Como economizar em Barcelona: 5 dicas de quem mora na cidade

Up To Travl > Parceiros > Como economizar em Barcelona: 5 dicas de quem mora na cidade

Olá, viajantes! Estou de volta e nesse post vou responder uma das perguntas mais frequentes que ouço. Como moro na cidade, é normal me perguntarem “Como economizar em Barcelona?” e por isso decidi dar minhas dicas de sucesso para você aproveitar a viagem gastando pouco.

Vivo há dois anos em Barcelona e, ao longo do tempo, fui conhecendo a melhor maneira de visitá-la sem gastar muito. Afinal, viajar para a Europa é gastar em euro, né?

Mas posso afirmar que é possível, sim, realizar uma incrível estada na cidade e economizar bastante. Por isso, selecionei 4 dicas importantes que farão toda a diferença na hora de planejar a sua viagem. Vem comigo!

5 maneiras de como economizar em Barcelona:

1. Hospedagem

O primeiro passo para conseguir economizar em Barcelona é a escolha do hotel. Como em muitas cidades do mundo, a melhor maneira de encontrar hotéis mais baratos é pela localização – quanto mais longe do centro, melhor. Em Barcelona, não é diferente.

A primeira dica para economizar em Barcelona é se hospedar em uma região mais afastada da cidade

Por ser uma cidade muito bem integrada com os meios de transporte, é vantajoso escolher um local menos central, como a região de Sants ou por Poble Sec.

Uma boa ideia também é ir um pouco mais longe, até Poblenou e Diagonal Mar.

Caso você queira um hotel mais central, a melhor maneira de economizar é reservar com antecedência de 4 ou 6 meses. Assim, você consegue encontrar os melhores hotéis, com um preço mais baixo.

Meus bairros favoritos para se hospedar são o bairro Gótico, um dos bairros mais tradicionais da cidade, e Barceloneta, que está pertinho da praia. A vantagem é que eles estão muito bem localizados na cidade, perto de diversos pontos turísticos.

Se para você não é importante ter um café da manhã completo, escolher um hotel que não tenha a refeição incluída pode te ajudar a economizar na diária. Em Barcelona, existem inúmeros cafés com um preço bem em conta – o ideal é você pesquisar o bairro para encontrar boas opções.

2. Alimentação

Como já comentei em meu post sobre as 4 razões para planejar uma viagem para Barcelona, a comida catalã é deliciosa e você consegue se alimentar muito bem, gastando pouco!

A segunda dica de como economizar em Barcelona é a alimentação: procure pelos menús do dia

Uma das formas de economizar na alimentação é fazer do seu almoço a principal refeição do dia. Para isso, uma boa ideia é investir nos menús do dia.

Um menu típico é composto por entrada, prato principal e sobremesa. Além disso, muitas vezes os estabelecimentos incluem até a bebida.

O gasto médio dos menús do dia pode variar, dependendo do local escolhido. Em locais muito turísticos, como Las Ramblas ou Sagrada Família, os preços são bem mais caros do que em outras regiões.

Por isso, minha dica é: na hora de comer, sempre pesquise lugares não tão próximos das atrações. E não se preocupe, isso não será uma tarefa difícil, pois a cidade de Barcelona é um polo gastronômico e existem milhares de opções de restaurantes para você escolher.

3. Locomoção

O transporte público é um dos principais fatores que contribuem para a economia da viagem. Barcelona possui um sistema integrado de transporte público excelente, com diversos metrôs, ônibus, trem ou tranvias por todos os lados. Onde você estiver, haverá uma maneira de ir e vir pela cidade.

Além disso, existem diversos pontos turísticos próximos uns do outros, o que possibilita conhecê-los à pé. É uma experiência única caminhar pelas ruas de Barcelona e ir conhecendo a cidade, eu recomendo!

Veja a seguir as melhores escolhas de ticket para sua viagem:

A terceira dica de como economizar em Barcelona é em relação a locomoção: vá de transporte público
  • T-10: não é um bilhete de uso individual e pode ser compartilhado com mais de um passageiro. É válido por 10 viagens, incluindo metrô, ônibus, trens metropolitanos, funicular e bonde (tram). Além disso, permite trocar de transporte público, em um prazo de 75 minutos, a partir da primeira viagem.
  • T- DIA: é um passe para uso individual, ou seja, válido para apenas um passageiro. Esse ticket permite um número ilimitado de viagens, dentro do período para o qual é válido, e pode ser utilizado no metrô (inclusive no metrô do aeroporto), ônibus, trens metropolitanos, funiculares (incluindo o funicular de Montjuïc) e bonde (tram).

A validade do passe começa a contar a partir do momento da sua ativação e há quatro tipos diferentes:

  • passe para 2 dias (48 horas)
  • passe para 3 dias (72 horas)
  • passe para 4 dias (96 horas)
  • passe para 5 dias (120 horas)

Barcelona é uma das poucas cidades em que você pode ir da cidade até ao aeroporto e vice-versa, por meio de transporte público. Para esse trajeto, você pode utilizar o Billete aeropuerto (Bitllet aeroport), uma passagem individual que te leva aos dois terminais de Barcelona. Ou então, basta utilizar o seu T- Dia.

4. Pontos turísticos gratuitos

Existem diversos pontos turísticos gratuitos que você não pode deixar de conhecer em sua viagem para Barcelona.

• Catedral de Barcelona

A Catedral de Barcelona é uma dica de passeio gratuito

Conheça gratuitamente algumas partes da Catedral, em diversos horários pela manhã e um horário à tarde. A vantagem é que você consegue visitar um dos principais pontos turísticos de Barcelona sem pagar nada, mas a desvantagem é que, durante esses horários, existe uma concentração grande de visitantes.

Os horários de visita gratuita são:

  • De segunda a sexta, das 8h às 12h45 (claustro: das 8h30 às 12h30) e das 17h45 às 19h30 (claustro: das 17h45h às 19h)
  • Sábados, das 8h às 12h45 (claustro: das 8h30 às 12h30) e das 17h15 às 20h (claustro: das 17h15 às 19h)
  • Domingos e feriados, das 8h às 13h45, unicamente para a celebração da missa. O claustro é aberto para visitas turísticas das 8h30 às 13h e das 17h15 às 19h

• Cripta da Sagrada Família

A Sagrada Família é quase parada obrigatória em Barcelona. Mas o que muita gente não sabe é que é possível conhecer a Cripta da atração gratuitamente.

O acesso é realizado por um portão metálico, que fica logo à esquerda da bilheteria, na rua Sardenya. Porém, fique atento aos horários de funcionamento, pois são bastante restritos.

  • De segunda a sábado, das 9h às 10h e das 18h às 21h.
  • Domingos e feriados, das 9h às 14h e das 18h às 21h.

• Fonte Mágica

A Fonte Mágica é um dos espetáculos mais lindos da cidade!

A Fonte Mágica é um dos espetáculos mais lindos da cidade! Com seu jogo de música e luzes, coordenado com o movimento dos jatos de água, deixa todo mundo simplesmente apaixonado.

O espetáculo pode ser visto gratuitamente depois que o sol se põe. Como na Europa isso pode acontecer entre 18h e 22h, é importante estar atento à época do ano em que você visitará a cidade.

De novembro a março, o espetáculo acontece de quinta a sábado, entre 20h e 21h. A fonte costuma fechar para manutenção em 6 de janeiro e só volta a abrir na metade de fevereiro.

De abril a maio o espetáculo acontece de quinta a sábado, entre 21h e 22h. De junho a setembro, o espetáculo acontece de quarta a domingo, entre 21h30 e 22h30. Em outubro, o espetáculo acontece de quinta a sábado, entre 21h e 22h.

Bom, acredito que, depois dessas dicas, você vai conseguir visitar a cidade gastando pouco e aproveitando muito! 

Se quiser mais dicas sobre como economizar em Barcelona ou sobre meu dia a dia vivendo lá, siga meu Instagram @sua.proxima.parada.

Até a próxima, viajantes!

Há dois anos, ela decidiu se mudar para Barcelona pela vontade de conhecer o mundo através dos próprios olhos. Aventureira, curiosa e louca por viver a vida, descobrindo novos lugares, gostos e sensações, ela compartilha essa paixão e te ajuda a ter a melhor experiência em sua próxima viagem!

Related Posts