Comidas do Japão – Parte 3: Quioto e Osaka

Up To Travl > Roteiros > Roteiro Gastronômico > Comidas do Japão – Parte 3: Quioto e Osaka

Olá viajantes, como prometido, voltei para encerrar minha série de posts sobre comidas do Japão para a Up To Travl. No post anterior, dei dicas sobre onde comer alguns dos pratos típicos do país na cidade de Tóquio e, agora, vou dividir com vocês um pouquinho de algumas das minhas experiências gastronômicas nas cidades de Quioto e Osaka. Então, já anota aí!

QUIOTO

Mercado Nishiki

A primeira dica de comidas do Japão é sobre um lugar que adorei, o mercado Nishiki! Ele fica no centrinho da cidade, é um passeio bem tradicional e turístico, mas, na minha opinião, é imperdível. O local é ideal para ver e experimentar uma variedade incrível das exóticas comidas japonesas. 

A primeira dica de comidas do Japão é sobre um lugar que adorei, o mercado Nishiki!

Ao mesmo tempo, entre as barraquinhas e os restaurantes, você também encontra algumas lojinhas bastante curiosas, o que torna o passeio ainda mais interessante.

É importante saber que em alguns momentos do dia o mercado pode ficar bem cheio, tornando o passeio até um pouco desagradável (pelo menos para quem gosta de olhar tudo com calma e sem o desconforto da multidão de gente!). 

Então, minha dica é ir pela manhã, entre 10h e 11h, explorar todo o local e depois aproveitar para almoçar por lá. A vantagem de estar no mercado logo cedo é que você consegue perceber quando está ficando mais movimentado e já pode ir procurando uma mesinha (que são poucas) para almoçar em algum dos seus restaurantes e evitar perder tempo nas longas filas de espera.

Meu destaque vai para a qualidade da comida e para os preços dos restaurantes do mercado. Achei realmente bem acessível e com ótimo custo-benefício. Para terem uma ideia, pedimos 4 pratos para compartilhar, além de cerveja e saquê e a conta ficou por volta de 5.000 yen (aprox. 45USD). Vale a pena, né?

Tradicional menu degustação: Kaiseki

Eu amo um menu degustação, então, óbvio, que eu estava muito ansiosa por este momento da viagem, rs!

O Kaiseki é a culinária japonesa por excelência. Um menu degustação caracterizado pela perfeição da sua preparação e elegante apresentação. São servidas pequenas refeições acompanhadas pelo chá verde (mas você pedir outra bebida também). 

Quioto é a cidade onde mais se encontram restaurantes especializados nesta experiência gastronômica refinada, vários, inclusive, são estrelados e precisam ser reservados com meses de antecedência. 

De modo geral, mesmo tratando-se de uma culinária mais refinada, os pratos prezam pela simplicidade do sabor e giram em torno de produtos naturais e ingredientes sazonais que são selecionados no auge do seu frescor e são cuidadosamente preparados para evidenciar o sabor daquele produto/ingrediente. Por isso, não espere encontrar molhos fortes ou temperos muito complexos.  

As duas experiências que eu tive foram bem parecidas e o que mais chamou a minha atenção foram as texturas das comidas e, especialmente de alguns peixes bem estranhos, rs!

É caro? Sim! Porém, como sou apreciadora desse tipo de experiência, sou suspeita para dizer, mas se estiver dentro do seu orçamento, recomendo muito que escolham e reservem pelo menos um restaurante deste estilo em Quioto, afinal, trata-se de conhecer não só a culinária local, mas também vivenciar tradições japonesas. 

Por fim, minha dica para não gastar tanto é conferir com antecedência se alguns dos restaurantes que você selecionou abrem para o almoço, pois muitos dos que eu tinha na minha lista ofereciam um menu degustação com preço consideravelmente menor do que para o jantar. Então, pesquise!

Bônus – Cerimônia do chá

Apesar de não ser propriamente uma experiência gastronômica, mas pelo fato do chá matcha ser uma especialidade de Quioto e se tratar de algo muito tradicional da região, acho muito válida a recomendação!

Apesar de não ser propriamente uma experiência gastronômica, mas pelo fato do chá matcha ser uma especialidade de Quioto e se tratar de algo muito tradicional da região, acho muito válida a recomendação!

A cerimônia do chá não é feita apenas para saborear o chá, mas segundo os mestres, tem como objetivo trazer tranquilidade e o praticante experimenta um momento de paz.

Dura por volta de 1h30min e os rituais que estão associados a ela são muito curiosos e enriquecedores. 

OSAKA

Outra coisa que eu aprendi com meu guia durante a viagem e também comprovei experimentando, é que as melhores comidas do Japão tiveram sua origem em barracas de rua. Tá aí a explicação de eu ter adorado as barraquinhas e mercados de rua do Japão!

Não deve ser novidade pra você que no Japão as regras e ordem são muito importantes. Pois bem, o momento da refeição é levado muito à sério por lá, se aprende desde pequeno a ter modos e a se sentar e comer da maneira correta para demonstrar respeito aos alimentos que consomem.

No entanto, Osaka é diferente do resto do Japão! Para o povo de Osaka as aparências não importam tanto, eles querem mesmo é ser autênticos. Acho que esse foi, inclusive, o principal motivo pelo qual me apaixonei pela cidade. Além disso, Osaka é conhecida como a cozinha do Japão e o povo de lá é conhecido por comer muito e por gastar mais dinheiro com comida do que o resto dos japoneses. 

Outra coisa que eu aprendi com meu guia durante a viagem e também comprovei experimentando, é que as melhores comidas do Japãotiveram sua origem em barracas de rua. Tá aí a explicação de eu ter adorado as barraquinhas e mercados de rua do Japão! 

As comidas mais conhecidas mundialmente e que foram, inclusive, criadas em Osaka são: takoyaki e okonomiyaki (ambas são a marca registrada da cidade), kushikatsu (espetinhos fritos de todo tipo) e udon (macarrão de farinha de trigo). 

Para Osaka, minha dica é não deixar de provar nenhuma delas. A minha preferida foi o takoyaki, que consiste em uma massa a base de farinha que eles despejam em uma placa de ferro com semicírculos e adicionam pedaços de polvo e flocos de tempura. É uma festa de texturas e achei uma delícia!

Em segundo lugar eu coloco o okonomiyaki. Ele é feito com repolho, cebolinha, flocos de tempura, gengibre e uma massa de farinha que se coloca na chapa e depois se coloca o recheio (há diversos tipos), mas em Osaka eles adoram colocar tiras de carne de porco.

Com isso, termino esta série de comidas do Japão!

Espero que meus posts sobre as comidas do Japão tenham inspirado vocês e que possam servir para ajudá-los, de alguma forma, no planejamento da viagem para este país incrível!

Formada em direito, trocou o mundo corporativo pela maior paixão: planejar viagens! Ela está sempre pensando no próximo destino. Já morou no Canadá e no Chile, mas, desde 2017, mora em Buenos Aires. Já visitou mais de 33 países e dedica grande parte das suas viagens a conhecer bares e restaurantes! Além disso, é fundadora da plataforma @nplanosviagens, que presta serviços de assessoria online e personalizada para o planejamento de viagens mundo afora.

Related Posts