Verona, Itália: o que fazer na cidade de Romeu e Julieta

Up To Travl > Roteiros > Roteiro Completo > Verona, Itália: o que fazer na cidade de Romeu e Julieta

Fala, viajantes! Tudo bem com vocês? Trago dicas sobre Verona, na Itália. Todos já ouviram falar sobre Romeu e Julieta, correto? Pois bem, esta é a cidade onde se passa a história. E aí, estão curiosos para conhecer um pouquinho mais?

A cidade de Verona, palco da obra de William Shakespeare, fica no norte da Itália, especificamente na região do Vêneto. 

Curiosidades sobre a cidade

Verona é uma cidade pequena, turística, com uma linda arquitetura e, principalmente, romântica! Possui cerca de 265 mil habitantes e tem suas principais atrações localizadas no centro, por isto, torna-se uma cidade tranquila para turistar.

A cidade, fundada pelos Celtas, chegou a ser uma colônia Romana e, depois, de monges Beneditinos. Devido à bela estrutura urbana e arquitetura, Verona foi declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO.

O fazer em Verona, na Itália

Essa é uma pergunta fácil de ser respondida. Verona é uma cidade pequena, fácil de turistar e de conhecer tudo a pé, devido à proximidade das atrações. Seus principais pontos turísticos são:

 Verona é uma cidade pequena, muito fácil de turistar e de conhecer tudo a pé devido a proximidade das atrações. Seus principais pontos turísticos são:

Arena de Verona

Esta é certamente uma das principais atrações da cidade. Construído em meados do século 1, é o terceiro maior anfiteatro romano do mundo e, atualmente, é considerado o mais bem preservado. Para se ter uma ideia, até hoje acontecem eventos musicais, shows de grandes artistas internacionais e principalmente óperas no local.

Por conta da estrutura oval, o anfiteatro possui excelente acústica e parece um mini Coliseu.

Casa da Julieta

Até hoje não existem evidências de que o romance mais conhecido de todos foi real. Porém, o que sabemos é que foi a cidade de Verona que inspirou Shakespeare a escrever seu trágico romance.

Até hoje não existem evidências de que o romance mais conhecido de todos foi real. Porém, o que sabemos é que foi a cidade de Verona que inspirou Shakespeare a escrevê-lo.

A casa de Julieta tem uma característica medieval e abriga uma exposição de artes da época, que remetem ao romance. Há também uma tela interativa, onde pessoas do mundo todo escrevem suas cartas de amor para Julieta – você também pode escrever a sua! No segundo andar da casa, está a varanda que todos conhecem, aquela em que Julieta ficava esperando por Romeu.

Porém, a grande atração está no quintal: a estátua de Julieta. Os visitantes formam filas para tirar foto com a estátua, colocando a mão em seu peito, já que, diz a lenda, isto traz sorte no amor.

Castelvecchio

O castelo, erguido em meados do século 14, atualmente é um museu com exposições de arte veronense e veneziana. Além de apreciar as artes, é válido passear pelos jardins e admirar a vista da muralha.

A ponte cruza o rio Ádige e dá entrada ao castelo, era de uso exclusivo da família Scala que habitava no castelo, ela foi planejada para facilitar a fuga.

Ponte Scaligero

A ponte cruza o rio Ádige e dá entrada ao castelo. Era de uso exclusivo da família Scala, que habitava no castelo, e foi planejada para facilitar a fuga. Caso acontecessem ataques ou mesmo um cerco ao castelo, a família ganharia tempo sobre os inimigos.

Uma curiosidade é que a ponte foi destruída pelos bombardeios alemães durante a Segunda Guerra Mundial e precisou ser reconstruída após este período.

Via Mazzini e Praça Erbe

A via Mazzini é a principal rua de Verona, com ótimos barzinhos, gelaterias e também é o paraíso para quem quer ir às compras. É lá que estão algumas lojas de grife, como Louis Vuitton, por exemplo.

Ao final da via Mazzini, chega-se à praça Erbe, a mais antiga da cidade, centro econômico desde a época romana. Lá, há um chafariz com uma estátua da Nossa Senhora de Verona e um mercadinho a céu aberto, com diversos souvenires. Definitivamente, vale o passeio!

Extra: Bolonha

Outra super dica é visitar a cidade de Bolonha , que fica a mais ou menos 2 horas de trem de Verona, e também é ótima para ser explorada mesmo em roteiros mais curtos.

O ponto forte da cidade, e ela é bem reconhecida por isso, é sua gastronomia. Separe uma parte do dia para explorar os restaurantes e se surpreender com uma das melhores comidas da Itália.

A cidade conta também com muitos festivais durante o ano, então antes de ir dê uma olhada no site Bologna Welcome para conferir a programação. Fora isso, alguns pontos imperdíveis são a Torre de Bolonha, a Basílica de São Petrônio e a Fonte de Netuno.

Como se locomover

Pelo fato de Verona ficar na região do Vêneto, ela costuma ser muito visitada pelos turistas que estão em Veneza. A ligação entre as cidades e muito fácil: trem!

Pelo fato de Verona ficar na região do Vêneto, a cidade costuma ser muito visitada por turistas que estão em Veneza. A ligação entre as cidades é muito fácil: trem!

Em apenas 1h30 de viagem de trem, você consegue ir de uma cidade à outra. A dica é comprar as passagens com o máximo de antecedência possível, para garantir o melhor preço. Busque no site da Trenitalia.

Em Verona, o pulo do gato é se hospedar no centro. Dessa forma, é possível fazer tudo a pé, pois as atrações ficam próximas umas das outras.

Onde e o que comer

Como toda boa cidade italiana, em Verona, encontram-se deliciosas gelaterias, pizzarias e massas em todo canto.

No centrinho, há diversos restaurantes com mesas na rua. Minha dica é parar num deles para o almoço e saborear uma massa italiana sem pressa alguma. Aproveite a cidade!

À tarde, tome um gelato enquanto explora Verona e, à noite, sente-se num restaurante e aproveite mais um pouco dessa culinária maravilhosa. Caso já esteja cansado, pegue uma pizza take away e coma-a em sua cama, no hotel mesmo.

Melhores regiões para se hospedar

Como de costume, pode até ser um pouco mais caro, porém recomendo fortemente que você se hospede no centro. Em certas cidades, é válido se hospedar em locais afastados e utilizar o transporte público, mas não acho que seja o caso de Verona.

Como já disse, as principais atrações de Verona estão todas no centro e podem ser visitadas a pé. A cidade não é grande, 2 dias é mais que o suficiente para conhecê-la. Inclusive, muitas pessoas que estão com o cronograma apertado fazem apenas um bate-volta de Veneza.

O que NÃO fazer ou evitar

Verona é uma cidadezinha super linda, portanto não há muito a ser evitado de fato. Mas uma coisa bobinha que nos fez perder muito tempo foi a busca pela “Casa de Romeu”. No Google, era indicado como um local turístico, porém, após rodarmos por um bom tempo, descobrimos que se tratava de uma casa privada, sem acesso para turistas. Portanto, não percam tempo procurando por isto!

Já a Casa da Julieta, sim, é um ponto turístico. No entanto, é MUITO turístico! Fica lotado de pessoas de todos os cantos do mundo. Definitivamente, vale a visita, porém não gaste tanto tempo por lá. A cidade também possui outras lindas atrações mais vazias!

Não deixe, por exemplo, de fazer um passeio calmo e romântico pela margem do rio Ádige, apreciando a vista da cidade. Na maioria das vezes, as melhores coisas da viagem são as mais simples.

Considerações finais

Verona, na Itália, é uma linda cidade, com uma belíssima arquitetura, o mais bem preservado anfiteatro romano e um ar romântico em cada canto. É, de fato, uma cidade encantadora!

Graças à facilidade em acessá-la de trem, acredito que definitivamente vale a visita à Verona a partir de Veneza. Separe ao menos um dia para conhecê-la, podendo realizar até um bate-volta caso o cronograma esteja apertado!

Espero que minhas dicas tenham ajudado e que despertem aquela vontadezinha de conhecer a cidade de Romeu e Julieta.

Do mundo pro mundo,

@_leoazevedo

Cresceu viajando com os pais pelo estado de SP e pegou gosto pela coisa. Em 2014, fez intercâmbio em Perth, na Austrália, e, de lá pra cá, já se foram 14 países. É viciado em conhecer novas culturas, novos locais e, claro, comidas diferentes. Atualmente, tenta pegar a onda de digital influencer.