O que fazer em Praga em casal: um guia de quem ama a cidade

Up To Travl > Viagens com > Viagem para Casal > O que fazer em Praga em casal: um guia de quem ama a cidade

Amor à primeira vista! Esse foi o sentimento que nós dividimos desde o momento em que chegamos a Praga (“Praha” em Tcheco e “Prague” em Inglês), capital da República Tcheca. Há muito o que fazer em Praga em casal!

Apaixonante, vibrante, charmosa e multicultural, a cidade agrada a todos os gostos. Consideramos que esse é o lugar perfeito para um casal aproveitar muito e vamos te mostrar o porquê.

O que fazer em Praga em casal: principais atrações

1. Old Town Square

A praça da Cidade Velha é uma mistura gastronômica, arquitetônica e mística ao mesmo tempo, onde o casal irá encontrar restaurantes, barraquinhas de comida e lembrancinhas, bares com mesas convidativas e muitos artistas de rua.

Não deixe de admirar e tirar várias fotos em frente à Igreja de Nossa Senhora de Tyn, um dos cartões-postais e uma das construções mais belas de Praga.

Ao redor da praça, você poderá conhecer a Igreja de São Nicolau. A entrada é gratuita para visitação e há concertos de música clássica, que tivemos oportunidade de assistir – e recomendamos fortemente para um programa a dois. É emocionante!

Ainda na praça da Cidade Velha, você verá a torre da prefeitura, um prédio em estilo gótico, construído em 1364. É lá onde está o famoso relógio astronômico!

2. Relógio Astronômico

Falando nele… O relógio astronômico é um show à parte. Todos os dias, a cada hora, uma multidão se instala na frente dele, para registrar a procissão dos 12 apóstolos. Não há quem não fique de boca aberta diante dessa obra medieval, que funciona há mais de 600 anos!

O relógio marca as fases da lua, os ciclos astronômicos, a posição do sol e os feriados do calendário cristão, além, é claro, das datas e horas.

Se quiser, você pode subir até o topo da torre, para ter uma vista privilegiada da cidade – incluindo o Castelo de Praga.

3. Castelo de Praga

O Castelo de Praga está localizado no chamado “distrito do castelo”. Chegando lá, você vai ver uma bela construção em estilo gótico: a Imponente Catedral de São Vito.

Por dentro, ela é encantadora! Cheia de detalhes, como porta de ouro, vidros em forma de mosaicos, etc. A entrada é gratuita!

Dentro da muralha do Castelo, há restaurantes, museu, lojinhas, e uma bela vista panorâmica da cidade, que é incrível! Nós visitamos somente a Catedral e os arredores do Castelo – e valeu muito a pena!

4. Ponte Carlos

A Ponte Carlos foi construída no ano de 1357, para fazer a ligação entre o Castelo e a Cidade Velha. O rio que a ponte corta é o Moldava (também conhecido como Vltava), um local ótimo para relaxar e observar os pássaros sobrevoando suas águas – super romântico!

5. Torre de Pólvora

A Torre de Pólvora era uma das 13 torres defensivas que faziam parte das muralhas que rodeavam a Cidade Velha. Hoje, é a única que ainda está de pé.

6. Praça Venceslau

Também conhecida como Praça Wenceslas, a Praça Venceslau é onde você irá encontrar inúmeras lojas de marcas conhecidas mundialmente, shoppings, cafés, restaurantes, bares e barraquinhas. Vale a pena passear por ela, que fica especialmente linda à noite.

7. Josefov

Josefov é o nome de um bairro judeu que contrasta muito com o centro histórico de Praga. Consideramos uma atração imperdível, pois é surpreendente estar num lugar tão carregado de histórias.

Fizemos um walking tour nesta região e depois visitamos sozinhos. Passamos pelo cemitério judeu e pelas sinagogas para aprofundar um pouco mais nossos conhecimentos.

8. Busto de Franz Kafka

Franz Kafka foi um dos escritores mais influentes do século 20. Nascido em Praga, de família judia, estudou direito na própria cidade. Suas obras são marcantes e dizem muito sobre sua personalidade – era considerado uma pessoa isolada e rebelde.

Seu busto, criado pelo artista David Černý, é uma homenagem ao escritor e fica situado perto do prédio onde Kafka trabalhou, em uma companhia de seguros, em frente à prefeitura.

9. Casa dançante

A Casa Dançante é mais um dos cartões-postais de Praga. Trata-se de um prédio desenhado por Frank Gehry e Vlado Milunic, grandes nomes da arquitetura.

Dizem que Milunic quis representar a fase que a República Tcheca estava vivenciando, na mudança do comunismo para a situação atual. Por isso, uma parte do prédio parece estar em movimento e a outra, estática.

10. PHANTOM: Teatro Negro de Praga

Poucos sabem, mas, em Praga, há um magnífico Teatro Negro! Assistir a um espetáculo desses foi surpreendente para nós. Trata-se de uma representação cênica produzida pelo uso de um cenário na escuridão, além de um jogo de luz e sombra.

11. Passeio de barco

Você também pode optar por fazer um passeio de barco pelo rio Moldava. Esse é um excelente passeio para casais e uma ótima forma de apreciar a vista por outro ângulo. Vale muito a pena!

Atrações que (ainda) não visitamos

  • Torre Petrin;
  • Muro de John Lenon (onde estão pintadas letras das músicas dos Beatles e frases inspiradoras);
  • Museu de Franz Kafka (não somos muito de museu, mas é uma ótima opção para quem gosta do escritor);

O que comer e beber em Praga

1. Os pratos típicos

Bem que nos avisaram: a cada passo que você dá em Praga, você sente um aroma diferente que te enche de fome! Na praça da Cidade Velha – e em todo canto -, tem muitas barraquinhas de comida de rua que, para nós, foram uma ótima experiência. Somos um casal que gosta muito de experimentar a comida local e fugir do convencional.

A comida tcheca se assemelha à comida alemã, com pratos à base de carne de porco, bovina, pato assado, batatas, chucrute e pão, que sempre vem como acompanhamento. Para quem não abrem mão de uma experiência única, mas prefere um lugar mais reservado, o que não falta é opção de restaurantes.

Nós comemos pato e coelho e degustamos uma deliciosa cerveja no Domecek Cafe, bem na praça, e adoramos. Mas atenção: se você gosta de sentar no restaurante sem hora para sair, precisa estar lá cedo para aproveitar. Isso porque, quando dá o horário da cozinha fechar, a conta chega na sua mesa mesmo que você não tenha pedido – e não adianta nem querer ficar. Nós queríamos ter experimentado uma sobremesa, mas ficará para a próxima!

Em Praga, você também encontrará os tradicionais pratos europeus, incluindo sopas, massas italianas e carnes de variados tipos. Mas lembre-se: em restaurantes, os garçons esperam sempre pela gorjeta (de 10% a 15% do valor da conta), que não vem incluída e você mesmo deve acrescentá-la ao dinheiro pago.

O doce mais típico – e que nós comemos TODOS os dias em que estivemos na cidade – é o Trdelník (ou Trdlo). Trata-se de um pãozinho assado na lenha, passado no açúcar e na canela e recheado, ainda quentinho, com nutella e outras delícias (opcional). Ainda por cima, se você quiser, pode colocar sorvete junto! Pode isso? É simplesmente uma delícia!

2. Visite o Mercado de Havelská

Fora do nosso roteiro, mas bem no centro da Cidade Velha, conhecemos este mercado de rua que está em funcionamento desde 1232! Uma surpresa incrível, pois adoramos feira de rua e todas as “bugigangas” que normalmente encontramos e gostamos de comprar rsrsrs. Nesta feira, você encontrará frutas frescas e souvenirs com preços atrativos.

3. Bebidas típicas

Não se fala em República Tcheca sem falar da tão adorada cerveja! Inclusive, em alguns lugares, a bebida é mais barata do que água.

Acreditem! Pode acontecer de, ao pedir apenas um café, alguém te perguntar: “como assim você não quer cerveja?!”. Isso aconteceu com a gente!

Brincadeiras à parte, os tchecos são muito tradicionalistas com a cerveja, que é deliciosa, tem de vários sabores e é, normalmente, servida em temperatura ambiente.

O absinto também é uma bebida típica, conhecida como “Fada Verde Engarrafada”. Sabe por quê? Dizem que, se você beber exageradamente, começa a ver fadas verdes e gnomos! Não podemos afirmar a veracidade, porque não experimentamos, mas, se vocês provarem, deixem nos comentários suas experiências!

Um pouco mais leve, a Becherovka é considerada um licor pelo tchecos. A bebida tem 38% de álcool na composição e cerca de 32 ervas e condimentos misturados a ela para dar um sabor especial.

Quanto tempo ficar em Praga

Você pode (e deve) incluir a cidade em seu roteiro ao fazer uma eurotrip. Neste caso, é muito importante o casal definir bem quantos dias e qual a verba disponível para fazer os deslocamentos, seja de avião ou de trem.

Estrategicamente, Praga está no coração da Europa, por isso fica fácil combiná-la com outros destinos. Nós, por exemplo, conhecemos, na mesma viagem, Viena, na Áustria, e Budapeste, na Hungria. Foi a logística perfeita!

Praga é uma cidade relativamente pequena. Diríamos que, em três dias, vocês podem conhecê-la – claro, ficando com aquele gostinho de quero mais! Este é o tempo mínimo, caso o cronograma esteja apertado. Mas, acredite, a cada minuto que passar, mais vocês vão querer ficar!

Ao passear pelas ruas, vocês vão perceber que tem muito o que fazer em Praga em casal. Não tem quem não se apaixone e queira estender esse roteiro por pelo menos mais dois dias. Nós ficamos sete dias e aproveitamos cada cantinho!

Qual a melhor época para visitar a cidade

Em relação ao clima, Praga pode ser visitada o ano todo. Mas é bom se programar, já que as estações por lá são bem mais definidas do que no Brasil.

Considerem que, se quiserem gastar menos, a baixa temporada é no inverno, de dezembro a fevereiro – época ideal para quem gosta de frio e quando a cidade está ainda mais romântica!

Se vocês gostam mesmo é do calor, podem conhecer Praga entre julho e agosto, quando a cidade está mais ensolarada, mas também com preços mais altos e mais cheia de turistas.

Ainda assim, essa é uma ótima oportunidade para conciliar com uma praia, por exemplo na Croácia.

Nós fomos no fim do outono, pegamos dois dias de sol, mas muito frio, e uma temperatura mínima de -1°C à noite. Acostumados com o clima tropical, nos agasalhamos bem e continuamos a curtir a cidade, afinal, nada que uma cerveja tcheca não resolva!

Onde se hospedar

Considerando que praga pode ser facilmente explorada a pé, é conveniente hospedar-se no centro, perto das principais atrações. Mas, caso vocês não encontrem um lugar que caiba no bolso, fiquem tranquilos, pois o transporte público funciona muito bem.

Ah! Vamos deixar aqui nosso cupom, para vocês ganharem R$ 50,00 de desconto na próxima hospedagem. Aproveitem!

Qual dinheiro (moeda) levar

A moeda oficial de Praga é a Coroa Tcheca (Koruna), e há vários caixas eletrônicos (ATM) espalhados pela cidade. A maior nota é a de 5000 CZK (Coroas Tchecas), mas fique tranquilo, porque o real é valorizado sobre essa moeda.

Em alguns lugares, você conseguirá pagar em Euro, mas o recomendado é que você troque seus Euros na casa de câmbio pela moeda local. Isso porque, caso você pague em Euro, certamente receberá seu troco em CZK, o que não irá te favorecer muito.

Meios de transporte da cidade

Praga pode ser basicamente explorada a pé, o que enriquece ainda mais a sua viagem. É importante saber, no entanto, que as principais ruas da cidade ainda são de paralelepípedo, ou seja: leve um tênis confortável para aproveitar ao máximo o passeio – salto alto, obviamente, não é recomendado.

Para quem prefere, há opções de transporte público, com várias opções: bondinhos elétricos (tram), metrô, ônibus, táxi ou uber.

# Bonde ou tram

Para usar o bonde ou tram, é necessário comprar um tíquete em uma das maquininhas espalhadas pela cidade. Você pode escolher os bilhetes de acordo com a quantidade de horas que pretende usar, já que é válido para todos os transportes públicos e não vem com data.

Mas atenção: antes de usar o ticket pela primeira vez, você precisa validá-lo nas máquinas amarelas, perto de pontos ou estações. Você precisará fazer isso apenas uma vez e, depois, deverá guardá-lo com você, caso haja alguma fiscalização.

As linhas do bonde ou tram funcionam tanto durante o dia, quanto à noite.

# Metrô

O metrô de Praga conta com três linhas (sendo A = verde , B = amarela e C = vermelha) e tem 41 estações, o que facilita muito a ida até os bairros mais afastados. A linha que passa por mais pontos turísticos é a verde!

# Ônibus

Os ônibus não são o melhor meio de transporte, nem os mais utilizados pelos turistas. No entanto, para o trajeto do aeroporto ao centro de Praga, pode ser interessante.

# Táxi

O táxi em Praga não é considerado o melhor meio de transporte, devido aos altos valores cobrados e por não prestarem um “bom” serviço. Nós não utilizamos, mas essas foram as informações que encontramos de outros turistas.

# Uber

Quando visitamos Praga, no fim de 2016, a Uber já era liberada, mas, apesar do aplicativo estar ativo e funcionando normalmente, fomos surpreendidos por uma policial que nos fez sair do carro (de mala e cuia, pois estávamos indo de volta para o aeroporto) e ainda multou o motorista, dizendo que esse não era um meio legal de transporte. Enfim, perrengues de viagem…

Documentos necessários para viajar a Praga

Para os brasileiros, é exigido apenas o passaporte, válido pelo menos para os três meses seguintes. Não é necessário nenhum tipo de visto pelo período de até 90 dias, nem carteira de vacinação – mas essa última é sempre bom levar, né?

E aí? Ficaram com vontade de conhecer esse lugar incrível? Nós já estamos querendo voltar!

Nos conte, nos comentários, se você já esteve por lá, se foi uma viagem em casal e o que você achou! Queremos muito saber as experiências de vocês.

Um grande abraço,

Cris e Vini – Viagem na Real.

Ela, psicóloga, ele, farmacêutico de formação. Juntos, são um casal apaixonado por viagens e um pelo outro. Moram no Interior de Minas Gerais e estão sempre em busca de novas experiências, aventuras e amizades! Viajar, pra eles, é a prioridade.

Related Posts