Viagem de volta ao mundo: por que escolhemos fazer

Up To Travl > Lifestyle > Viagem de volta ao mundo: por que escolhemos fazer

Olá viajantes! Sou a Camila do blog e Instagram Roca no Mundo e estou aqui a convite da Up To Travl para compartilhar um pouco sobre o nosso projeto: uma viagem de volta ao mundo!

Eu e meu marido, Rogerio, estamos agora mesmo em uma parte dessa viagem, que planejamos durante 2 anos.

Antes de começarmos a falar sobre planejamento, destinos, valores e perrengues, queremos explicar por que escolhemos fazer essa viagem, o que nos fez sair da zona de conforto e do lugar comum para encarar realidades diferentes e principalmente: encarar quem somos de verdade.

Por que você deveria pensar agora em fazer uma viagem de volta ao mundo?

É um clichê muitas vezes ignorado, mas lá vai: a vida é muito curta, minha gente! Somos seres extremamente efêmeros e a nossa preocupação deveria estar voltada para nós mesmos, para as nossas necessidades como indivíduos e para os nossos sonhos e desejos mais profundos, que nos fazem realmente felizes.

Acreditem, a nossa maior e melhor viagem é feita para dentro de nós mesmos! Dedique um tempo a você, porque isso é mais que merecido.

Inclusive, dá uma olhada nesse post incrível da Marina, uma outra parceira da Up To Travl que fala muito bem desse assunto:

Inclua viajar para dentro no seu próximo roteiro

Motivos que nos levaram a escolher fazer uma viagem de volta ao mundo

1. É mais fácil do que você imagina

Fazer uma viagem de volta ao mundo é mais fácil do que você imagina

Realizar uma viagem de volta ao mundo, para muitos, pode parecer algo inimaginável, mas estou aqui para desmistificar a dificuldade de se realizar esse projeto e também para inspirar com alguns bons motivos para você ser o próximo a sair mundo a fora.

Durante o planejamento da nossa viagem, foi muito comum ouvir de pessoas não muito próximas que havíamos ficado ricos, ganhado na mega sena ou recebido alguma herança, e por aí vai…

Não vou falar sobre planejamento financeiro, porque meu propósito ainda não é esse. Mas vou te dizer que, muito diferente do que as pessoas imaginam, fazer uma viagem de volta ao mundo está mais ligado em definir prioridades do que o desafio financeiro propriamente dito.

2. Te faz refletir sobre as pressões que você vive

Ampliar os seus horizontes, refletir sobre a vida de uma perspectiva diferente do habitual, reaprender a lidar com os seus problemas e viver fora da caixinha em que estamos acostumados são alguns bons motivos para você fazer uma viagem de volta ao mundo.

Uma viagem de volta ao mundo te faz refletir sobre as pressões que você vive

Somos programados, na melhor fase de nossas vidas, a dedicar toda nossa vitalidade ao nosso trabalho, começando pelas várias formações acadêmicas e indo até aquelas várias horas extras que temos acumuladas. Acontece que vamos ficando sem o que é mais importante, e o que nos deixa mais estressados: tempo.

O tempo corre enquanto acionamos o piloto automático, e de repente, começamos a pensar que gostaríamos de ter visitado aquela cidade, ter ido à aquele show, ter demorado um pouco mais em uma saidera. A gente acaba se cansando e perdendo a magia de se divertir por bobeira, de ver cada desafio como uma nova oportunidade.

Permita-se enxergar e viver a sua vida sob um novo ângulo!

3. Você descobre coisas que fazem mais sentido e constrói o seu próprio sucesso

A possibilidade de conhecer outras culturas, novos sabores e diferentes lugares talvez seja o motivo que as pessoas mais se identificam para fazer uma viagem de volta ao mundo.

Chacoalhar a nossa vida é ótimo e muitas vezes necessário. Tem uma citação incrível que serviu de empurrão para nós começarmos a nos movimentar, deixo ela aqui para impactar você também:

Estamos vivendo em uma sociedade líquida que não pensa a longo prazo, não consegue traduzir seus desejos em um projeto de longa duração e de trabalho duro e intenso para a humanidade. Zygmunt Bauman

Você descobre coisas que fazem mais sentido, e constrói o seu próprio sucesso

Para os nossos avós, ou até mesmo para os nossos pais, sinônimo de sucesso na vida é um bom emprego, melhor ainda em cargo público, com uma estabilidade infinita, uma casa própria, um carro, uma casamento.

Nada contra esse modelo de sucesso, mas você já parou para pensar na energia, vitalidade e no tempo que isso tudo demanda? É sobre isso que a teoria de  Zygmunt Bauman fala.

A nossa geração já está se dando conta de que projetos que nos prendam uma vida inteira não fazem mais tanto sentido como modelo de sucesso.

Lembre-se de que as melhores lembranças da sua vida são as experiências que você teve e não necessariamente as conquistas materiais que você alcançou. Experiência não está ligada à sua idade e sim ao que você se permitiu viver.

Uma viagem de volta ao mundo certamente vai lhe proporcionar muitas experiências.

4. Dá uma turbinada no seu ânimo para viver

Com três meses de viagem, Rogerio e eu estamos percebendo o quanto nos faz bem a nossa decisão. Estamos nos redescobrindo como casal, como indivíduos e como seres humanos. Estamos colocando em prática projetos pessoais, como escrever, por exemplo, e isso nos dá um novo ânimo para viver, nos inspira.

Dá uma turbinada no seu ânimo para viver

Obviamente, nem tudo são flores. Mas isso também é legal, porque é justamente nas horas de adversidade e enfrentamento de problemas que nós crescemos e amadurecemos.

Você deve ter se identificado com alguns desses motivos

Mesmo que só um pouco, se você gostaria de mudar algo em sua vida ou até mesmo colocar algum sonho ou projeto engavetado em prática, nós deixamos esse conselho que nos serviu tão bem: vá fazer uma viagem de volta ao mundo!

O mais difícil é parar de inventar desculpas, enfrentar os paradigmas em que vivemos e tomar a decisão de sair da zona de conforto. Uma vez feito isso, o mundo vai ficar pequeno para você!

Espero que tenhamos te deixado empolgado, e um pouco desconfortável também, para seguir nessa viagem com a gente! Nos próximos textos vamos falar da parte prática de como foi nosso planejamento e como está sendo nossa experiência por aí, no mundo.

Até a próxima!

Ele tem 40 anos, é professor de geografia e empreendedor. Ela tem 33 anos, é enfermeira e empreendedora. Rogerio e Camila são também conhecidos como o casal Roca e adoram viajar e inspirar as pessoas a levarem uma vida mais leve e descontraída. Nesse exato momento, eles estão dando a volta ao mundo, cheios de projetos em andamento.

Related Posts