O que fazer em Barcelona: os 4 melhores passeios e atrações turísticas gratuitas

Up To Travl > Roteiros > Roteiro Cultural > O que fazer em Barcelona: os 4 melhores passeios e atrações turísticas gratuitas

Olá viajantes! 

Barcelona é perfeita para caminhar e se perder. Por ser uma cidade onde a arquitetura é um de seus pontos fortes, onde quer que você vá, estará diante de uma construção lindíssima e muitas vezes extremamente tradicional além disso há muitoo que fazer em Barcelona.

Apesar da maioria de suas atrações serem pagas, há diversos locais que podem ser visitados de maneira gratuita, ou que você poderá passear por este local e observar tudo à sua volta e experienciar a alma de Barcelona.  

Neste artigo, vou contar para vocês o que fazer em Barcelona, são 4 passeios e atrações turísticas gratuitas, mas que são extremamente obrigatórios ao visitar a cidade. 

Confira quais são os 4 passeios e atrações turísticas gratuitas para fazer em Barcelona:  

1. Passeig de Gràcia

Passear pela avenida Passeig de Gràcia é ter contato com alma mais luxuosa de Barcelona. Onde você poderá encontrar as melhores lojas e também os prédios mais históricos da cidade, como a Casa Batlló e a La Pedrera ou Casa Milà

O que conhecer?

A Casa Batlló é uma parada obrigatória ao caminhar pelo Passeig de Gracia, pois é uma das obras mais importantes e impressionantes do Antoni Gaudí. A sua fachada se tornou um dos marcos da cidade e o seu significado possui diversas interpretações, porém a mais utilizada, é a sua referência a Sant Jordi ou São Jorge e a sua espada atravessando o corpo do dragão. 

Além disso, em dias especiais como no dia de Sant Jordi (padroeiro da cidade) e no Natal, a fachada da Casa fica completamente temática e iluminada. 

É impossível não se surpreender com a beleza e a arquitetura do local. Porém, para conhecer o seu interior é necessário pagar. Caso tenha interesse em conhecer, a Casa Batlló abre de 9:00h a 21:00h todos os dias do ano.

Ao lado da Casa Batlló está a Casa Amatller, uma construção modernista do famoso arquiteto Puig i Cadafalch. O dono da casa era Antoni Amatller, que era um industrial do chocolate e comprou a casa para que fosse sua residência. Por isso, a fechada possui diversas referências ao chocolate, como o formato quadriculado do seu teto. 

Observar a riqueza de detalhes da sua fachada é o que encanta à todos os turistas. Caso você não queira pagar a visita ao seu interior no valor de 19 euros, é possível visitar o café que está situado dentro da casa. Nele você poderá ver um pouquinho do interior da Casa Amatller, além de se deliciar com um chocolate quente, uma especialidade da casa.

Outro ponto turístico que você poderá conhecer ao caminhar pelo Passeig de Gràcia é a casa Lleó Morera. Construída a pedido de um industrial burguês a um arquiteto famoso da época.

Hoje a casa Lleó Morera abriga uma loja de luxo em seu andar de baixo, e infelizmente o seu interior não está aberto para visitação. Mas vale muito a pena olhar a sua fachada e a sua construção. 

As três casas mencionadas estão situadas no mesmo quarteirão e compõe a “Manzana de la Discordia” .

“Manzana” em espanhol significa tanto maçã como quarteirão, refere-se ao trecho onde as três casas modernistas e seus respectivos autores competiram entre si pelo título da mais bela. Cada uma com o seu estilo próprio, porém todas com o objetivo de demonstrar riqueza, superioridade e beleza. 

Portanto, ao passar por esse quarteirão, você poderá escolher qual delas é a sua favorita. 

Por fim, uma das casas mais visitadas e mais importantes do Passeig de Gracia é a Casa Milà ou La Pedrera.

A Casa Milà é uma das principais e mais inovadoras criações de Antoni Gaudí. Possui três fachadas, uma delas situada na famosa avenida, outra voltada para a rua Provença e a última, na esquina entre as outras duas fachadas. O projeto de Gaudí unificou as fachadas como se fossem uma só, com suas formas onduladas que se assemelham a uma rocha açoitada pelas ondas do mar. 

Como às demais casas, para conhecer o seu interior tem um custo à parte, na Casa Milà, o valor do ingresso é de 22 euros. Mas, acredito que só por poder contemplar a sua fachada e ver às suas diferentes formas já vale o passeio.

Como chegar?

A Casa Batlló encontra-se na Passeig de Gràcia, 43. A estação de metrô mais próxima é a Passeig de Gràcia nas linhas 2 (lilás), 3 (verde) e 4 (amarela). 

A Casa Amatller se encontra-se na Passeig de Gràcia, 41. A estação de metrô mais próxima é a Passeig de Gràcia nas linhas 2 (lilás), 3 (verde) e 4 (amarela).

A Casa Lleó Morera encontra-se na Passeig de Gràcia, 35. A estação de metrô mais próxima é a Passeig de Gràcia nas linhas 2 (lilás), 3 (verde) e 4 (amarela).

A Casa Milà ou La Pedrera encontra-se na Passeig de Gràcia, 92. A estação de metrô mais próxima é a Diagonal nas linhas 3 (verde) e 5 (azul).

2. Ramblas

Outra dica sobre o que fazer em Barcelona é conhecido por ser um dos passeios gratuitos mais deliciosos para se fazer. Las Ramblas é uma das principais avenidas da cidade, com pouco menos de um quilómetro de comprimento, começa na Plaça de Catalunya e termina no Mirador de Colom, que fica próximo ao Port Vell, o porto antigo de Barcelona. 

O que conhecer?

Mercado de la Boqueria 

Um dos pontos turísticos imperdíveis ao caminhar pelas Las Ramblas é o Mercat de la Boqueria (seu nome oficial é Mercat de Sant Josep). 

La Boqueria fica no centro da Las Ramblas e é o mercado municipal mais antigo de Barcelona, inaugurado em 1840. Nele você encontrará uma diversidade de produtos locais e além de frutas exóticas, frutos secos, jamón e embutidos, chocolates e doces. É o local perfeito para passear e desfrutar das iguarias. 

Mirador de Colom

O Mirador de Colom é um monumento dedicado a o Cristóvão Colombo. Ele fica situado no final da Las Ramblas, bem próximo ao Port Vell. Foi construído em 1888, por causa da grande reforma da orla de Barcelona. 

É um monumento alto e grandioso, com uma coluna de 60 metros de altura com o Cristóvão Colombo no topo apontando em direção às Américas. Observar o Mirador e o Port Vell é como voltar no tempo das navegações. É um local delicioso para caminhar e ver o porto antigo de Barcelona, com os barcos e cruzeiros chegando e partindo.

Aos domingos, é possível comprar antiguidades e produtos de artesãs locais com um preço bem em conta.

Como chegar?

Las Ramblas está situada no centro do Barcelona, entre os bairros de El Raval e o Barri Gòtic. Por isso, existem várias estações de metrô ao longo de Las Ramblas: a Plaça Catalunya, a Liceu e a Drassanes.

O Mirador de Colom está situado no final da Praça Catalunya, na estação de metrô Drassanes, da linha L3 (verde).

3. Parque da Ciutadella (Parc de la Ciutadella)

O Parc de la Ciutadella, é um dos parques mais importantes e também um dos mais antigos de Barcelona. Foi construído para a Exposição Universal de 1888

É o passeio ideal para se fazer aos domingos ou em um dia ensolarado, pois é o local perfeito para passar a tarde deitado no gramado lendo um livro ou fazendo um picnic. Mesmo sendo um local muito turístico, é muito frequentado por locais.

 O que conhecer ?

El carro de l’Aurora

Com certeza, o lugar mais bonito do parque é o monumento El carro de l’Aurora. No monumento trabalharam um dos melhores escultores da época, Josep Fontseré e o Antoni Gaudí colaborou em alguns elementos do desenho da cascata.

 Como chegar?

O Parque de la Ciutadella fica em um extremo da Ciutat Vella de Barcelona. As estações de metrô mais próximas são a Arc de Triomf na linha 1 (vermelha) e a Ciutadella / Vila Olímpica na linha 4 (amarela).

4. Parque de atrações Tibidabo (Parc d’Atraccions Tibidabo)

No alto da serra de Collserola, à direita da Torre de Collserola, está o Parc d’Atraccions del Tibidabo, o parque de diversões de Barcelona. 

Para mim, é um dos melhores lugares para ter uma vista panorâmica de Barcelona.

O que conhecer ?

Temple Expiatori del Sagrat Cor

Espero que essas dicas te ajudem a conhecer o que fazer em Barcelona.

O Templo Exploratório do Sagrat Cor é uma obra do arquiteto Enric Sagnier, mas finalizada pelo seu filho Josep Maria Sagnier i Vidal em 1961.

A entrada do Templo é gratuita e te possibilitar ter uma vista ainda mais privilegiada de Barcelona. Caso você queira ir ao topo do Templo é necessário pagar 3 euros. 

Parque de atrações Tibidabo

Um dos mais tradicionais parques de atrações infantis da cidade, é o local ideal para ir com a família e aproveitar o dia. O site oficial do Parc d’Atraccions Tibidabo oferece todas as informações sobre os preços e os horários de funcionamento do parque. 

Como chegar?

Existem diferentes formas de subir no Tibidabo:

  • Ônibus direto T2A

Saindo da Plaça de Catalunya do ponto que existe na esquina com a Rambla Catalunya, em frente da Cajamadrid. Funciona a partir das 10:15h nos dias de funcionamento do parque.

  • Trem e funicular do Tibidabo

Pegue o trem que é operado pelos Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya (FGC) na Plaça de Catalunya em direção a Avinguda Tibidabo.

Saindo da estação Avinguda Tibidabo, você precisa se deslocar até a base do funicular do Tibidabo. Pode fazer isso no Tramvia Blau no ônibus número 196. A passagem do Tramvia Blau é paga à parte, porém o ônibus está integrado no sistema tarifário da cidade.

Espero que essas dicas te ajudem a conhecer o que fazer em Barcelona de uma maneira completa, sem gastar nenhum euro.

Me conta nos comentários qual dessas atrações e passeios te deixaram com mais vontade de conhecer.

Siga o meu Instagram @sua.proxima.parada para conhecer mais sobre o meu dia a dia na cidade e saber diversas dicas de viagens e curiosidades das cidades que conheci na Europa! Até a próxima!

Há dois anos, ela decidiu se mudar para Barcelona pela vontade de conhecer o mundo através dos próprios olhos. Aventureira, curiosa e louca por viver a vida, descobrindo novos lugares, gostos e sensações, ela compartilha essa paixão e te ajuda a ter a melhor experiência em sua próxima viagem!

Related Posts