3 dicas de onde ficar no Porto, em Portugal

Up To Travl > Roteiros > Roteiro Cultural > 3 dicas de onde ficar no Porto, em Portugal

Portugal é o seu próximo destino de férias? Está montando um roteiro pelas principais cidades do país, já definiu todos os detalhes da estada em Lisboa, mas ainda não sabe ao certo onde ficar no Porto? Então esse post é para você!

Selecionamos as 3 melhores regiões para se hospedar no destino que é conhecido no mundo todo pelos vinhos. De quebra, ainda listamos alguns dos principais passeios, hotéis e hostels em cada área. Confira:

Onde ficar no Porto

1. Baixa do Porto

A Região

Se você não abre mão de ficar perto das principais atrações da cidade, gosta de movimento e também prefere se locomover a pé, a Baixa é a melhor opção de onde ficar em Porto

A Baixa do Porto (também chamada de Baixa Histórica e Baixa Portuense) é a área central da cidade. Além de concentrar boa parte dos pontos turísticas do Porto, a Baixa também tem uma ótima infraestrutura e é bem servida pelo metrô, com a Estação Aliados e a encantadora Estação São Bento, que fica na intersecção com o bairro da Ribeira.

Se você não abre mão de ficar perto das principais atrações da cidade, gosta de movimento e também prefere se locomover a pé, a Baixa é a melhor opção de onde ficar no Porto – mas tenha em mente que, nos últimos anos, houve um aumento dos preços praticados pelo comércio e pelas hospedagens da região, sobretudo devido à vinda crescente de executivos de várias partes do mundo.

Atrações 

Avenida dos Aliados

Uma das principais vias da cidade, a Avenida dos Aliados abriga construções lindíssimas e imponentes, como a Câmara Municipal do Porto. Outro destaque na avenida é o McDonald’s Imperial, uma filial da rede de fast-food que fica num edifício art déco, construído na década de 1930, e considerado o McDonald’s mais bonito do mundo!

Torre dos Clérigos

A torre é, sem dúvidas, um dos principais cartões-postais do Porto. Construída no século 18, junto à igreja de mesmo nome, a Torre dos Clérigos tem cerca de 75 metros de altura e recebe milhares de visitantes todos os anos. É possível ainda subir até o topo e apreciar uma vista incrível da cidade.

Livraria Lello

Considerada uma das livrarias mais belas do mundo, a Lello também é famosa por ser o lugar onde J. K. Rowling escreveu parte do primeiro livro da série Harry Potter, nos anos 90. Além disso, a livraria tem um interior de cair o queixo, com escadarias, espaços amplos e um lindo vitral no teto.

Café Majestic

Assim como a Livraria Lello, o Café Majestic é um espaço encantador e também foi onde a autora J. K. Rowling passou tempo escrevendo “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. Inaugurado na década de 1920, o café ainda mantém todo o charme da Belle Époque e continua oferecendo os melhores doces da região, como o tradicional pastel de nata e a rabanada.

Rua Santa Catarina

Principal zona comercial da cidade do Porto, a extensa Rua Santa Catarina é exclusiva para pedestres e tem shoppings, galerias e lojas variadas. Além disso, a rua abriga a Capela das Almas, uma igreja construída no século 18, revestida pelos famosos azulejos portugueses.

Praça da Batalha

A praça, que fica entre os bairros da Baixa e da Ribeira, foi aberta no século 16 e passou por várias modificações ao longo dos últimos séculos. Mesmo assim, ainda mantém um ar tradicional em meio à paisagem do Porto.

Onde se hospedar 

Mesmo com a alta dos preços na Baixa do Porto, ainda é possível encontrar hotéis, hostels e pousadas um pouco mais em conta, como o The Passenger Hostel

Mesmo com a alta dos preços na Baixa do Porto, ainda é possível encontrar hotéis, hostels e pousadas um pouco mais em conta. Por exemplo, o The Passenger Hostel, localizado dentro da ampla Estação São Bento, que é um espetáculo à parte, com sua linda fachada e um interior repleto de azulejos portugueses.

O The Passenger é um hostel 2 estrelas e possui um bom custo-benefício se comparado a outras hospedagens da Baixa. O hostel tem quartos compartilhados, que são um pouco mais econômicos, e acomodações privadas, e oferece café da manhã incluso na diária, bar e lounge.

Outra opção com um custo-benefício razoável é o Gallery Hostel, que fica a cerca de 700 metros da Livraria Lello. O Gallery, assim como o The Passenger, também inclui café da manhã na diária e é muito elogiado pelos hóspedes, que destacam a receptividade e o atendimento dos funcionários.

2. Ribeira

A Região 

A Ribeira é a região onde ficar no Porto para quem gosta de agito: a área concentra muitos bares e restaurantes e é o epicentro da vida noturna da cidade. Além disso, fica ao lado da Baixa, o que garante proximidade com pontos importantes do município, e abriga o Cais da Ribeira, que fica às margens do Rio Douro.

A Ribeira é a região onde ficar em Porto para quem gosta de agito: a área concentra muitos bares e restaurantes e é o epicentro da vida noturna da cidade. Além disso, fica ao lado da Baixa, o que garante a proximidade com pontos importantes do município, e abriga o Cais da Ribeira, que fica às margens do Rio Douro.

Do outro lado do Rio Douro, está o município de Vila Nova de Gaia, região produtora de vinho. Por isso, ficar na Ribeira é a opção ideal para quem quer aproveitar a noite, curtir as atrações da Baixa e fazer enoturismo na cidade vizinha.

De quebra, se deslocar pela Ribeira é fácil e há várias linhas de ônibus – além do Metrô São Bento – conectando a região às demais zonas do Porto. Quanto aos preços, devido à proximidade com o Rio e com o Centro da cidade, os valores praticados não são os mais baixos, mas é possível encontrar bons lugares onde ficar no Porto com preços intermediários.

Atrações 

Teatro Nacional São João

Inaugurado em 1798, o Teatro Nacional São João fica bem próximo à Praça da Batalha, na divisa entre a Baixa e a Ribeira. Atualmente, o teatro – que é um dos principais espaços culturais da cidade – recebe peças de teatro, espetáculos de dança e apresentações musicais.

Museu do Vinho do Porto

Inaugurado em 2004, é um dos museus mais importantes da cidade. Dedicado a contar a história e os processos de produção do vinho, o espaço abre de terça a domingo, das 10h às 17h.

Cais da Ribeira

Localizado às margens do Rio Douro, o Cais da Ribeira é um ótimo lugar para caminhar, tirar belas fotos e curtir um pôr do sol maravilhoso. Além disso, também é possível contratar um passeio de barco no cais e admirar a paisagem da região.

Sé do Porto

Um dos principais monumentos não só da cidade, mas de Portugal inteiro, a Sé do Porto é uma catedral que começou a ser construída no século 12 e passou por mudanças ao longo do tempo para refletir os estilos arquitetônicos de cada época.

Muralha Fernandina

Outra atração histórica, a Muralha Fernandina foi construída no século 14 para proteger a cidade. Atualmente, ainda há trechos bem preservados da muralha, como o dos Guindais, que rende um belo passeio com vistas incríveis.

Praça da Ribeira

Situada bem próxima da zona dos cais e do Rio Douro, a Praça da Ribeira é uma das mais antigas do Porto, data do século 14! O local se tornou um charmoso ponto de encontro e é rodeado por cafés, bares e restaurantes.

O Bluesock Hostels Porto, que fica perto da Praça da Ribeira, é uma boa alternativa de hospedagem e oferece diárias que estão abaixo dos valores padrão da área.

Onde se hospedar

O Bluesock Hostels Porto, que fica perto da Praça da Ribeira, é uma boa alternativa de hospedagem e oferece diárias abaixo dos valores-padrão da área. Há opções de quartos compartilhados e suítes individuais. O hostel oferece ainda sala de jogos e um espaço lounge para relaxar.

Já o Being Porto Hostel está um pouco mais afastado do cais e, por isso, é mais tranquilo se comparado às outras hospedagens. O custo-benefício é bom, assim como o Bluesock, e há acomodações para 2, 3, 4 ou 6 pessoas.

3. Boavista

Quer se hospedar num lugar mais tranquilo e com menos movimentação, mas que não esteja muito distante dos principais pontos turísticos da cidade? Então a região da Boavista é o local perfeito onde ficar em Porto!

A Região

Quer se hospedar num lugar mais tranquilo e com menos movimentação, mas que não esteja muito distante dos principais pontos turísticos da cidade? Então a região da Boavista é o local perfeito onde ficar no Porto.

Localizada a pouco menos de 3 km da Baixa e da Ribeira, a Boavista é uma área que permite fácil locomoção e está conectada ao restante da cidade por várias linhas de ônibus e pelas estações de metrô Carolina Michaelis e Casa da Música.

Atrações

Rotunda da Boavista

A rotunda, também conhecida como Praça de Mouzinho Albuquerque, é o marco mais importante da região. O local existe desde meados do século 19 e abriga também um bonito jardim, repleto de camélias e várias outras espécies de plantas.

Casa-Museu Maria Ortigão Sampaio

Outra atração situada no entorno da Rotunda da Boavista, a Casa-Museu é um espaço dedicado às artes e exibe em caráter permanente quadros, joias e mobílias da coleção pessoal da pintora Maria Ortigão Sampaio.

Casa da Música

A Casa da Música é um dos principais espaços culturais do Porto e fica em frente à praça da Rotunda da Boavista. Aberta em 2005, a casa tem diversas salas de concerto e uma programação que recebe apresentações dos mais variados estilos musicais, além de contar também com um restaurante, um café e dois bares.

Mercado do Bom Sucesso

Localizado a menos de 300 metros da Rotunda, o Mercado do Bom Sucesso data da década de 1950 e tem dezenas de lojas, restaurantes e bancas que comercializam produtos frescos, cervejas artesanais e doces, entre outros itens.

Onde se hospedar

Mesmo sendo uma área mais residencial, a Boavista tem uma ótima oferta de hotéis e hostels a valores que ficam na média praticada na cidade, e é possível achar opções para os mais variados orçamentos.

Mesmo sendo uma área mais residencial, a Boavista tem uma ótima oferta de hotéis e hostels, a valores que ficam na média praticada na cidade – é possível achar opções para os mais variados orçamentos.

O Hotel da Música fica nas dependências do Mercado de Bom Sucesso e é um dos grandes destaques da região, justamente por se integrar ao mercado. O hotel tem um complexo de restaurantes e é possível solicitar ao chefe o preparo de pratos especiais, feitos com produtos frescos comprados pelo próprio hóspede nas bancas do mercado.

Já o So Cool Hostel é uma alternativa um pouco mais em conta e fica a menos de 500 metros da Rotunda da Boavista. O hostel inclui o café da manhã no valor da diária e tem quartos individuais e acomodações compartilhadas para 8 ou 12 pessoas.

Assim fechamos as nossas sugestões de onde ficar no Porto, uma das cidades mais encantadoras de Portugal!

A Baixa, a Ribeira e a Boavista são áreas muito bem estruturadas para receber visitantes de todos os cantos do mundo – você só precisa escolher a que mais combina com seu perfil, a partir das informações que separamos no post.

Gostou das dicas? Conhece outra região que merece ser mencionada? Conta pra gente nos de comentários e manda esse post para aquele amigo ou amiga que ama Portugal!