Férias de Julho: 9 melhores destinos para o mês

Up To Travl > Feriados > Destinos no Brasil para o Feriado > Férias de Julho: 9 melhores destinos para o mês

Você finalmente conseguiu programar seu merecido descanso para julho, mas ainda não tem noção para onde ir? Está buscando opções de destino tanto no Brasil quanto no exterior, mas ficou confuso – ou confusa – em meio a tantas possibilidades? Calma que a gente vai te ajudar a garantir que suas férias de julho sejam um sucesso!

Isso mesmo, separamos 9 lugares ótimos para conhecer nas férias de julho: tem alternativa para quem gosta de calor, para quem ama frio, para quem não pode gastar muito e para aqueles que querem visitar outros países. Continue lendo para descobrir:

9 lugares incríveis para aproveitar as férias de julho

• Férias de 7 dias

1. Lençóis Maranhenses (MA)

Lençóis Maranhenses é uma ótima opção de destino para as férias de julho

Quer curtir o calor e o sol da região nordeste nas férias de julho? Então aposte nos Lençóis Maranhenses, o extenso parque nacional de conservação ambiental que perpassa três municípios do Maranhão, fica a cerca de 270 km da capital São Luís e conta com lagoas, mangues, dunas e restingas.

O meio do ano é a época ideal para ir para lá, já que no primeiro semestre as chuvas quase não dão trégua. Até setembro as lagoas ainda estão bem cheias, o que garante ótimos passeios e paisagens maravilhosas!

As principais atrações dividem-se entre as cidades de Santo Amaro, Atins e Barreirinhas (que tem a melhor infraestrutura na região para receber os visitantes). Em Barreirinhas, não deixe de ir no Circuito Lagoa Bonita e no Circuito Lagoa Azul – ambos contam com dunas emoldurando as lagoas cristalinas e formam cenários de tirar o fôlego!

2. Curitiba (PR)

Curitiba é um destino para suas férias de julho e para aproveitar o friozinho

Clima cosmopolita e uma ótima infraestrutura é o que te espera em Curitiba. Se você é fã de um friozinho não muito rigoroso, já achou seu próximo destino.

E o que fazer em Curitiba? Dá para conhecer vários pontos turísticos em um roteiro de 7 dias: o Jardim Botânico, que é um dos principais cartões-postais da capital, e de andar por alguns dos muitos bosques da cidade, como o Bosque de Portugal, o Bosque Alemão e o Bosque do Papa.

Já passeios voltados para a arte e a cultura, o MON – Museu Oscar Niemeyer é parada obrigatória. Outra dica importante: julho é o mês do Festival de Inverno no Centro Histórico de Curitiba, evento que conta com música, cinema ao ar livre e stands com o melhor da gastronomia da região!

3. Santiago e Valle Nevado (Chile)

Se o que você quer nas férias de julho é curtir o frio, ir para o exterior e não extrapolar nos gastos, considere visitar o Valle Nevado, estação de esqui que fica a cerca de 50 km de Santiago, a capital chilena.

Se quiser curtir um pouco de frio nas próximas férias, Santiago é o destino ideal

No meio do ano, há neve em abundância na Cordilheira dos Andes e as condições para a prática de esportes de frio são ideais, mas se prepare para encarar a alta temporada, com filas, aglomerações de pessoas e preços um pouco mais elevados.

Mesmo assim, dá para aproveitar bastante com uma programação de 7 dias: comece por Santiago, metrópole repleta de museus, parques e passeios ao ar livre, e depois faça o trajeto até o Valle Nevado, que é a estação com a melhor infraestrutura de hospedagem (os melhores restaurantes, spas e hotéis da região estão por lá!).

Além do esqui, também é possível praticar snowboard, passear de teleférico, degustar os sempre ótimos vinhos chilenos e curtir um belo pôr do sol recortado pelas montanhas no Valle Nevado. Inesquecível!

Aliás, confira aqui um post completo sobre o que fazer em Santiago:

Turismo em Santiago, roteiro de 2 dias para conhecer a cidade

• Férias de 15 dias

4. Serras Paulistas (SP)

Você não abre mão de aproveitar o friozinho em julho, mas está com o orçamento um pouco apertado? Uma boa opção é traçar um roteiro entre as cidades das Serras Paulistas e conhecer o melhor que cada uma tem a oferecer!

Se quer curtir o frio e aproveitar um festival de inverno, as Serras Paulistas são o que procura!

A badalada Campos do Jordão é, sem sombra de dúvidas, a mais famosa entre as cidades serranas. O centrinho do município, conhecido como Capivari, concentra a maioria do agito e está repleto de lojas de chocolates.

Outras atrações bem legais são o Palácio Boa Vista, o passeio de teleférico no Morro do Elefante e a visita guiada na fábrica da Cervejaria Baden Baden. Campos do Jordão também tem seu Festival de Inverno, que acontece ao longo do mês de julho e é considerado o maior festival de música clássica da América Latina.

Já a cidade de Cunha, por outro lado, costuma ser mais tranquila e é ideal para quem gosta de sossego em meio às serras. Além do clima, a charmosa cidade conta com trilhas, cachoeiras e um lindo campo de lavandas que proporciona uma paisagem incrível.

Por fim, inclua na sua programação de férias uma visita a Santo Antônio do Pinhal, município vizinho de Campos do Jordão. A cidade, localizada em plena Serra da Mantiqueira, tem ótimos restaurantes e está cheia de espaços ao ar livre, como jardins, mirantes e praças.

5. Goiânia, Caldas Novas e Rio Quente (GO)

O Centro-Oeste brasileiro também merece ser lembrado nas férias de julho! Se você já conhece Bonito e o Pantanal, aposte em Goiás como seu próximo destino – você não vai se arrepender.

O Centro-Oeste brasileiro também merece ser lembrado nas férias de julho!

Comece sua viagem pela capital Goiânia, que tem ótimos programas culturais como o Centro Cultural Oscar Niemeyer, espaço que abriga exposições de arte e recebe shows de música e sessões de cinema.

Depois de passar alguns dias na cidade, vá para o sul do estado para conhecer a maior estação hidrotermal de todo o mundo, que fica nas cidades de Rio Quente e Caldas Novas – julho é o melhor mês para ir à região.

Rio Quente abriga o Hot Park, que é um dos maiores parques aquáticos de águas quentes do mundo e tem atrações como tirolesa, mergulho, passeio de caiaque e escorregador gigante.

Caldas Novas, por sua vez, é mais conhecida e recebe a maioria dos turistas –  são cerca de 3 milhões de visitantes ao longo do ano! Os destaques na cidade são os parques aquáticos, como o Lagoa Termas Parque e o diRoma Acqua Park. Também vale a pena visitar o Jardim Japonês, o Monumento às Águas e a Cachaçaria Vale das Águas Quentes.

6. Canadá

Canadá é um destino internacional, mas ótimo para as férias de julho, e curtir as férias de verão.

O Canadá é um país verdadeiramente encantador! Em julho, as temperaturas estão mais altas e os dias são mais longos – anoitece bem mais tarde, o que possibilita ficar por mais tempo em passeios ao ar livre.

Dia 1º é comemorado o principal feriado da nação, o Canada Day, que celebra a unificação das colônias e o “nascimento” do país. Nesse dia, as ruas das principais cidades ficam lotadas e são palco de shows de música ao vivo e de queima de fogos de artifício.

Além disso, julho também é a época dos “summer festivals”, os festivais de verão. Ottawa recebe o Bluesfest, que em 2019 chega à sua 25º edição, Québec tem o Festival d’été, e Toronto abriga o Beaches Jazz e o Afrofest, focados, respectivamente, no jazz e na música africana.

• Férias de 30 dias

7. Fortaleza e litoral cearense (CE)

Tanto Fortaleza quanto as cidades litorâneas próximas estão bem agradáveis ao longo de julho. Nessa época, por incrível que pareça, o verão já começa a dar as caras de novo: o céu fica azul, as temperaturas se mantêm estáveis entre 24 e 30ºC e a probabilidade de chuva é bem baixa.

Tanto Fortaleza quanto as cidades litorâneas próximas estão bem agradáveis ao longo de julho

A capital cearense é rica em praias e atrações e tem lugares como o Theatro José de Alencar, o Dragão do Mar, que é um dos maiores centros culturais de todo o Brasil, o Museu do Ceará e o Mercado Central de Fortaleza.

Além de todas essas possibilidades, julho também o mês da Fortal, um dos principais carnavais fora de época do país. Em 2019, o evento ocorre de 25 a 29 de julho e terá atrações como Bell Marques, Ivete Sangalo e Harmonia do Samba.

Saindo de Fortaleza, Jericoacoara é um dos grandes destaques da região. A praia de Jeri (como costuma ser chamada) já foi considerada uma das mais belas de todo o planeta e tem um cenário lindo, repleto de dunas. Outros lugares imperdíveis no litoral cearense são a Praia de Cumbuco, em Caucaia (a apenas 30 km de Fortaleza), e a Praia de Canoa Quebrada, que faz parte do município de Aracati.

8. Amazonas

Julho é um ótimo mês para desbravar o estado do Amazonas

Julho é um ótimo mês para desbravar o estado do Amazonas, no norte do Brasil. A capital, Manaus, costuma ser quente o ano inteiro, mas no meio do ano as temperaturas estão um pouco mais amenas e as chuvas ocorrem em menor volume.

Em Manaus, algumas paradas obrigatórias são o famoso e imponente Teatro Amazonas, o Palacete Provincial, e o Bosque da Ciência, um ótimo passeio ao ar livre num espaço que é a morada de espécies ameaçadas de extinção.

Partindo de Manaus, é possível desbravar o coração da Amazônia e presenciar espetáculos naturais como o Encontro das Águas entre os rios Negro e Solimões e conhecer o Parque Nacional Anavilhanas, que tem centenas de ilhas em meio a uma biodiversidade riquíssima.

Dá uma olhada nessas dicas incríveis do nosso parceiro Nathan, sobre férias em Manaus:

Por que você deve viajar para a Amazônia?

9. Noruega

Julho é um dos melhores meses para conhecer todos os encantos da Noruega.

Julho é um dos melhores meses para conhecer todos os encantos da Noruega. A chegada do verão traz consigo temperaturas mais amenas e condições ideais para passear por todos os encantos naturais do país, como os fiordes, que são entradas marítimas em meio às formações rochosas.

Um dos mais conhecidos fiordes noruegueses é o Fiorde de Geiranger, que já está na lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO e tem cerca de 15 km de comprimento. Outro símbolo do país é a Preikestolen, a “Pedra do Púlpito”, que tem uma queda de mais de 600 metros de altura e recebe muitos turistas todos os dias.

A capital Oslo está cheia de museus, como o Museu Munch, galerias de arte e maravilhas arquitetônicas, como o Parlamento Norueguês. Já Begin é envolta por montanhas e abriga em seu centro histórico lindas casas de madeira que são atrações à parte em meio a todas as belezas do país.

Essas foram as nossas dicas de destinos para curtir as férias de julho!

Como você pôde ver, apesar de julho ser um mês tradicionalmente de alta temporada, ele é também a melhor época para visitar muitos lugares no Brasil, como os Lençóis Maranhenses, e no mundo, como o Valle Nevado. Além disso, os festivais de inverno – e de verão, no hemisfério norte – também estão bombando neste período, então aproveite!

O que achou das nossas sugestões? Sabe de algum passeio que não mencionamos, mas que merece ser feito em julho? Então conta pra gente nos comentários e não deixe de compartilhar esse post com aquela pessoa que ainda não sabe para onde ir durante as férias no sétimo mês do ano!