As melhores festas juninas do Brasil

Up To Travl > Roteiros > Roteiro Cultural > As melhores festas juninas do Brasil

Depois do agito e da animação do Carnaval, entre fevereiro e março, e das tradições religiosas e culinárias da Páscoa em abril, chega a vez das comemorações de São João em junho. Mas você sabe dizer quais são e onde estão as melhores festas juninas do Brasil?

Para responder essa pergunta, listamos 8 destinos no nosso país que celebram em grande estilo os festejos populares do meio do ano. Continue lendo para descobrir:

Conheça as 8 melhores festas juninas do Brasil

1. Campina Grande, Paraíba

Campina Grande é uma das principais cidades para curtir as comemorações de São João no Nordeste brasileiro, já que realiza uma das melhores festas juninas de todo o Brasil.

Campina Grande é conhecido como Maior São João do Mundo, e não pode ficar de fora da nossa lista de melhores festas juninas do Brasil

O grande destaque é o evento conhecido como Maior São João do Mundo, que geralmente acontece em junho e dura um mês inteiro. O evento, organizado pela prefeitura da cidade, começou a ser realizado no início da década de 1980 e desde então tomou grandes proporções, reunindo mais de um milhão de pessoas.

Em 2019, o Maior São João do Mundo acontece de 7 de junho a 7 de julho, e apesar de a programação completa ainda não ter sido divulgada pela prefeitura, já foi anunciado que a grande homenageada será a cantora e atriz paraibana Elba Ramalho, que também subirá aos palcos do evento.

Além do show de Elba Ramalho, o Maior São João também contará com Ilhas de Forró, espaços onde o estilo musical corre solto, e com centenas de apresentações de artistas, bandas e grupos folclóricos.

Outra atração é a realização do casamento coletivo, cerimônia real paga pela prefeitura para os casais que não podem arcar com as despesas e que querem celebrar a união no mês de Santo Antônio.

Por fim, o evento disponibiliza uma boa infraestrutura com barracas de alimentação que oferecem desde comidas juninas tradicionais, como pipoca e milho cozido, até pratos típicos da região, como o pastel com massa de angu.

2. Caruaru, Pernambuco

Não é à toa que Caruaru, que fica no Agreste de Pernambuco, é chamada de “a Capital do Forró”: o ritmo domina a cidade durante as comemorações do São João em junho, e centenas de shows e apresentações acontecem por lá ao longo do mês.

Caruaru é a Capital do Forró e uma das mais esperadas atrações é o Festival das Comidas Gigantes

O município, aliás, disputa com Campina Grande o título de melhor festa junina do Brasil, e o São João de Caruaru já foi até reconhecido pelo Guinness – Livro dos Recordes como a maior festa regional ao ar livre do mundo!

Em 2019, o São João – que é organizado pela prefeitura – ocorre de 1º a 30 de junho. Por enquanto a organização confirmou poucas atrações musicais, como os cantores Bell Marques e Leo Santana e o dj Alok.

Um dos grandes destaques das festividades em Caruaru é o Festival das Comidas Gigantes: moradores da cidade preparam comidas típicas em grandes dimensões, como o Maior Chocolate Quente, preparado com mais de 700 litros de leite, o Maior Cuscuz do Mundo e o Maior Cozido de Milho na Manteiga de Garrafa.

3. São Luís, Maranhão

Não é segredo nenhum que São Luís, a capital do Maranhão, tem uma das melhores festas juninas do nosso país. A cidade, por si só, é um espetáculo à parte, tanto que seu Centro Histórico foi considerado pela UNESCO como um dos Patrimônios Mundiais da Humanidade.

A prefeitura de São Luís organiza todos os anos o São João de Todos, evento que é marcado sobretudo pelas festividades do Bumba Meu Boi, também chamado de Boi Bumbá, tradição que vem desde o século 18 e tem influências africanas e indígenas.

A festa junina em São Luís do Maranhão conta com muito folclore regional e um ótimo destino para a data

O Bumba Meu Boi começa no Dia de Santo Antônio, em 13 de junho e acontece até o final do mês. Vários grupos vão às ruas com fantasias representando personagens do folclore regional e fazem apresentações repletas de ritmos e cores.

O epicentro das festividades em São Luís é a Praça Maria Aragão, que fica bem próxima da orla marítima. Várias barraquinhas de alimentação são montadas na praça, e elas oferecem – além das comidas juninas – pratos típicos da região, como vatapá, torta de caranguejo e arroz de cuxá, feito com camarão seco e farinha de mandioca.

4. Mossoró, Rio Grande do Norte

Uma das cidades menos conhecidas da lista, Mossoró fica no interior do Rio Grande do Norte, a quase 300 km de distância da capital Natal. O município potiguar é responsável pelo Mossoró Cidade Junina, evento que é divulgado pela prefeitura como “o São João mais cultural do Brasil”.

O Festival de Comidas Típicas é a grande atração da festa junina em Mossoró, assim como várias atrações culturais

Dentre as muitas atrações que ocorrem durante o Cidade Junina, uma das mais famosas é o Pingo da Mêi Dia, tradicional bloco que acontece no Corredor Cultural da cidade e que conta com trio elétrico, quadrilha e músicas de diversos estilos.

Outro destaque das festividades é a encenação do “Chuva de Bala”, espetáculo que costuma ser realizado na Igreja São Vicente e que narra como a população da cidade, no início do século 20, expulsou o grupo de cangaceiros comandado por Lampião.

A programação oficial de 2019 ainda não foi divulgada, mas os shows geralmente ocorrem na Estação das Artes, espaço que fica próximo de importantes pontos de Mossoró, como o Mercado Municipal e o Teatro da cidade.

O Cidade Junina também realiza o Festival de Comidas Típicas, com barraquinhas que comercializam alimentos tradicionais da época, como milho cozido, pamonha, canjica e pé de moleque, além de delícias nordestinas como o baião de dois e o escondidinho de carne de sol.

5. Teresina, Piauí

Teresina, a capital do Piauí, também tem sua Cidade Junina! Em 2019, o evento comemora 25 anos no município e acontece de 15 a 22 de junho no Shopping Rio Poty, que fica praticamente às margens do rio de mesmo nome.

Teresina transborda de cultura em suas festas juninas, com muitas lendas, quadrilhas e até um casamento coletivo

O destaque da Cidade Junina de 2019 é a cultura popular, que será celebrada por meio de contação de lendas e de apresentações de danças típicas do Piauí e de folclores como o Bumba Meu Boi.

Além do enfoque nos costumes regionais, o Cidade Junina conta ainda com um Festival de Quadrilhas, onde os grupos inscritos disputam pelo prêmio de melhor quadrilha; uma Feira de Artesanatos, que comercializa trabalhos de produtores locais; e shows gratuitos de artistas do Brasil inteiro.

Outras atrações de 2019 são o casamento coletivo de 200 casais, o Cidade Junina Kids, com um parquinho de diversões e barracas de doces, e a Praça Gastronômica, cheia de stands que vendem comidas tradicionais como quentão, cachorro-quente e pipoca doce.

6. Corumbá, Mato Grosso do Sul

Em Corumbá a festa junina é o Arraial do Banho de São João, com tudo o que se tem direito e até uma procissão até o Rio Paraguai

Corumbá tem uma das melhores festas juninas do Centro-Oeste. Fica na fronteira com a Bolívia e está a 420 km de distância da capital Campo Grande, realiza o Arraial do Banho de São João, evento organizado pela prefeitura e que celebra as tradições locais.

O arraial costuma acontecer sempre no final de junho, depois do dia 20. A festa costuma contar com apresentações de grupos regionais e de quadrilhas juninas, barracas com comidas típicas e shows de artistas nacionais.

A principal atração, contudo, é o próprio Banho de São João: as pessoas que participam da celebração seguem em procissão até o Rio Paraguai. Durante o trajeto, elas rezam, entoam cantos e carregam enfeites – chamados de andores – com a imagem de São João, e ao fim do percurso os andores são banhados no rio.

7. Aracaju, Sergipe

O Forró  Caju é a festa junina em Aracajú, que tem como destaque a música típica

Aracaju, capital do Sergipe, é conhecida por ter uma boa qualidade de vida e ótimas praias. Mas você sabia que a cidade também realiza uma das melhores festas juninas de todo o Brasil?

O Forró Caju é uma grande festa organizada pela prefeitura e que possui entrada gratuita. Como o nome já diz, o forró é o ritmo dominante, mas a programação costuma apostar em uma variedade de estilos e sonoridades; nomes como Falamansa, Alceu Valença, Michel Teló e Luan Santana já se apresentaram no evento.

A estrutura do evento é de grande porte, e além do espaço para shows, o Forró Caju também conta com barracas com comidas típicas, feira de artesanato e apresentação de quadrilhas. As datas da festa em 2019 ainda não foram divulgadas.

8. Salvador, Bahia

O Carnaval em Salvador não é o único evento de grande porte que acontece na capital baiana.

A festa junina em Salvador tem ritmo de carnaval, com trio elétrico passando pelo centro histórico

Em junho, chega a vez dos soteropolitanos celebrarem as festividades juninas em Salvador com o São João do Pelô, que acontece no histórico bairro do Pelourinho.

O grande destaque do evento fica por conta dos shows. O São João do Pelô sempre conta com grandes nomes da música brasileira, tanto que já passaram por lá em anos anteriores artistas como Marília Mendonça, Geraldo de Azevedo e Elba Ramalho, rainha das comemorações juninas.

Além do pelourinho, o Subúrbio Ferroviário e o distrito de Paripe também recebem as celebrações de São João. A programação de 2019 ainda não foi divulgada pela prefeitura.

Essas foram as melhores festas juninas do Brasil!

Como você viu, o Nordeste praticamente domina quando o assunto é a celebração do São João.

Com exceção de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, todas as cidades que mostramos ficam em solo nordestino, e o melhor de tudo é que em junho as temperaturas são amenas na região – ou seja, dá até para pegar uma praia em lugares como Salvador e Aracaju!

O que achou da nossa seleção? Conhece alguma comemoração junina que não entrou na lista? Conta pra gente nos comentários abaixo e aproveite para compartilhar esse post com aquela pessoa que adora a festa de São João!