por várias capitais como Santiago, Montevidéu e Buenos Aires. Mas, hoje vamos focar em Lima e seus encantos. A melhor época para agendar a sua viagem é entre abril e setembro, no inverno, pois é o período menos chuvoso.

Lima é uma ótima dica para conhecer em um dos feriados prolongados que temos no ano, dá uma olhada nesse outro post com dicas para a folga:

O clima peruano é praticamente dividido em duas estações inverno, mais frio e seco, e verão, quente e úmido. Em Lima, a temperatura não tende a cair muito no inverno, normalmente com temperaturas mínimas de 14°C a 15 °C, diferente de Cusco, onde as noites são bem frias durante todo o ano.

Ficou interessado em conhecer mais sobre Lima? Confira as dicas de atrações, passeios e restaurantes que separamos para que você e seus amigos possam curtir um viagem inesquecível pela capital peruana.

1. Centro Histórico

No primeiro dia de passeio, nossa dica é começar pelo Centro Histórico de Lima, na Plaza Mayor (também chamada de Plaza de Armas). A Praça é um marco da colonização espanhola, sendo o local onde a cidade foi refundada em 1535.

Ao redor da praça estão vários prédios importantes para a história da cidade como a Catedral de Lima, o Palácio Arquiepiscopal, o Palácio de La Unión, o Palácio Municipal e o Palácio do Governo.

2. Museu e Catacumbas do Convento São Francisco

Próximo a Plaza de Armas fica o Museu e Catacumbas do Convento São Francisco.

O Convento foi fundado e 1546 e a última vez em que foi reconstruído foi em 1642. Vale apena conhecer o museu para visitar as catacumbas, que funcionaram até 1810.

Ali eram enterrados os moradores da cidade que queriam se sentir mais próximo de Deus e que possuíam alguma ligação com a igreja, usualmente aqueles que ofereciam auxílio financeiro para esta. Dentro do local é possível ver o ossário, que contém cerca de 70 mil ossos. A entrada é paga.

3. Museu Larco

Criado em 1926 e instalado em um palácio do século XVIII, o Museu Larco contém uma rica coleção de cerâmicas e artefatos do período anterior a civilização Inca.

Ao explorar suas galerias é possível conhecer sobre os povos que habitaram o Peru, até a unificação através do apogeu do Império Inca.

O acervo do museu é exibido em salas divididas pelo tipo de material dos artefatos: têxteis, cerâmica ouro, prata e, inclusive, uma apenas para cerâmica erótica. A entrada é paga.

4. Huaca Pucllana

O sítio arqueológico Huaca Pucllana, templo dos adoradores do mar, é uma construção pré-inca datada do século V, com uma extensão de 150 mil m². Localizado no centro do bairro de Miraflores, ele surpreende as pessoas que passam pela região.

Afinal, poucos esperam encontrar ruínas tão antigas no meio de uma paisagem urbana. A entrada a esse monumento é paga e eles disponibilizam guias turísticos.

Pucllana era um centro cerimonial e administrativo e se destaca por sua arquitetura impressionante. Ele é dividido em dois setores, o das pirâmides, que chegam a 23 metros de altura, e das praças. O primeiro servia como local para realização dos cultos aos deuses, enquanto que o segundo era o setor de administração.

5. Parque de La Reserva

O Parque de La Reserva é uma das principais atrações turísticas da capital peruana, por causa do seu famoso Circuito Mágico das Águas.

A melhor parte do dia para visitá-lo é á noite, assim você poderá aproveitar a beleza das inúmeras fontes jorrando água, em um jogo de luzes multicoloridas.

Muitas das fontes são interativas, feitas para que os visitantes entrem no meio delas, tem até um túnel de águas que é possível passar sem se molhar. Além de render fotos lindas é uma ótima opção de passeio ao ar livre. A entrada é paga.

6. Bairro de Miraflores

O bairro de Miraflores é um dos mais charmosos da cidade e nós recomendamos que você reserve pelo menos uma parte do dia para passear por suas ruas. Aproveite para conhecer o Parque Del Amor, que oferece uma linda vista para o Oceano Pacífico e lembra o Parque Guell de Gaudí, em Barcelona. Do lado do parque saem os voos de parapente que são feitos pela orla de Lima.

Oura ótima maneira de curtir o dia nessa região é ir ao parque costeiro Malécon de Miraflores. Ele conta com várias quadras, pistas de skate, lindos jardins e extensos gramados para aqueles que só querem relaxar e descansar dos vários passeios. Ambos os parques são gratuitos.

Outra atração de Miraflores é o Larcomar, um shopping a céu aberto construído em um penhasco de frente para o mar. Lá você encontrará diversas opções de lojas e restaurantes, além de poder aproveitar a vista privilegiada.

7. Barranco

Barranco é um bairro mais artístico e boêmio de Lima, perfeito para aproveitar a noites em um de seus vários bares ou restaurantes. Em Barranco, o principal passeio é caminhar pelas ruas para conhecer o cenário de street art de Lima. Você se deparará com belos murais espalhados pela região.

Lá também fica localizado o MATE, museu dedicado aos trabalhos do fotografo Mario Testino. Aproveite para estender o passeio e explorar a vida noturna local, nossa dica é o bar Ahayuasaca. Ele fica em um palacete antigo e oferece 12 ambientes com decorações diferenciadas.

Onde comer em Lima

Engana-se quem pensa que o ceviche é a única iguaria gastronômica que o Peru tem a oferecer. Pelo contrário, a comida peruana é conhecida por ser extremamente saborosa, tanto que restaurantes típicos do país tem se tornado cada vez mais populares ao redor do mundo.

E, claro, você não poderia perder a oportunidade de conhecer os melhores restaurantes locais, não é? Por isso separamos alguns muito bem recomendados.

Não deixe de experimentar também a Inca Cola, refrigerante peruano muito popular entre eles, e a Chicha Morada, suco feito com milho roxo, especiarias e frutas. Para aqueles que querem conhecer drinks da região, a pedida é o Pisco Sour.

1. Antigua Taberna Queirolo

Quer conhecer um típico bar de Lima? O Antiqua Taberna Queirolo é opção certa para você. Lá, você poderá experimentar um drink alternativo ao pisco sour, o chilcano, que é feito de pisco, ginger ale, suco de limão e angostura.

Como acompanhamento, é possível pedir o tradicional ceviche, tábuas de frios ou sanduíches.

2. Astrid y Gastón

O Astrid y Gastón é reconhecido como um dos melhores restaurantes da América Latina. Ele é ideal, caso vocês estejam a procura de conhecer a alta gastronomia peruana, com belos pratos. Instalado em um lindo casarão, o restaurante conta com um menu degustação, perfeito para ter a oportunidade de saborear os diferentes tipos de comida do país.

3. Central

O Central Restaurante também aparece na lista dos melhores da América Latina e do mundo. A cozinha é comandada pelo chef Virgílio Martinez, que já participou da série Chef’s Table, Ele criou um menu especial, baseado em ingredientes que são encontrados em diferentes regiões do Peru.

Eles trabalham com vários menus degustação, os pratos são divididos em níveis de altitude e servidos nessa ordem. Por exemplo, o menu Ecosistemas Mater começa com o prato Moluscos de Roca, de -10 de altitude abaixo do mar, e termina com uma infusão de plantas medicinais, Medicinales Y Tintóreas, de altitude de 3.050 metros.

4. El Mercado

Não dá para sair de Lima sem provar o ceviche e o restaurante El Mercado é um dos mais recomendado quando se trata desse prato. Em uma ambiente descontraído e aconchegante, você poderá provar diferentes tipos de ceviche, além de contar com um menu variado de peixes e frutos do mar. Para sobremesa, a dica é provar o picarón, doce típico peruano que lembra o nosso bolinho de chuva e é servido com melado de cana.

Onde se hospedar em Lima

A maioria dos hotéis em Lima ficam na região de Miraflores e San Isidro, os dois bairros são ótimos para se hospedar, com excelente infraestrutura para receber os turistas. Agora, se você que ficar em uma região com mais opções para sair à noite, a nossa dica é se hospedar no bairro de Barranco.

Em Miraflores, o Belmond Miraflores Park é uma opção para quem gosta de ficar em hotéis mais luxuosos. Entretanto, se você e seus amigos fazem o estilo mochileiro, o hostel Che Lagarto é uma excelente escolha.

Em San Isidro, conhecido por ser um bairro mais luxuoso, o Aku e o Foresta são hotéis com ótimas avaliações e super estilosos. Já em Barranco, você pode se hospedar em uma mansão que foi construída com inspirações da Art Nouveau e da Art Déco, ficando no Hotel B.

Que amigos você chamaria para ir para Lima?!

Qual atração não pode faltar no roteiro de quem vai viajar para essa cidade? Por ser um destino mais próximo, ela é uma boa opção de viagem para aproveitar os feriados prolongados que estão por vir neste ano. Conta pra gente nos comentários o que você acha dessa cidade.