O que fazer no Rio de Janeiro: fugindo de roteiros prontos

Up To Travl > Parceiros > O que fazer no Rio de Janeiro: fugindo de roteiros prontos

Todos sabemos que o Rio de Janeiro possui muitas opções de passeios, pontos turísticos, bares, restaurantes, praias e baladas! Confira o que fazer no Rio de Janeiro, para aproveitar ao máximo as atrações turísticas da cidade.

Além dos folders, pacotes de viagem, vida noturna e roteiros das agências de turismo, o Rio de Janeiro oferece uma fonte imensa de caminhadas ao ar livre, aventuras para todos os gostos, trilhas leves e pesadas, praias escondidas e mirantes tão incríveis que até mesmo os próprios “cariocas da gema” desconhecem.

Se vocês, assim como eu, apreciam uma bela paisagem, um contato maior com a natureza, um refúgio menos badalado para contemplação e, é claro, boas molduras para fazer aquelas fotos de “cair o queixo” nas redes sociais, fiquem ligados nas dicas sobre o que fazer no Rio de Janeiro, muitas vezes um horário diferenciado pode mudar tudo!

Confira 10 dicas sobre o que fazer no Rio de Janeiro

1. Amanhecer no Mirante Dona Marta e Estrada das Paineiras

São 360m de altura que proporcionam uma vista incrível contendo Cristo Redentor, Lagoa Rodrigo de Freitas, Pão de Açúcar e Baía de Guanabara. O acesso é fácil e tem estacionamento no local. O número de visitantes nessa hora para ver o show do sol nascer aumentou mas você ainda foge da multidão ao longo do dia.

E não é só o mirante que requer uma visita. A própria estrada que dá acesso ao local proporciona uma bela moldura para clicar. Muita gente aproveita esse caminho para caminhada e corrida.

2. Pôr do Sol no Museu do Amanhã e Mural Etnias

Situado na nova zona portuária, o Museu do Amanhã já virou parte do novo cartão postal do rio: a Praça Mauá. O belo pôr do sol mostra que o museu não é atrativo apenas por dentro, mas também por fora!

O mural Etnias também é uma ótima dica de o que fazer no Rio de Janeiro. Esse imenso painel fica situado ao lado do Museu do Amanhã. Com 15m de altura e 170m de extensão, os grafites formam uma bela moldura dada pelo artista Eduardo Kobra durante a época dos jogos olímpicos, e rende belíssimas fotos.

3. Amanhecer na Vista Chinesa e trilha da Pedra da Proa

Situado na Floresta da Tijuca, subindo pela Estrada Dona Castorina, o mirante em estilo chinês proporciona uma vista linda da zona sul do Rio e fica bastante cheio durante o dia. Então, por que não visitá-lo mais cedo, fugir da multidão e assistir mais um show do astro rei iluminando a Cidade Maravilhosa?

Continuando a subida a partir da Vista Chinesa, ao lado da Mesa do Imperador, temos o início da trilha até a Pedra da Proa. A trilha é leve e dura cerca de 25min. Vale a pena ou não?

4. Parque Nacional da Tijuca: Cascata Taunay e Mirante da Cascatinha

Outra dica sobre o que fazer no Rio de Janeiro, é visitar o Parque Nacional da Tijuca. O acesso ao parque é fácil através da entrada principal na Praça Afonso Viseu e possui muitas outras atrações como trilhas e locais para piqueniques e churrascos. E por que não ver a cascatinha do alto de um deck que nos oferece uma bela vista? A trilha é leve e seu início é ali mesmo no estacionamento da cascata, 25 min e está lá!

5. Mirante dos Caetés e Prainha de Grumari

A famosa praia de Copacabana está lotada? Que tal um paraíso longe do tumulto para relaxar? A bela Prainha fica situada entre o Recreio e Grumari (zona oeste) e também é considerada o melhor local de surf do Rio.

O Parque Municipal da Prainha logo em frente nos oferece um mirante com uma bela vista para a região. A trilha é considerada leve e bem sinalizada, com uma vista deslumbrante.

6. Trilha do Morro Dois Irmãos e Mirante do Leblon

A comunidade do Vidigal é bastante conhecida por suas festas e seu visual incrível, basta pegar a Kombi (R$5,00) e saltar no início da trilha. Leva em torno de 45 a 60min e possui vários pontos sensacionais para clicks!

Ao sair da trilha, de volta à entrada da comunidade do Vidigal, siga andando pela orla até o belo Mirante do Leblon. De lá, você visualiza o Morro Dois Irmãos de um lado (sim, você estava lá em cima) e a orla do Leblon do outro. Relaxar na praia é válido, também né?

7. Parque Lage e Pôr do Sol na Lagoa Rodrigo de Freitas

Parque Lage é bem conhecido, certo?! Então a dica é aproveitar a ida mais para o fim da tarde e esticar até a Lagoa Rodrigo de Freitas para uma bela caminhada e achar o ponto perfeito para admirar a paisagem e de quebra tirar belas fotos.

A localização específica é próximo aos patinhos, bem em frente ao Palaphitas da Lagoa. Do outro lado do horizonte o sol se pondo em meio ao Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea é imperdível!

8. Parque da Catacumba: Mirante do Urubu e Mirante do Sacopã

Localizado bem em frente à Lagoa Rodrigo de Freitas, próximo ao posto “casca de ovo”, o Parque da Catacumba é uma reserva ecológica que rende boas lembranças.

As trilhas são bem leves, tranquilas e bem sinalizadas, leva apenas 25min para completá-las. O Mirante do Urubu nos dá uma boa visão da lagoa principalmente com o Cristo Redentor ao fundo. Já o Mirante do Sacopã nos revela a outra parte da Lagoa com o Morro Dois Irmãos e Pedra da Gávea ao fundo. Um visual imperdível!

9. Travessia das Praias Selvagens – Barra de Guaratiba

Trilhar é bom, praia também. Trilhar com belas praias mais desertas pelo caminho é melhor ainda, né? Praias quase intocadas de águas limpas, com início próximo à praia de Grumari, passa-se pelas Praias do Inferno, Funda, Meio, Perigoso e das Conchas (ou inverso).

Fica a dica para visitar a famosa Pedra da Lua e Pedra da Tartaruga também. Reserve de 4 a 5 horas para aproveitar bem essa aventura!

10. Mirante do Joá e Pôr do sol na praia da Joatinga

No Mirante do Joá, é possível observar o morro Dois Irmãos, a praia de São Conrado, o elevado do Joá, a Pedra da Gávea, as ilhas Tijucas e uma imensidão de oceano Atlântico.

Já a praia fica dentro de um condomínio fechado e fica entre São Conrado e Barra da Tijuca. Então 10 minutos é o suficiente para percorrer os quase 300m de uma ponta a outra, apreciar ou até mesmo praticar um rapel. E pra fechar: pegar mais um sunset incrível!

Agora, que vocês já sabem o que fazer no Rio de Janeiro, é só montar o roteiro, arrasar nas fotos e nos contar sua experiência.

Ah! Apenas para incentivar: todos os locais citados acima possuem acesso gratuito e vocês não vão gastar nada além de transporte!

Se você gostou do meu artigo e quiser ver um pouco mais sobre as minhas viagens e aventuras é só me seguir no instagram: @na7hann.

Até a próxima!

Nathan é de Goiás, mas mora no Rio. Formado em engenharia elétrica, ele ama trilhas, viagens, natureza e conhecer pessoas. Já concluiu mais de 300 trechos de avião, 20.000 km de carro, visitou 10 países, 15 estados brasileiros e mais de 100 trilhas dentro e fora do Brasil. Resumindo: é viciado em aventura!

Related Posts