Intercâmbio + trabalho: a experiência de Au Pair!

Up To Travl > Lifestyle > Intercâmbio + trabalho: a experiência de Au Pair!

Muita gente quer morar fora do país e vivenciar um pouco de uma cultura diferente, porém às vezes esse processo é muito caro e arriscado. Outro fator que temos que encarar é a falta de dinheiro durante a viagem, o que impede muita gente de realizar esse sonho. Mas existe sim uma solução incrível para isso: a experiência de Au Pair.

Uma solução para trabalhar e fazer intercâmbio ao mesmo tempo é a experiência de au pair

Meu nome é Ivo e eu sou Au Pair de duas crianças em Nova York. Sim, estou morando numa cidade incrível e que é sonho e destino de muitas pessoas.

Toda semana eu descubro coisas novas por aqui e até as coisas “comuns” aqui, não deixam de surpreender. E é o que eu quero compartilhar com vocês neste post.

Durante muito tempo pesquisei sobre intercâmbios para fora do Brasil, mas sempre foi uma experiência que custava bastante dinheiro. Porém, um dia eu ouvi falar do Au Pair, e então consegui ver a possibilidade de viver um sonho.

O programa Au Pair existem em vários países do mundo, então escolhe o seu, arruma sua mala e vai! Mas antes, dá uma olhada em como pode ser incrível:

A experiência de Au Pair: o que eu faço por aqui?

Em poucas palavras nós Au Pairs somos como babás que vieram de outro país para cuidar das crianças de uma família.

Tudo o que eu faço na minha experiência de au pair

A palavra “ Au Pair” significa “ao par” ou “igual”, dessa forma somos considerados como irmãos mais velhos e exemplos a seguir, para as crianças.

Nós moramos com a família, temos nosso próprio quarto, e dessa forma temos um relacionamento bem próximo com eles. O meu quarto é bem grande, com uma cama maravilhosa (uhul!) e um banheiro só pra mim, além de outras coisinhas. Mas isso varia de família para família.

Nós somos responsáveis por todas as atividades relacionada com as crianças, que são definidas pela família, ou seja, é um pouco diferente para todo mundo.

No meu caso, minhas tarefas envolvem fazer o café da manhã, acordá-los, levar para escola, fazer o jantar, brincar, ajudar nas atividades do colégio, lavar a roupa e outras coisinhas.

Benefícios de ser um Au Pair

1. Vivenciar a cultura

Por você estar dentro de uma casa e vivendo o cotidiano com a família, você aprende muito sobre a cultura e pode assim mergulhar de vez no estilo de vida do lugar, aproveitar para fazer e descobrir tudo o que sempre teve curiosidade. Eu aqui posso sentir muito como é a cultura americana, como por exemplo a vontade de comprar tudo, que é muito grande! 😂

2. Crescimento pessoal

Comecei a experiência de Au Pair há quatro meses, e o tanto que cresci nesse tempo demoraria 10 anos se fosse na vida que levava antes.

O crescimento pessoal faz parte da experiência de au pair

Aprendemos muito aqui. As responsabilidades que temos nos impulsiona e viramos gigantes em pouco tempo.

Passamos por todo tipo de momentos, rimos, choramos, nos desesperamos, mas sempre entendemos que no fim tudo vai se resolver.

Não me entendam mal. Ser Au Pair e maravilhoso! Mas ao mesmo tempo em que você vai fazer amigos com quem poderá contar para qualquer coisa, vai estar longe de sua família e de seu lugar de conforto. Existem os momentos de insegurança, mas os de descoberta vão ser muito maiores

Tudo aqui é novo, você tem que tomar suas decisões e arcar com suas responsabilidades, o que é ótimo, e isso vai te ajudar muito a crescer. Só sabe quem já teve experiência de Au Pair.

3. Dinheiro, claro!

O dinheiro também é um sucesso na experiência de au pair

Claro que dinheiro não ia ficar de fora! 🤩 Aqui, nós ganhamos uma quantia baixa comparada ao salário do país, porém temos algumas vantagens ao nosso favor. Como moramos com a família não gastamos com moradia, comida, água, energia e celular, tudo é provido por eles e nosso dinheiro termina sendo apenas para uso pessoal.

O salário de au pair e $195.75 por semana. Para os EUA essa é uma quantia baixa, porém com o valor do dólar hoje, nós ganhamos pouco mais de R$750,00 por semana, bem mais que o salário mínimo do Brasil. Então vale muito a pena!

4. Poder de compra

Uma grande vantagem aqui dos EUA e que o seu poder de compra é muito grande e os produtos são bem mais em conta. Por exemplo, juntando o salário de minhas duas semanas primeiras semanas de trabalho, comprei minha câmera fotográfica profissional.

Você também tem muito mais poder de compra quando é au pair

No Brasil, eu demoraria mais de dois meses para comprar a mesma câmera ganhando um salário mínimo, isso sem gastar com mais nada nesses tempo.

Cada um escolhe a forma como quer gastar seu dinheiro suado, e não se envergonhe da sua opção,eu mesmo já gastei com um pouco de tudo.

Estou comprando algumas coisas que queria muito, como minha câmera e meu notebook, estou juntando um pouco, já que em algum momento vou voltar para o Brasil, e a minha preferida, VIAJAR!

Mas tem gente que prefere comprar suas bruzinhas e tal, e não tem nada de errado com isso! Faça o que te deixa feliz.

5. Viagens

As viajes também fazem parte da experiência de au pair

Por enquanto já conheci cinco estados, e já tenho outras viagens marcadas, tanto aqui dentro dos EUA, como para fora do país. As viagens aqui são bem mais baratas, podendo escolher entre ônibus e avião. Aqui sempre aparecem promoções em apps e sites, então você pode conseguir passagens de avião por $80 dólares ou de ônibus por $10. Basta ficar antenado e procurando sempre!

Agora você com certeza esta se perguntando: Como faço para me tornar Au Pair também, Ivo? Porque eu já estou louc@ para ser também!!!

Continua lendo que eu vou explicar como você pode se juntar a essa comunidade incrível! Há uma pequena diferença nos pré requisitos entre homens e mulheres, mas eu vou diferenciar o que é preciso para cada um.

Pré-requisitos para se tornar um Au Pair

1. Horas

Como na maioria dos empregos, ser Au Pair também pede um pouco de experiência na área, sendo assim é necessário que você já tenha experiência com outras crianças, que não pertençam a sua família, provando assim que você é capaz de se relacionar e cuidar das crianças das famílias nos EUA também.

Você precisa comprovar horas de trabalho para poder ter a experiência de au pair

Para homens, é preciso ter 1000 horas de experiência e para mulheres, 200 horas.

Sei que esses valores são desestimulantes, principalmente para homens, fiquei em choque quando ouvi isso. Mas qualquer tipo de experiência conta: escolinha da igreja, filho do amigo, voluntariado, creche.

A maior parte da minha experiência eu consegui porque trabalhei durante um tempão em uma casa de festas infantil como monitor de brinquedos, e isso foi a minha salvação!

Mas já ouvi depoimentos de caras que se dedicaram 3 meses a trabalhar voluntários em creches e conseguiram todas as horas. Então depende da sua disposição e força de vontade.

A comprovação dessas horas é bem tranquila. A agência apenas manda um email, e posteriormente ligam, para algum supervisor desse seu trabalho, e fazem algumas perguntas sobre você. Nada demais.

2. Língua

Se queremos ir para outro país precisamos de pelo menos o inglês básico, e se possível de um pouco da língua do país que estamos indo conhecer. No caso dos EUA, como o inglês é a língua mãe fica mais fácil, porém no caso de outros países você precisa saber um pouco sobre a língua materna também.

Para homens é necessário um nível avançado de conversação na língua inglesa, e para mulheres é necessário um nível intermediário. Esse nível é verificado no momento da entrevista e eles te dirão o resultado na hora.

3. Agência

E por último, mas não menos importante, as agências. Para ser um(a) Au Pair você precisa de uma agência. Essas agências que farão a ponte entre você e sua futura host family.

Tem muitas agências que fazem esse trabalho de intermediação: STB, Cultural Care, Experimento, Go Au Pair e Au Pair In America são alguns exemplos.

Seja esperto na hora de escolher a agência para sua experiência de au pair

Meu conselho de amigo: Procure a mais barata! Todas essas agências são basicamente a mesma coisa aqui nos EUA. Tem até algumas que se unem, para ter uma rede maior de famílias.

Para homens, a quantidade de agências são bem mais restritas, na verdade só encontrei a Cultural Care (CC) e a Go Au Pair que nos aceitam. A minha escolha foi a Cultural Care porque não achei outra na época e, como que queria vir em um curto período de tempo, a CC tem uma rede maior de famílias. Então escolhi ela e fiquei feliz por isso.

Mas se eu tivesse tempo e tivesse achado uma agência mais em conta, teria escolhido a mais barata. Então encontre a que te passou mais confiança ou a mais barata e só vem!

Muitas pessoas falam que para homens o fluxo de famílias é mais baixo. Porém eu vi acontecer o contrário. Tive um fluxo muito grande de famílias, maior do que muitas meninas com quem eu conversava. Então rapazes, não tenham medo, pois tem muitas famílias preferindo homens à mulheres por aí.

Esse texto conta um pouco da minha experiência de Au Pair, que é tão incrível!

E claro que tem muuuuito mais coisas que posso compartilhar com vocês, mas garanto que vocês puderam sentir um pouco do gostinho desse intercâmbio.

Essa foi minha experiência de Au Pair

Se você gostou desse tema e quer saber mais sobre ele, comenta aqui suas perguntas, e pede para a Up Travl me chamar novamente que eu terei um prazer enorme de falar um pouco mais para vocês.

E vocês também podem me seguir no instagram, que lá eu mostro um pouco mais sobre o meu dia a dia, e vocês podem me perguntar no direct que eu ficarei feliz de responder a vocês. Valeu e até a próxima!

Au pair em Nova York e fotógrafo nas horas vagas. Deu uma pausa no curso de Ciências Biológicas para viver um sonho, mas logo volta. Ele é muitas coisas, mas, no fim, é apenas um viajante aventureiro que gosta de conhecer as maravilhas desse mundão que Deus fez!

Related Posts