Roteiro imperdível para sua viagem de trem pela Europa

Up To Travl > Roteiros > Roteiro Cultural > Roteiro imperdível para sua viagem de trem pela Europa

Fazer uma visita ao velho continente é o sonho de muitas pessoas. Conhecer diversos pontos turísticos, que ficaram marcados em nosso imaginário através de filmes, séries e livros, ter contato com outras culturas e se deliciar com os pratos típicos de cada região: as razões para embarcar em uma viagem de trem pela Europa são muitas.

Ao montar o roteiro de viagem, entretanto, algumas dúvidas são frequentes, como qual a melhor forma de viajar entre os países, quais cidades visitar e quanto tempo ficar em cada uma.

Pensando nisso, para te ajudar a organizar essa jornada e tirar o melhor proveito dela, nós montamos um roteiro de viagem de trem pela Europa. Confira nossas dicas:

As vantagens de uma viagem de trem pela Europa

A Europa conta com uma malha ferroviária extensa, com uma ótima infraestrutura e preços que, muitas vezes, valem mais a pena do que se deslocar por avião.

Sem contar que nas viagens de trem você terá a oportunidade de ver mais das paisagens das regiões por onde passar. O tempo de viagem é maior, mas as acomodações dos trens são confortáveis, eles frequentemente contam com wi-fi e possuem vagões lanchonete.

Outra vantagem dos trens é que você não terá que se preocupar em despachar a bagagem, fazer check-in e nem precisará chegar com duas horas de antecedência, como nos aeroportos. Será necessário passar pela imigração novamente, apenas se você estiver indo ou saindo de um país que não faça parte do tratado de Schengen, como é o caso da Inglaterra.

Dentro dos trens, as malas maiores são acomodadas na prateleiras que ficam na entrada de cada vagão, enquanto que as pequenas podem ser colocadas no compartimento acima do assento.

A maioria das estações de trem estão localizadas em regiões centrais da cidade, sendo de fácil acesso. Muitas vezes, considerando o tempo de deslocamento, check-in, embarque e desembarque nos aeroportos e a distância de uma cidade a outra, você pode até economizar tempo com a viagem de trem.

Escolhendo os destinos e o tempo de estada

Em relação a decidir os destinos e o tempo de estada em cada um, isso dependerá muito da sua disponibilidade e interesses, mas uma dica é importante: priorizar a qualidade do tempo em cada cidade, ao invés de tentar abarcar o maior número possível de países em uma viagem só.

Por mais difícil que pareça excluir algumas regiões do seu roteiro, é melhor reduzir o número de cidades e conseguir realmente explorá-las, do que inserir diversos destinos e não conseguir aproveitá-los por causa da correria.

O continente europeu é imenso e cada país, certamente, terá locais incríveis para visitar, procure elencar aqueles que mais te atraem e que você não quer deixar de fora do roteiro de jeito nenhum.

Lembre-se: não é possível conhecer tudo de uma vez só, mas isso não quer dizer que a viagem será menos incrível.

Dicas de Roteiros

Para auxiliá-lo nessa viagem, nós pensamos em um roteiro de 15 dias pela Europa, passando por Londres, Paris, Bruxelas e Amsterdã.

Levamos em consideração o tempo de deslocamento entre as cidades, as principais atrações turísticas e o número de dias recomendável para ficar em cada uma delas.

Esse é apenas um modelo, que pode e deve ser adaptado ao que você procura, pesquise muito antes de embarcar e crie a viagem dos seus sonhos.

A nossa dica é que você comece a viagem na capital da Inglaterra, Londres e marque sua passagem de volta para Amsterdã.

1. Londres

Efervescente e multicultural, Londres conta com diversos tipos de atrações, por isso aconselhamos que você reserve 5 dias para ficar por lá. Você se encantará pelas construções históricas, os parques, inúmeros restaurantes e as particularidades de cada bairro.

Londres é uma cidade muito grande, dividida por zonas, sendo que as principais atrações turísticas ficam na zona 1 e 2, procure se hospedar nessa região. O principal meio de transporte é o metrô, apesar de muitos turistas não abrirem mão de um passeio nos famosos ônibus vermelhos de dois andares.

No centro de Londres, entre a Regent Street e a Oxford Street é possível passear a pé. Essa região é perfeita para compras e, se você se cansar, pode aproveitar para assistir as apresentações musicais ao vivo dos artistas de ruas, que acontecem frequentemente na Piccadilly Circus ou na Trafalgar Square.

Algumas das principais atrações da cidade são a troca de guardas no Buckingham Palace, a London Eye, a Abadia de Westminster, a Tower Bridge, entre várias outras.

Uma ótima notícia é que a maioria dos museus de Londres são gratuitos, como o Tate Modern, a National Gallery e o Museu de História Natural.

Agora, se você quer conhecer uma área mais alternativa da cidade, irá gostar dos bairros de Camden Town, onde a cantora Amy Winehouse morou e sede do Camdenmarket, e Shoreditch, onde é possível se deparar com várias obras do artista de rua Banksy.

2. Paris

O segundo destino da nossa viagem é Paris, também conhecida como a Cidade Luz. A duração viagem de trem de Londres para a capital da França é de cerca de 2 horas e 30 minutos.

Os trens saem da estação King’s Cross St Pancras (sim, a do Harry Potter!) e chegam na estação Gare Du Nord, de onde é possível pegar o metrô para as várias regiões da cidade. Conhecida mundialmente pelo seu charme, arquitetura e gastronomia fascinantes, Paris merece ser aproveitada com calma, por isso nós reservamos 5 dias para esse destino.

A cidade é dividida por arrondissements, vizinhanças, ela possui 20 arrondissements, sendo que as maioria dos pontos turísticos ficam entre o 1º e o 4º.

Lugares encantadores para visitar em Paris não faltam, somente andar pelas ruas dos quartiers, bairros, já é uma experiência maravilhosa.

Além da Torre Eiffel e do Museu do Louvre que já devem estar incluídos no seu roteiro, vale a pena reservar um tempo para relaxar no Jardim de Tuilerie, caminhar às margens do Rio Sena, conhecer a Catedral de Notre Dame, a Basílica do Sacré Coeur, o Arco do Triunfo, o Centro Pompidou e o Museu D’Orsay.

Se você gosta de compras irá se maravilhar com a famosa Champs Élysées, onde é possível encontrar grifes do mundo inteiro. Outro centro para compras é a Galeria Lafayette, que fica perto da bela Opéra Garnier.

Para conhecer o lado boêmio de Paris, visite a Praça dos Artistas, em Montmartre, você encontrará vários cafés, no tradicional estilo parisiense.

Dois passeios fora da cidade, mas que podem ser feitos em um bate-volta é a ida ao Palácio de Versalhes e à Eurodisney, é possível chegar em ambos de metrô.

3. Bruxelas

Capital da Bélgica, Bruxelas é uma cidade pequena geograficamente, por isso reservamos apenas dois dias para explorá-la, em nosso roteiro pela Europa.

A viagem de trem de Paris para Bruxelas dura apenas 1 hora e 20 minutos, saindo da Gare Du Nord e chegando na estação Bruxelles-Midi, de onde é possível pegar o metrô e bondes que atendem à cidade, que é sede da Otan e do Parlamento Europeu.

O coração de Bruxelas é a bela Grand Place, que já foi eleita a praça mais bonita da Europa diversas vezes. Rodeada por construções históricas deslumbrantes, a praça é um ótimo local para assistir o anoitecer na cidade e conhecer as várias lojas de chocolate espalhadas na proximidade. Afinal, o chocolate belga é um dos mais famosos do mundo.

Ainda na Grand Place, você poderá visitar o Hotel de Ville, sede da prefeitura, a Maison do Roi, casa do rei, o Le Pigeon, casa onde morou o escritor francês Victor Hugo. Você também terá a oportunidade de saborear uma cerveja belga no Le Roy d’Espagne, o bar mais famoso da Grand Place.

Perto da praça, entre as ruas L’Etuve e Chene, fica o Manneken Pis, uma estátua de 1388, que se tornou um dos símbolos da cidade. Outros pontos turísticos de Bruxelas são o Atomium, o Museu de Instrumentos Musicais, o Palácio da Justiça e o Parc du Cinquantenaire.

4. Amsterdã

Com canais que cortam toda a cidade, Amsterdã é um local encantador. Ela tem toda a infraestrutura de uma metrópole, mas com um ar de cidade do interior, acolhedora e repleta de pequenos prédios charmosos.

A capital da Holanda é uma cidade pequena, cujos pontos turísticos podem ser facilmente visitados a pé ou, no caso de dias chuvosos, usando o tram, que é uma espécie de bondinho. Para explorar essa cidade repleta de curiosidade e que é o destino final do nosso roteiro, nós reservamos três dias.

A duração da viagem de trem entre Bruxelas e Amsterdã é de cerca de 2h, saindo da estação Bruxelles-Midi e chegando na Amsterdam Centraal, que fica a menos de 10 minutos a pé da Praça Dam, um dos pontos centrais da cidade.

A capital holandesa é conhecida por várias pessoas apenas pela legalização da maconha e da prostituição, mas isso não é 10% da cidade. Entretanto, se você se deparar com um coffee shop, não se engane achando que é uma cafeteria, na verdade é um local onde a maconha é vendida legalmente e têm vários espalhados pela cidade.

Os pontos turísticos de Amsterdã ficam próximos entre si, para conhecer os principais museus da cidade visite a Museumpleim (Praça dos Museus). Ao redor dela ficam o Rijksmuseum, o Museu de Van Gogh e o Moco Museum.

Outra atração de Amsterdã é o museu da Anne Frank, onde é possível conhecer o local em que ela e sua família ficaram escondidos durante a II Guerra Mundial.

Muito próximo ao museu fica o café Winkel 43, famoso por sua torta de maçã deliciosa. Agora, se você gosta de cerveja poderá participar da Heineken Experience que inclui uma visita a fábrica da cervejaria, com explicação de como ela é produzida e direito a degustação.

O que você achou do nosso roteiro de viagem de trem pela Europa?

Qual dessas cidades você sonha em conhecer? Conta para a gente nos comentários.