Com tantas opções do que fazer, o que comer e onde ficar, uma viagem a Arraial do Cabo precisa ser bem planejada para não se perder nenhum detalhe.
Arraial já faz parte da lista de “Lugares para conhecer” de muita gente, e acredite, entrega tudo o que promete: águas cristalinas, areia branca, ótimos restaurantes, passeios naturais, descanso para alguns e festas para outros.

E, pensando em não deixar nada de fora, separamos nesse Guia de Experiência nossas melhores dicas para sua viagem a Arraial do Cabo ser a melhor possível!
1. Começando pelas praias
Quem decide uma viagem para Arraial do Cabo pensa primeiro nas praias, não é? Em uma cidade com o título “Caribe Brasileiro” não poderia ser diferente.
Com características diferentes, desde as tranquilas até as ótimas para surf, separamos um lista com as que mais valem a pena visitar, e neste outro post explicamos tudo sobre elas: as melhores praias de Arraial do Cabo.
- Praia do Forno
Com águas azuis e serenas, a Praia do Forno é uma das mais procuradas da cidade. Tem boa infraestrutura e é ideal para relaxar.
- Praia do Farol
Uma das mais bonitas praias da Região dos Lagos do Rio de Janeiro, a Praia do Farol tem acesso restrito. A atividade mais procurada da praia é o mergulho.
- Prainhas do Pontal do Atalaia
A dica aqui é ficar para ver o pôr do sol, considerado o mais bonito da cidade. Com águas calmas e tranquilas, as Prainhas são super procuradas por quem visita a cidade.

- Praia Brava
Menos movimentada devido a suas águas agitadas, a Praia Brava é o destino certo para os surfistas e para quem não quer o agito das praias principais.
- Prainha
A praia mais urbana da lista, a Prainha tem infraestrutura completa, fácil acesso e ótima para curtir com a família, os amigos ou em casal.
2. Trilhas
Para os amantes de natureza e caminhadas com vistas maravilhosas, Arraial também é o destino certo!
Nossa lista tem vários níveis de dificuldade para atender a todo tipo de turista, e neste outro post você encontra os detalhes sobre as melhores trilhas de Arraial do Cabo.
- Trilha da Praia Brava
Considerada fácil, a Trilha da Praia Brava é praticamente obrigatória. 1,5 km de cenários maravilhosos e finalizando com um panorama da Praia Brava.
- Trilha das Prainhas do Pontal do Atalaia
Com dificuldade média/alta, a trilha das Prainhas é uma das maneiras de chegar nas praias de mesmo nome. Não deixe de tirar uma foto nos degraus que formam o caminho e com o mar de fundo!
- Trilha da Praia do Forno
De dificuldade média, a Trilha da Praia do Forno é uma das mais conhecidas da cidade e também seu cartão postal mais famoso.

- Trilha da Rota dos Naufrágios
A maior de todas, com duração de 5 horas, a Trilha da Rota dos Naufrágios passa por toda a cidade percorrendo pontos históricos e praias incríveis.
- Trilha da Cabocla
A Trilha da Cabloca, de dificuldade alta, leva também a Praia do Forno. No caminho se passa pelo Mirante da Cabloca onde se pode apreciar uma das mais lindas paisagens da região.
3. O que fazer em Arraial do Cabo
Uma viagem a Arraial do Cabo merece um guia completo, não é mesmo?

Neste outro post, sobre O que fazer em Arraial do Cabo, nós levantamos os ponto mais importantes do destino, como:
- Quantos dias ficar
- A melhor época para viajar
- Tudo o que você precisa fazer/conhecer
- As festas de Arraial e região
- Passeios próximos de Arraial
- O que comer na cidade
- Como se locomover
- Infraestrutura da cidade
- Como chegar
- Onde se hospedar
Esperamos que você tenha uma experiência incrível
E venha compartilhar com a gente suas dicas e as histórias que fizer em sua viagem a Arraial do Cabo!