Fala, galera viajante! Aqui quem ta falando é o Léo, tudo bem com vocês?! Recentemente tive a oportunidade de viajar para a Amazônia e o time da Up To Travl me convidou para vir aqui compartilhar um pouco com vocês das minhas histórias e experiências.

É certo que existem viajantes de todos os tipos e gostos, existem os que curtem uma praia, tem quem prefira interior, os amantes de cidade grande e compras, e também os apaixonados por natureza.
Mas uma coisa que todos têm em comum é que ao contarem seu próximo destino para alguém já devem ter escutado: mas vai fazer o que lá?
Pois bem, logo que eu e minha noiva @le.franzon decidimos viajar para a Amazônia, essa foi a pergunta que mais escutamos.
Para minha surpresa, percebi que muitos ainda têm certo preconceito, falta de curiosidade com a região da Amazônia, ou ainda acreditam que seja só mato ou então muito caro.
Pasmem: havia mais gringos do que Brasileiros por lá! Mas sabem de uma coisa? Viajar para a Amazônia sai muito mais barato do que viajar para o Nordeste!
É claro que o cenário é totalmente outro, na Amazônia você estará em contato com o verde da natureza e com a água doce dos rios.
Qual cidade-base utilizar para chegar até a Amazônia?
Como muitos sabem, a Amazônia é o pulmão do nosso planeta (então vamos preservar, galera!), e um planeta tão grande como o nosso tem que ter um pulmão grande, não é mesmo? Portanto, quando falamos em viajar para a Amazônia, podemos estar falando em viajar a partir de diversos lugares!

Aqui pelo Brasil, dois dos principais locais escolhidos pela galera que viaja para a Amazônia são Alter do Chão, no estado do Pará, e Manaus, capital do estado.
Nós escolhemos Manaus e não temos nenhuma reclamação. Agora já estamos visando, como próximo destino, ir conhecer pela vista de Alter do Chão!
Qual a melhor época para visitar a Amazônia?
Logo de cara, chegando em Manaus, ficamos sabendo que a região só tinha praticamente duas estações: numa chovia, na outra não. Porém as duas eram quentes.

A época em que você visitará depende muito do seu gosto, já que o cenário é completamente moldado e diferente de um para outro.
Entre março e agosto, acontece a estação de cheia, quando os rios atingem sua alta, preenchendo os braços e deixando ainda melhor a experiência de um passeio de barco pelos igarapés. Nessa época, os animais também ficam mais ativos.
Entre setembro e fevereiro, ocorre a estação de seca, quando o nível do rio diminui consideravelmente e dá lugar a lindas praias de areia branca e água doce. Esta época também é melhor para realizar a focagem de jacarés.
Não tenho recomendação entre uma ou outra, na verdade, se puder, vá nas duas estações!
Onde se hospedar?
Em questão de hospedagem, Manaus oferece inúmeras opções e tem para todos os gostos.
Há hotéis dentro da própria cidade de Manaus, onde é possível realizar todos os passeios da mesma forma e curtir a beleza dessa mata tão rica durante o dia todo.

Uma forma que considero mais interessante, e que com certeza tem um “quê” a mais, é a dos hotéis de selva, que ficam dentro da própria floresta. A beleza da floresta e o charme de suas cores e sabores ficam muito mais evidentes nesse tipo de hospedagem.
Mas, para os que não querem se aprofundar tanto assim nessa experiência mais roots, fique calmo: existem dois tipos de hotéis de selva por lá.
Para gente como a gente, que curte natureza, mas gosta de um conforto, energia elétrica e banho quente, há alguns hotéis que proporcionam tudo isso, sem deixar a desejar na experiência de estar no meio da floresta, como é o caso do hotel que ficamos, o Amazon EcoPark Jungle Lodge.
Para os mais roots, aventureiros que curtem o maior contato da natureza possível, banhos nos rios e dormir à luz das estrelas, tem os hotéis que ficam localizados mais pro meio da mata, que oferecem exatamente o que você está desejado.
De qualquer forma, a Amazônia é uma experiência incrível, válida para todos os gostos e com certeza inesquecível para todos que conhecem essa floresta absurdamente linda.
Viajar para a Amazônia: quais passeios fazer?
Ahhh… os passeios. Umas das partes mais importantes de toda a viagem. Fazer os passeios mais turísticos e os menos turísticos é tudo de bom.
Aqui selecionei os 5 melhores passeios para fazer na Amazônia:
5. Encontro das águas

Em quinto lugar, temos o encontro das águas. Esse é um lento e demorado passeio de barco até o encontro entre o Rio Negro e o Rio Amazonas. E quando eu digo “lento”, é lento mesmo. Se você está num hotel de selva, leva aproximadamente 3h pra ir até lá e 3h pra voltar.
O passeio vale mais a pena mesmo quando sai direto de Manaus, pois o tempo no barco é menor.
De qualquer forma, é muito indicado quando você vai passar mais do que 3 dias na Amazônia. Caso contrário, eu recomendaria outros passeios mais baratos e menos demorados.
4. Visita à tribo indígena

Tem coisa mais gostosa do que conhecer culturas novas? Com certeza, para um viajante, não. A gente basicamente vive disso, né? A visita à tribo indígena é um passeio incrível, apesar de muito rápido.
No passeio, cantamos, dançamos e conversamos com os índios. É possível apreciar essa cultura e conhecer cada detalhe e rituais sagrados, que esbaldam sorrisos, canções e muitas cores.
Por fim, dentro da própria tribo, é possível comprar souvenirs e artefatos feitos à mão. Compramos vários!!
3. Nadar com os botos

Meu terceiro lugar vai para o nado com os botos. Eita passeio gostoso! Entrar no Rio Negro e ver aqueles animais enormes e incríveis passando pela gente é uma sensação surreal. Todos os botos que vêm até nós são completamente selvagens e soltos na natureza. Eles vêm apenas por conta do peixe e ficam lá apenas enquanto tem comida.
O passeio em si é bem rápido e, como vocês podem imaginar, bem lotado. Sem contar que é o passeio mais caro que tem lá. Mas nada se compara à sensação que você tem dentro da água.
Com certeza, se você for para a Amazônia, esse passeio tem que estar na sua lista. Então já separa a grana e partiu nadar com os botos!!!
2. Focagem noturna jacaré
Um dos meus passeios favoritos lá foi, sem dúvida, a focagem noturna de jacaré. Acredito que esse passeio não é para todos, mas mesmo se não for sua praia, tente sair da sua zona de conforto e se aventurar, porque é realmente impressionante.

Uma dica preciosa: se você ficar em hotel de selva, há dois tipos desse passeio. O de barco, com o pessoal do hotel, que tem um motor alto e os jacarés fogem. Ou na canoa dos canoeiros que trabalham dentro do hotel, que é sensacional! Vá nesse, sério!
Mais uma dica preciosa (porque eu não guardo essas dicas só pra mim não): não pergunte do passeio com os canoeiros no hotel. Eles fazem isso à parte, meio que nas escondidas mesmo. Fale direto com os canoeiros da região.
Voltando ao passeio, que passeio, meus queridos. QUE PASSEIO! Você entra na canoa e se aventura no meio da floresta. Um breu que tu não enxerga um palmo à tua frente.
No meio do caminho, o canoeiro vai colocando uma luz no rio e aí tu consegue ver vários olhos de jacarés, brilhando em vermelho no meio daquele breu, com vários barulhos dos animais que ficam mais ativos à noite, como os grilos e sapos. E todo esse show ainda vem acompanhado, se você tiver sorte, dos raios das tempestades da floresta ao fundo.
Não tem como perder. Vale muito a pena. O preço é mais incrível ainda perto dos outros passeios. E é um show da natureza no meio das estrelas. Imperdível!!!
1. Nadar no Rio Negro no fim do dia

Meu TOP 1 vai para nadar no Rio Negro, no pôr do sol. Esse não é bem um passeio, já que você não precisa pagar para entrar no rio. Mas isso torna o mergulho ainda mais legal!
É um momento 100% seu, em que você está junto com a natureza, vendo o pôr do sol, sem horário pra voltar, sem turistas ao seu redor, só você, no meio daquele rio, com uma vista incrível. Além disso, o rio é quentíssimo e, ao mesmo tempo, te refresca daquele calorzão da Amazônia.
Em um mergulho, é possível sentir a natureza, a imensidão e a força de um lugar tão, tão, tão incrível!
Nosso país é demais. Temos paisagens deslumbrantes e é um prazer poder desfrutar de tudo isso que o Brasil nos oferece e sentir o poder da natureza num lugar como esse.
Antes de sair pelo mundão afora, recomendo muito que você se aventure nessa imensidão que é o nosso país.
Não saia daqui sem antes respirar o ar puro ou mergulhar no rio da grandiosa Amazônia!
Espero que vocês tenham gostado e que meu texto tenha feito nascer ou florescer mais ainda uma vontade de conhecer a Amazônia!
Se vocês quiserem ver mais um pouco sobre a minha viagem, tenho mais fotos em meu instagram e um stories fixado, com muita coisa legal! Me segue lá: @_leoazevedo
Espero voltar com mais novidades em breve.
Do mundo pro mundo,
Léo.