Lisboa a pé: onde ficar e o que conhecer

Up To Travl > Roteiros > Roteiro Completo > Lisboa a pé: onde ficar e o que conhecer

Capital de Portugal, Lisboa encanta turistas do mundo inteiro por suas riquezas culturais e gastronômicas. País falante de português, tem se tornado um destino cada vez mais procurado pelos brasileiros, mas não apenas isso – a cidade é considerada econômica, e fica ainda mais com essas nossas dicas sobre como conhecer Lisboa a pé.

Tem muita coisa para fazer e conhecer em Lisboa a pé, é só pensar em alguns pontos básicos

Além da facilidade do idioma, o clima de Lisboa também atrai muitos turistas brasileiros, que não querem enfrentar invernos severos. O verão, que dura de junho a setembro, tem altas temperaturas e poucas chuvas. Esta é uma época excelente para visitar as praias que ficam próximas da cidade. O outono é a estação mais chuvosa e as temperaturas máximas variam entre 18ºC e 22ºC. Janeiro é o mês mais frio do ano, a temperatura mínima normalmente fica entre os 8ºC.

Em qualquer época em que você visitar a cidade, certamente encontrará passeios incríveis e irá se deparar com lindas atrações. Lisboa oferece opções de divertimento para diferentes tipos de turistas e vale a pena ser explorada a pé. Separe um bom par de tênis confortável e conheça a capital de Portugal caminhando por suas inúmeras ladeiras.

Quer saber sobre mais países que você pode visitar falando Português? Dá uma olhada nesse outro post:

Países para conhecer falando português

Confira as dicas que separamos sobre como aproveitar essa bela cidade fazendo passeios a pé.

3 dicas para conhecer Lisboa a pé: onde se hospedar, atrações e comidas

1. Onde se hospedar

Para desbravar a Lisboa a pé, escolher estrategicamente o lugar onde você irá se hospedar é essencial. Sendo assim, a melhor região para ficar em Lisboa é o Centro Histórico.

A área, que se estende pelos bairros de Chiado, Baixa, Cais do Sodré e Príncipe Real, abriga os principais pontos turísticos da cidade. Outra vantagem de se hospedar no centro de Lisboa é que você encontrará diferentes opções de hospedagem, desde hostels até hotéis cinco estrelas.

• Chiado

Com várias opções para compras e restaurantes, Chiado é um ótimo bairro para se hospedar e fazer passeios a pé pelo outros locais que mencionamos.

• Baixa Pombalina

A Baixa, também conhecida como Baixa Pombalina, é a área mais turística do centro histórico e se estende da Praça do Comércio até o largo do Rossio. Saindo de lá é possível ir a pé até Chiado, Castelo e o Cais do Sodré. Pegue o Elevador da Glória para se locomover até o Bairro Alto e ao Príncipe Real.

Onde se hospedar é o ponto mais importante para conseguir conhecer Lisboa a pé

• Príncipe Real e Cais do Sodré

Caso você queira ficar na área mais cool do centro, Príncipe Real é a região perfeita, que também está perto de vários pontos turísticos. O único problema, entretanto, é que no caminho de volta você terá que subir algumas ladeiras.

O que pode ser bem cansativo, depois de um dia inteiro conhecendo Lisboa a pé. Se você quer aproveitar a vida noturna da capital, mas sem enfrentar as ladeiras de Lisboa, uma ótima alternativa é se hospedar no Cais do Sodré, que também fica próximo das principais atrações de Lisboa.

2. Principais atrações

• Baixa Pombalina e Chiado

A Baixa e Chiado são os bairros mais tradicionais e famosos da Capital e é por eles que começaremos o nosso roteiro. Localizados entre a Praça do Comércio e o Rossio, essa é uma parte movimentada da cidade, repleta de lojas e restaurantes.

Conhecer as atrações de Lisboa a pé é uma ótima oportunidade para ter uma visão diferente da cidade

O nosso passeio começa em um dos principais pontos turísticos de Lisboa, a Praça do Comércio, também conhecida como Terreiro do Paço, ela fica a beira do Rio Tejo e foi projetada pelo Marquês de Pombal.

De lá, siga para a Rua Augusta, onde você poderá conhecer o belo Arco Triunfal da Rua Augusta . O local é perfeito para fazer compras e também se deliciar com a culinária portuguesa em um dos diversos restaurantes espalhados pela área.

A rua Augusta termina em outro ponto turístico, a Praça do Rossio, oficialmente denominada Praça Dom Pedro IV.

Próximo à praça fica a Rua do Ouro, onde você deverá pegar o elevador da Santa Justa para subir até Chiado. Saindo do elevador estão as ruínas do Convento do Carmo, datado do século XIV, o local foi destruído no terremoto de 1755.

Em frente à ele, você poderá conhecer a bela e florida praça Largo do Carmo. Se você é apaixonado por literatura, gostará de conhecer também a Livraria Bertrand, reconhecida pelo Guinness Book como a livraria em atividade mais antiga do mundo.

• Bairro Alto e Príncipe Real

Caminhar em Lisboa é uma experiência incrível e tem muita coisa para se surpreender

Saindo do Convento do Carmo e caminhando pela Avenida da Liberdade, área onde ficam as lojas de várias marcas de luxo da Europa, você chegará em Princípe Real.

Considerado um dos bairros mais cool de Lisboa e do mundo, de acordo com a revista Time Out, o local tem um ar mais moderno, com várias lojas-conceito, ateliês e restaurantes de comidas típicas do mundo todo.

Na Praça de Príncipe Real, não deixe de visitar a Embaixada. Instalada em um palacete do século XIX, o espaço abriga 19 lojas de design, onde você encontrará roupas, acessórios, itens de decoração e até cosméticos. Além disso, o local conta com uma galeria de arte, bar, restaurante e varanda externa.

• Cais do Sodré

A Praça do Comércio também é o ponto de partida para a nossa sugestão de passeio pelo Cais do Sodré. Saindo da praça, você poderá fazer uma bela caminhada pelo calçadão da Avenida Ribeira das Naus, a beira do rio Tejo, até chegar ao Cais.

Tem algumas atrações em Lisboa que você só consegue conhecer andando a pé pela cidade

O Cais do Sodré hoje abriga várias atrações interessantes, como a Rua Cor de Rosa e o Mercado da Ribeira.

A Rua Nova de Carvalho foi reformada para se tornar um espaço de lazer, os pavimentos foram pintados de rosa e as paredes grafitadas. Vários restaurantes se instalaram no local, que conta com mesas ao ar livre e apresentações artísticas, oferecidas pelos estabelecimentos.

A Rua Cor de Rosa é um ótimo passeio para descansar ao final da tarde, depois um dia inteiro explorando Lisboa a pé. O Mercado da Ribeira é outra excelente alternativa para conhecer mais da gastronomia portuguesa, com 30 quiosques, opções não vão faltar na hora de escolher o que comer.

• Alfama

Caminhar pelas ruas estreitas e labirínticas está fora dos roteiros comuns, mas é uma ótima oportunidade de conhecer Lisboa

Prédios com a arquitetura típica de Portugal e, claro, muitas casas de Fado, isso é o que te espera no bairro mais antigo de Lisboa, Alfama. Reserve um espaço no seu roteiro para simplesmente caminhar pelas ruas estreitas e labirínticas da região e apreciar suas belezas, que remetem a uma Portugal de outras épocas.

É também em Alfama que fica o famoso Castelo de São Jorge, construído pelos mulçumanos no século XI, o local oferece uma vista privilegiada da capital. Outra atração do local é a Igreja de Santo Antônio, construída onde supõe-se que foi o local de nascimento do santo.

A Feira da Ladra (mercado de antiguidades que acontece todos os dias, exceto na terça-feira), o Panteão Nacional e o Museu do Fado são outros pontos da região que atraem muitos turistas.

Sabe uma passeio incrível para fazer a partir de Lisboa? Dá uma olha nesse post do nosso parceiro Leo:

Lagos, Portugal: um pedaço do paraíso

3. Onde Comer

• Palácio Chiado

Instalado no antigo Palácio Quintela, o Palácio Chiado reúne vários restaurantes em um só local. Depois de se acomodar em uma das mesas, você pode montar o seu menu com até quatro restaurantes distintos. Além disso, terá a oportunidade de apreciar a bela arquitetura do espaço, com escadas e tetos suntuosos. Como o próprio no diz, o palácio fica no bairro de Chiado.

Tem muitos restaurantes legais para conhecer em Lisboa andando a pé por ai

• Bairro do Alvillez

Criado pelo chef José Alvillez, o restaurante Bairro do Alvillez possui quatro ambientes distintos e cada um conta com um menu diferente.

Na Taberna são servidos petiscos; no Páteo o menu é voltado para a culinária portuguesa, principalmente para pratos feitos com peixes e frutos do mar.

Na Cantina Peruana o menu é composto de iguarias peruanas; já no Beco Cabaré, você terá a oportunidade de assistir um show burlesco durante o jantar. O restaurante também fica na região de Chiado.

• Café a Brasileira

Localizado em Chiado, o Café a Brasileira ficou famoso na cidade pois tinha como frequentador assíduo o escritor Fernando Pessoa. Vale a pena passar no local para tirar uma foto, já tradicional dos turistas, e, claro, saborear um bom café.

• A Ginginha Registrada

Essa não é bem uma dica de onde comer, mas do que beber. A Ginignha Registrada é uma loja de licores famosa, o carro-chefe da casa é o licor de Ginja (uma fruta similar a cereja), como o próprio nome sugere. A loja fica próxima a Praça do Rossio.

Os doces são a cara de Lisboa e dá para conhecer casas incríveis andando a pé na cidade

• Confeitaria Nacional

Se você quer provar os renomados doces portugueses, vá até a Confeitaria Nacional. Com mais de 180 anos de existência, a confeitaria fica próxima da Praça da Figueira, na região da Baixa de Lisboa.

• Tapisco

Tapas e Pestiscos são os pratos principais da casa, que fica no bairro de Príncipe Real.

Sob o comando do chef Henrique Sá Pessoa, os pratos servidos são inspirados na culinária espanhola, como o pan com tomate, esqueixada de bacalao, e portuguesa, como as amêijoas à Bulhões Pato e o bacalhau à Brás.

O que você achou das nossas dicas de passeios a pé por Lisboa?

Você já visitou a cidade? Qual o seu cantinho preferido da capital portuguesa? Conta para a gente nos comentários.