Roteiro de viagem da série La Casa de Papel

Up To Travl > Roteiros > Roteiro POP > Roteiro de viagem da série La Casa de Papel

Que a série La Casa de Papel é um sucesso estrondoso, já não é segredo para mais ninguém. Desde que a Netflix passou a exibir o seriado espanhol no final de 2018, a história dos carismáticos e idealistas assaltantes capturou os corações de fãs no Brasil e ao redor do mundo.

Prova disso é que o macacão vermelho com a máscara de Dalí – figurino utilizado pela equipe liderada pelo Professor – virou fantasia de Carnaval, e a canção “Bella Ciao” caiu no gosto popular, recebendo até uma versão em ritmo de funk.

Com a popularização da série, cada vez mais turistas têm chegado a Madrid, cidade onde se passam as duas primeiras temporadas, em busca dos cenários vistos no decorrer dos capítulos.

Pensando nisso, e aproveitando que a tão aguardada terceira temporada chega à Netflix no dia 19 de julho, fizemos esse post com um roteiro de viagens, inspirado em La Casa de Papel. Continue lendo e conheça algumas das locações mais emblemáticas da série.

Um passeio por Madrid com 3 destinos de viagem da série La Casa de Papel

1. Fábrica Nacional de Moneda y Timbre 

Que a série La Casa de Papel é um sucesso estrondoso já não é segredo para mais ninguém. Desde que a Netflix passou a exibir o seriado espanhol no final de 2018 , a história dos carismáticos e idealistas assaltantes capturou os corações de fãs no Brasil e ao redor do mundo.

Nairóbi, Berlin, Tokyo, Denver, Rio… Além do elenco principal, uma das “personagens” mais relevantes nas duas primeiras temporadas da série espanhola é a Casa da Moeda, epicentro de toda a ação da história.

A verdadeira Casa da Moeda em Madrid é a Fábrica Nacional de Moneda y Timbre, localizada no charmoso distrito de Salamanca, região repleta de construções históricas, parques e restaurantes descolados.

O edifício atual da Fábrica, inaugurado em 1964, abriga também o Museu Casa de La Moneda, que é aberto para visitação do público. O local tem um dos acervos mais completos do mundo sobre a história da moeda, com itens que ilustram desde o começo da utilização de moedas pela humanidade até os dias atuais.

Além disso, o museu também conta com uma coleção de estampas, selos e desenhos. O Museu Casa de La Moneda está aberto para visitação de terça a sexta, das 10h às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h30. A entrada é gratuita.

Um dado curioso é que, apesar de a Fábrica Nacional de Moneda y Timbre ser inspiração absoluta para a série La Casa de Papel (e, inclusive, ter servido de modelo para a construção de cenários filmados em estúdio), ela não foi utilizada de fato nas gravações, tanto por questões de segurança quanto por aspectos logísticos, já que a fachada externa do espaço fica numa rua bem movimentada.

Visite também no distrito de Salamanca:

Escape Room La Casa de Papel

A menos de 100 metros da Fábrica Nacional de Moneda y Timbre fica o WiZink Center, um super espaço em Madrid que abriga shows, espetáculos e eventos de grande porte. Em 2018, o WiZink recebeu por alguns meses o Escape Room La Casa de Papel, que foi visitado por muitos admiradores da série.

A menos de 100 metros da Fábrica Nacional de Moneda y Timbre, fica o WiZink Center, um super espaço em Madrid que abriga shows, espetáculos e eventos de grande porte. Em 2018, o WiZink recebeu por alguns meses o Escape Room La Casa de Papel, que foi visitado por muitos admiradores da série.

O escape room é uma modalidade de jogos interativos que consiste em reunir um grupo de pessoas num local fechado e, por meio de provas, desafiá-las a cumprir uma meta ou resolver um enigma em um tempo determinado. Imagine então um escape room ambientado no universo da série La Casa de Papel? Bem legal, né?

Na primeira edição do escape room, os participantes se envolviam num assalto e, vestidos com o macacão vermelho das personagens da série, tinham que resolver os enigmas para chegar até o fim. Devido ao grande sucesso da atração, os organizadores anunciaram uma nova temporada para 2019, que já está com vendas antecipadas abertas.

Parque del Retiro

Uma das principais áreas verdes em Madrid, o Parque del Retiro fica a mais ou menos 1 km (caminhando) da Fábrica de Moneda y Timbre. Local perfeito para passar uma tarde tranquila em meio à natureza, o parque tem uma área extensa de 118 hectares e mais de 15 mil árvores, além de vários jardins históricos e um belo lago.

Uma das principais áreas verdes em Madrid, o Parque del Retiro fica a mais ou menos 1 km de caminhada da Fábrica de Moneda y Timbre. Local perfeito para passar uma tarde tranquila em meio à natureza, o parque tem uma área extensa de 118 hectares e mais de 15 mil árvores, além de vários jardins históricos e um belo lago.

Há muito o que ver no parque, mas alguns dos destaques são o Palácio de Cristal, casarão construído em 1887 e que hoje abriga uma sala de exposições artísticas, e o Centro Cultural Casa de Vacas, que oferece uma programação cultural com peças de teatro e sessões de cinema.

No entorno do Parque, fica o Real Observatório de Madrid, que foi fundado em 1790 e atualmente promove visitas ao público todas as sextas, sábados e domingos, em horários que variam conforme a época do ano. Durante o tour, é possível ver a réplica de um grande telescópio e entrar numa sala cheia de equipamentos astronômicos usados no século 19.

2. CSIC 

Conforme já mencionamos, a Fábrica Nacional de Moneda y Timbre não foi utilizada nas filmagens de La Casa de Papel. A área externa que aparece na série é, na verdade, a fachada do CSIC - Conselho Superior de Investigações Científicas.

Conforme já mencionamos, a Fábrica Nacional de Moneda y Timbre não foi utilizada nas filmagens de La Casa de Papel. A área externa que aparece na série é, na verdade, a fachada do CSIC – Conselho Superior de Investigações Científicas.

Sim, a emblemática cena da volta de Tokyo à Casa da Moeda foi filmada lá, nos jardins que dão acesso à entrada do CSIC, mesmo local onde se deu a concentração policial liderada pela inspetora Raquel Murillo. Por essa razão, o local tem se tornado um dos destinos favoritos dos fãs para tirar selfies e fotos em grupo.

Como o próprio nome diz, o CSIC é um órgão de fomento à pesquisa e à investigação científica. Fundado em 1939, o prédio fica no distrito madrilenho de Chamberí, área que concentra vários museus e espaços culturais.

Descubra mais atrações em Chamberí:

Aberto em 1988, o Auditório Nacional de Música é uma importante sala de concertos em Madrid. Localizado a pouco mais de 1 km do CSIC, o Auditório recebe músicos e musicistas de todas as partes do globo, além de apresentações de orquestras e filarmônicas.

Auditório Nacional de Música

Aberto em 1988, o Auditório Nacional de Música é uma importante sala de concertos em Madrid. Localizado a pouco mais de 1 km do CSIC, o Auditório recebe músicos e musicistas de todas as partes do globo, além de apresentações de orquestras e filarmônicas.

O Auditório tem uma sala sinfônica super luxuosa e instalações bem modernas que fazem qualquer amante de música ficar de queixo caído. A bilheteria do espaço abre de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados, das 11h às 13h. Também é possível adquirir ingressos online. Confira a programação do Auditório.

Museu Nacional de Ciências Naturais 

O Museu Nacional de Ciências Naturais (MNCN) é outro passeio bem interessante em Chamberí. O espaço é um dos mais antigos museus de história natural do mundo, tendo sido criado em 1771 pelo rei Carlos III.

O Museu Nacional de Ciências Naturais (MNCN) é outro passeio bem interessante em Chamberí. O espaço é um dos mais antigos museus de história natural do mundo, tendo sido criado em 1771 pelo rei Carlos III.

Em mais de 200 anos de história, o MNCN acumulou um impressionante acervo com mais de 6 milhões de exemplares, dentre insetos, invertebrados, aves, mamíferos e seres pré-históricos. Além disso, o museu também tem uma seção voltada para as belas artes, com uma coleção de pinturas e de mobílias do século 18.

O Museu Nacional de Ciências Naturais está aberto ao público de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 20h.

3. Finca El Gasco 

Imagine só pisar na casa que foi palco de todo o planejamento do roubo. Isso mesmo, é possível conhecer o casarão onde o Professor reuniu toda a equipe para se preparar para o épico assalto à Casa da Moeda da Espanha – e que também foi o cenário onde o Professor e Berlin entoaram pela primeira vez a icônica canção Bella Ciao.

Imagine só pisar na casa que foi palco de todo o planejamento do roubo! Isso mesmo, é possível conhecer o casarão onde o Professor reuniu toda a equipe para se preparar para o épico assalto à Casa da Moeda da Espanha e que também foi o cenário onde ele e Berlin entoaram pela primeira vez a icônica canção “Bella Ciao”.

A “Casa de Toledo”, como é chamada pelas personagens ao longo da série, está localizada no pequeno município de Torrelodones, que fica a cerca de 30 km de distância da capital Madrid. A Finca El Gasco – esse é o nome verdadeiro da propriedade – é um casarão que está disponível para cerimônias e eventos, como bodas e casamentos.

A Finca está situada em meio a um lindo cenário bucólico e abre suas portas ao público em ocasiões especiais. Nesses “open days”, os visitantes podem conhecer os espaços internos que são mostrados na série. Além disso, Torrelodones é umabela cidadezinha que guarda todo o charme da Espanha de antigamente.

Aproveite sua ida a Torrelodones para conhecer outros pontos turísticos:

Torre de Torrelodones 

A Torre de Torrelodones – também chamada de Atalaya de Torrelodones e de Torre de los Lodones – é o principal cartão-postal da cidade. A atração, que é a razão para o nome do município, foi construída entre os séculos 9 e 10 durante um período de forte influência árabe na região.

A Torre de Torrelodones – também chamada de Atalaya de Torrelodones e de Torre de los Lodones – é o principal cartão-postal da cidade. A atração, que é a razão para o nome do município, foi construída entre os séculos 9 e 10, durante um período de forte influência árabe na região.

A torre é considerada uma das mais bem conservadas do país e é um passeio ótimo para quem gosta de história e arquitetura. É possível visitar a Torre de Torrelodones e chegar até o topo depois de encarar a subida por uma escadaria – e pode ter certeza de que a vista da região compensa qualquer esforço!

Cassino Gran Madrid 

Outro grande chamariz de Torrelodones – que atrai inclusive os moradores da capital – é o Cassino Gran Madrid, que atualmente é o maior e mais visitado centro de jogos em toda a Espanha.

Outro grande chamariz de Torrelodones, que atrai inclusive os moradores da capital, é o Cassino Gran Madrid, atualmente o maior e mais visitado centro de jogos da Espanha.

Após a liberação dos jogos de azar no país, na década de 70, o Gran Madrid foi inaugurado em Torrelodones, em 1981, e tornou-se um importante aporte econômico para a cidade. Além das inúmeras salas de poker, a estrutura do cassino abriga um restaurante de alto padrão, um buffet, um “sports bar” e dois bares com o melhor da culinária espanhola.

As salas de jogos do Gran Madrid abrem de domingo a quinta, das 16h às 5h da manhã, e de sexta, sábado e vésperas de feriado, das 16h às 6h. Cada restaurante tem um horário próprio de funcionamento.

Quer mais curiosidades sobre algumas das locações de La Casa de Papel?

  • As cenas que mostram os assaltantes e os reféns imprimindo dinheiro na Casa da Moeda foram filmadas dentro do Rotomadrid, espaço que imprime as edições diárias do Jornal ABC, o maior periódico da Espanha. Localizado na cidade de Torrejón de Ardoz, na área metropolitana de Madrid, o Rotomadrid não realiza visitas abertas ao público, para a tristeza dos fãs de La Casa de Papel.
  • Em um dos capítulos, o Professor vai até um ferro-velho para eliminar uma prova deixada para trás. Todas as cenas no ferro-velho foram filmadas no “El Choque”, no município de San Martín de la Vega. O local já apareceu em várias outras séries e filmes gravados na Espanha.

Com isso, finalizamos nosso roteiro de viagens da série La Casa de Papel, que vem colecionando milhões de fãs ao redor do mundo!

Mostramos aqui algumas das locações mais icônicas, como a Casa de Toledo e a fachada da Casa da Moeda. O mais legal de tudo é que dá para aproveitar o passeio e conhecer várias outras atrações em Madrid, uma das mais encantadoras capitais europeias.

Já visitou algum dos cenários de La Casa de Papel? Conta pra gente como foi a experiência e não deixe de compartilhar esse post com quem ama a série e vive cantando “Bella Ciao”!