Rota Romântica, na Alemanha – Parte 1: conheça os vilarejos mais apaixonantes

Up To Travl > Roteiros > Roteiro Completo > Rota Romântica, na Alemanha – Parte 1: conheça os vilarejos mais apaixonantes

Olá, queridos viajantes!!

Estamos de volta, para falar de um roteiro maravilhoso que fizemos em maio/junho de 2019! A Rota Romântica, na Alemanha! Quer saber tudo sobre essa experiência incrível e como planejar a viagem? Então vem com a gente!

A Rota Romântica, na Alemanha, é conhecida mundialmente. Entre lagos, montanhas e castelos, ela tem um percurso de mais ou menos 460 km em que você vislumbrará charmosos vilarejos.

Essa rota foi criada a partir de 1950, com a intenção de alavancar o turismo na parte sul do país. Ao passar por, no mínimo, 25 cidades, você ficará encantado com tanta cultura, história, culinária e paisagens de tirar o fôlego!

Você sabe por que a Rota Romântica tem esse nome?

Antigamente, nos séculos XVIII e XIX muitos poetas românticos alemães, encontravam nessa rota, suas inspirações para lindas obras. Duas cidades serviram como uma grande inspiração. Uma para Walt Disney, que ao conhecer o Castelo Neuschwanstein em Schwangau usou-o como inspiração para a criação do castelo da Cinderela que também é símbolo dos estúdios da Disney.

Antigamente, nos séculos 18 e 19, muitos poetas românticos alemães encontravam nessa rota inspirações para lindas obras. No entanto, duas cidades em especial serviram como grande inspiração.

Uma delas, para Walt Disney, que, ao conhecer o Castelo Neuschwanstein, em Schwangau, usou-o como inspiração para o castelo da Cinderela e como símbolo dos estúdios da Disney. Este famoso castelo fica a apenas poucos minutos da cidade de Fussen.

Outro romancista, o italiano Carlo Collodi, usou a cidade alemã Rothenburg ob der Tauber como inspiração para criar seu romance “As aventuras de Pinóquio”.

Planejando a viagem pela Rota Romântica, na Alemanha

Montamos um roteiro de acordo com o que havia de mais interessante para conhecer, e adoramos! Mas acreditamos que há muito mais. Então, fique à vontade para estender seus dias nos vilarejos que mais gostar – você não irá se arrepender!

A rota Romântica pode ser iniciada pelo norte, partindo da cidade de Wurzburg e finalizando em Fussen. Nós partimos do sul e fomos até o norte do estado da Baviera. (“Bavaria” é o termo usado em inglês e “Baviera”, em português, para traduzir “Bayern” do alemão.)

Munique, como muitos pensam, não faz parte da Rota Romântica na Alemanha. (Em outro post falaremos tudo sobre essa maravilhosa cidade). Mas as partidas do sul para o norte normalmente se iniciam lá. Você pode fazer a Rota Romântica de trem, de ônibus e até de bicicleta!! Nós alugamos um carro e achamos que foi a melhor opção.

Munique, como muitos pensam, não faz parte da Rota Romântica na Alemanha (fiquem de olho que, em outro post, falaremos tudo sobre essa maravilhosa cidade!). Mas as partidas do sul para o norte normalmente se iniciam lá. Você pode fazer a Rota Romântica de trem, de ônibus e até de bicicleta! Nós escolhemos ir de carro e achamos que foi a melhor opção.

Alugamos um carro pela SIXT e correu tudo bem. A entrega foi rápida e, quando vimos, já estávamos a 180km/h na Autobahn rsrs. Em alguns pontos, a Autobahn não tem limite de velocidade, mas lembre-se de dirigir sempre com segurança.

Recomendamos tirar sua PID (Permissão Internacional para Dirigir) ainda no Brasil. É só solicitar no site do Detran e pagar uma “taxinha”. Outra recomendação é sempre fazer um seguro viagem quando for viajar para qualquer país.

Fizemos toda a Rota Romântica na Alemanha, em 4 dias inteiros. Achamos que foi o suficiente, mas, se você gosta de apreciar os lugares por onde passa por mais tempo, recomendamos no mínimo 5 dias.

Antes de iniciar a Rota, fizemos algumas paradas

  • Oberammergau, um pequeno vilarejo que tem as casas todas pintadas de imagens angelicais;
  • Ettal, onde paramos para conhecer o Palácio de Linderhof.

Passamos pela fronteira da Baviera com a Áustria para conhecer o Highline 179, que agora é a 2° maior ponte suspensa do mundo. Os ingressos são vendidos na hora e só é possível subir por trilha, então reserve pelo menos metade de um dia para conhecê-la. Também conhecemos o Tegernsee, um lago de ficar de boca aberta de tão maravilhoso!

Digamos que a Rota Romântica na Alemanha, propriamente dita, começa aqui, ao sair de Ettal. Partimos para o vilarejo de Hohenschwangau, para conhecer o Palácio de mesmo nome, e dali fomos caminhando até o vilarejo de Schwangau, que fica bem próximo, onde conhecemos o imponente Castelo Neuschwanstein.

Após fazer o tour pelos lindos palácios, fomos para a cidade de Fussen, onde pernoitamos.

Cidades da Rota Romântica na Alemanha

Como dissemos, escolhemos iniciar a Rota Romântica pela cidade de Fussen. A partir dela, conhecemos os seguintes destinos:

  • Halblech
  • Steingarten
  • Wildsteig
  • Rottenbuch
  • Peiting
  • Schongau
  • Hohenfurch
  • Landsberg am lech 
  • Friedberg
  • Augsburg 
  • Donauworth
  • Harburg
  • Nordlingen 
  • Wallerstein
  • Dinkelsbuhl
  • Feuchtwangen
  • Schillings Furst
  • Rothenburg ob der tauber (aqui pernoitamos, foi uma das melhores experiências da Rota!).
Após fazer o tour pelos lindos palácios, fomos para a cidade de Fussen, onde pernoitamos.
Nordlingen 

No dia seguinte, partimos para mais um roteiro da Rota Romântica na Alemanha. Ao sair de Rothenburg ob der Tauber, passamos por:

  • Creglingen
  • Weikersheim
  • Bad Mergentheim
  • Lauda-Konigshofen
  • Tauberbischofsheim
  • Wurzburg (essa é uma cidade linda e completa!)

Pernoitamos em um vilarejo próximo, que se chama Ochsenfurt. No próximo post, entraremos em detalhes sobre cada um dos destinos que conhecemos e contaremos um pouco mais sobre a nossa experiência. Fiquem de olho!

Fim da viagem pela Rota Romântica

A Rota Romântica na Alemanha termina na cidade de Wurzburg. Acrescentamos Heidelberg, uma cidade que certamente nos encantou, e recomendamos fortemente a passagem por lá! É fantástica e fica a aproximadamente 1 hora de carro de Wurzburg.

Entregamos o carro alugado na cidade de Frankfurt, na estação de trem Hauptbahnhof, porque partiríamos para outro país. Saindo da cidade de Heidelberg, levamos em torno de 1 hora para chegar. Nesse percurso, caso tenha tempo, você passará pelo castelo de Frankenstein – acredita-se que esta construção foi usada como inspiração para Mary Shelley -, portanto separe umas duas horinhas a mais para conhecê-lo.

Dicas sobre alugar um carro para a viagem

Quanto ao carro, é melhor que não alugue com GPS, já que fica bem mais caro. Recomendamos (mesmo) que você compre um chip com um bom pacote de internet, pois irá precisar para a viagem no geral. Com seu chip, você poderá se localizar muito bem, além de usar o Whatsapp para fazer ligações gratuitas e as redes sociais para postar toda a beleza que presenciar – prepare-se: serão muitas!

Algumas vezes, utilizando um GPS, a tendência é que ele te leve até os vilarejos da Rota Romântica pelas autobahns, o que te impede de ver maravilhosas paisagens e peculiaridades das pessoas que vivem lá.

Indicamos, portanto, que você monte um roteiro, organizando cidade por cidade, todas aquelas que gostaria de conhecer, e colocando uma por uma no GPS (utilizamos o Google Maps em toda a nossa viagem). E não se preocupe: a internet na Alemanha funciona muito bem.

Em alguns vilarejos, os moradores falam pouquíssimo do inglês – digamos que falam apenas o básico -, mas farão de tudo para te entender e te ajudar. Perdido, você não vai ficar!

Contaremos, no próximo post, todos os detalhes das principais cidades e dos vilarejos de que gostamos. Você irá se surpreender!

Siga-nos no Instagram @viagem.na.real (todos os detalhes da viagem estão nos destaques!) e não se esqueça de deixar suas dúvidas nos comentários ou nos directs do Instagram. Ficaremos muitos felizes em ajudar!

Boa viagem!

Cris e Vini

Ela, psicóloga, ele, farmacêutico de formação. Juntos, são um casal apaixonado por viagens e um pelo outro. Moram no Interior de Minas Gerais e estão sempre em busca de novas experiências, aventuras e amizades! Viajar, pra eles, é a prioridade.