Carnaval de rua do Rio: os melhores blocos da Cidade Maravilhosa

Up To Travl > Feriados > Destinos no Brasil para o Feriado > Carnaval de rua do Rio: os melhores blocos da Cidade Maravilhosa

Animação, alegria, muita música, dança e purpurina pelas ruas da cidade: isso te lembra alguma coisa? Uma das festas mais populares do Brasil, o Carnaval de Rua do Rio já está se aproximando e a Cidade Maravilhosa promete ótimos dias de festa, como sempre!

Se engana quem pensa que o Carnaval da Cidade Maravilhosa acontece apenas na Sapucaí. Além do tradicional desfile das Escolas de Samba, a folia da capital carioca oferece várias outras atrações, incluindo os bloquinhos de rua, que são mais de 400.

Com data marcada para começar, dia primeiro de março, o carnaval de rua RJ se estende até a quarta-feira de cinzas, terminando no dia 6 de março.

Animou para o Carnaval de Rua do Rio? Prepare a sua fantasia e confira o roteiro que nós montamos para que você possa aproveitar ao máximos esses dias de muita folia e samba no pé.

Roteiro para curtir o Carnaval de Rua do Rio

Sexta-feira – 1 de março

Vai viajar passar o carnaval na Cidade Maravilhosa? Confira o nosso roteiro com os melhores bloquinhos do Carnaval de Rua do Rio!

Carmelitas – 13h

Já tradicional no Carnaval de Rua do Rio, o Bloco das Carmelitas é o primeiro ponto de parada do nosso roteiro de Carnaval. Abrindo a folia, eles desfilarão no dia primeiro de março às 13h, saindo da esquina da ladeira de Santa Teresa com Rua Dias de Barros.

Em 2019, o Bloco das Carmelitas comemora 29 anos de existência e a comemoração promente! As camisetas oficiais do bloco esse ano são assinadas pelo designer Luang Senegambia Dacach Gueye e já estão a venda.

Embaixadores da Folia – 18h

Quer curtir marchinhas e enredos de samba? O Embaixadores da Folia é o bloco certo para você. Eles desfilarão às 18h, no Buraco do Lume, que fica na região do Centro. Fundado em 2000, o bloco já faz parte do cenário do Carnaval da Lapa e certamente animará a primeira noite dessa festa.

Sábado – 2 de março

Vai viajar passar o carnaval na Cidade Maravilhosa? Confira o nosso roteiro com os melhores bloquinhos do Carnaval de Rua do Rio!

Cordão da Bola Preta – 7h

Nós não poderíamos montar um roteiro de carnaval de rua do Rio de Janeiro sem incluir o famoso Cordão da Bola Preta. A folia começará cedo no sábado, com o desfile desse bloco super tradicional, que acontece a partir das 7h, na Avenida Presidente Antônio Carlos, em frente ao Menezes Cortes.

O Cordão da Bola Preta é o bloco mais antigo da capital carioca, completou 100 anos no ano passado e continua arrastando multidões pelas ruas. Ao lado do Galo da Madrugada, do Carnaval de Recife, o Cordão da Bola Preta disputa pelo título de maior bloco de Carnaval do planeta.

Banda Sá Ferreira – 14h

Nosso próximo destino é Copacabana, no desfile da Banda Sá Ferreira. Ele acontecerá as 14h, na avenida Atlântica, esquina com a rua Sá Ferreira. A banda, que leva o nome da região de onde os seus criadores moravam, surgiu em 1971.

Domingo – 3 de março

Bangalafumenga – 8h

Vai viajar passar o carnaval na Cidade Maravilhosa? Confira o nosso roteiro com os melhores bloquinhos do Carnaval de Rua do Rio!

Banga é o apelido carinhoso do bloco Bangalafumenga, considerado um dos maiores blocos da Cidade Maravilhosa. O bloco ficou tão famoso no Carnaval de Rua do Rio que se tornou uma banda, inclusive, eles já lançaram alguns álbuns. O desfile começará às 8h, no Aterro do Flamengo, entre o Mam e a Marina da Glória.

Demonstrando a miscigenação e riqueza da nossa cultura, o Banga toca ritmos brasileiros diversificados, conta um repertório eclético que agrada a vários gostos e arrasta multidões pela cidade.

Simpatia é quase amor – 14h

O pedido pelas “Diretas Já” foi o que impulsionou a criação do bloco “Simpatia é quase amor”, em 1985, que surgiu como uma forma de protesto político. Tradicionalmente se apresentando no domingo de carnaval, esse ano não será diferente, o desfile do bloco acontecerá ás 14h, na Teixeira de Melo, na Praia de Ipanema.

A defesa da democracia, tolerância e amor são as bandeiras levantadas por esse bloco, que tem como marca registrada as cores amarelo e roxo. A ligação com a política está presente, inclusive, no grito de guerra de “Simpatia é quase amor”, onde, ironicamente, eles dão um salve para a burguesia de Ipanema.

Segunda – 4 de março

Sargento Pimenta – 8h

Vai viajar passar o carnaval na Cidade Maravilhosa? Confira o nosso roteiro com os melhores bloquinhos do Carnaval de Rua do Rio!

Você é um Beatlemaníaco? Então fique de olho no bloco Sargento Pimenta, que se apresentará na manhã de segunda, às 8h, saindo do Aterro do Flamengo, entre o Mam e a Marina da Glória.

Fundado em 2010, o bloco Sargento Pimenta mistura as músicas dos Beatles com ritmos brasileiros. Eles criaram arranjos especiais para vários hits da banda de Liverpool como “A hard day’s night” em uma versão de funk, “All my loving” em ritmo de marchinha e “I wanna hold your hand” tocada como um samba.

Aconteceu – 16h

Marchinhas carnavalescas embalam o bloco Aconteceu. Tradicional do bairro de Santa Tereza, o desfile do bloco começará às 16h, na Rua Áurea.

Se de manhã, você vai ter a oportunidade de curtir a modernidade das combinações inusitadas de músicas do bloco Sargento Pimenta, à tarde você poderá entrar no clima do que eram os antigos carnavais de rua do Rio, aproveitando a folia ao som de vários clássicos dessa festa.

Terça – 5 de março

A programação de terça começa no aterro do Flamengo, às 13h, com a famosa Orquestra Voadora. Criada em 2008, o bloco reúne não só músicos como uma trupe de malabares, acrobatas, equilibristas e mágicos. O bloco, que apresenta um repertório variado da Nova MPB, se tornou um dos queridinhos do carnaval da capital carioca e é sucesso garantido.

Banda de Ipanema – 15h

Considerada patrimônio cultural do Rio de Janeiro, a Banda de Ipanema se apresentará às 15h, na Rua Jangadeiros, esquina com Gomes Carneiro, na região de Ipanema. O bloco foi fundado em 1964 e tem entre os seus criadores, o cartunista Ziraldo e funcionários do jornal “O Pasquim”.

Eles criaram o bloco inspirados na boêmia do bairro de Ipanema e encantaram por sua irreverência, fazendo história no Carnaval de Rua do Rio.

Quarta – 6 de março

Vai viajar passar o carnaval na Cidade Maravilhosa? Confira o nosso roteiro com os melhores bloquinhos do Carnaval de Rua do Rio!

Amigo da Onça – 6h

A dica para encerrar a folia é levantar cedo e sair para curtir o bloco Amigo da Onça, que desfilará na praia do Flamengo, às 6h. Vestidos de animais, os foliões cantam marchinhas, samba, axé e até rock brasileiro.

Me enterra na quarta – 15h30

Já está sofrendo pensando no final do Carnaval? Esse bloco é para você, tradição na quarta-feira de cinzas do Rio de Janeiro, o “Me Enterra na Quarta” finaliza a folia em grande estilo. Ele acontecerá na Praça Odílio Costa, no Bairro Santa Tereza, às 15h30.

Dicas para aproveitar o Carnaval de Rua do Rio

Agora que você já tem um roteiro para o carnaval de rua do Rio, seguem algumas dicas para aproveitar essa festa tão esperada e evitar imprevistos.

Vai viajar passar o carnaval na Cidade Maravilhosa? Confira o nosso roteiro com os melhores bloquinhos do Carnaval de Rua do Rio!

Primeiramente, faça um planejamento antes de viajar. Cheque a melhor forma de ir para cada bloquinho e também como se locomover entre um e outro, para não perder as atrações que você quer curtir.

Deixar o carro de lado é a melhor saída, a cidade fica lotada de trios elétricos e optar pelos transportes públicos ou ir a pé, caso seja próximo, te causará menos preocupação.

Outra dica, que faz toda a diferença, é optar por usar sapatos e roupas confortáveis. Isso não quer dizer abrir mão da fantasia, mas é recomendável escolher tecidos mais leves, próprios para o verão, que não irão te incomodar ao longo do dia.

Não se esqueça do protetor solar e de se hidratar, lembre-se que são seis dias de folia, é importante se cuidar para não ter que perder a festa.

Blocos secretos do Carnaval de Rua RJ

Outra atração do carnaval de rua do Rio de Janeiro são os blocos secretos, eles não possuem perfis nas redes sociais, ficam de fora da programação oficial e não divulgam nem a data nem o horário em que vão sair. Sem a divulgação, o público é menor, assim é possível aproveitar bloquinhos menos cheios.

A capital carioca conta com cinco bloquinho secretos, que já se tornaram tradicionais, o “Bloco Secreto”, “Boi Tolo”, “Sereias do Guanabara”, “Minha luz é de led”, “Desce, mas não sobe” e “Bunytos de Corpo”.

Apesar de não terem data marcada, se você quiser curtir um desses bloquinhos, passe pelo Centro que é o ponto de encontro destes foliões, com certeza você se deparará com um destes blocos.

Onde se hospedar

Procure ficar em um local próximo a região onde irá curtir os blocos de rua ou que tenham fácil acesso ao metrô e a linhas de ônibus variadas. Se puder chegar a pé aos bloquinhos, melhor ainda, você economiza dinheiro e terá mais tempo para se divertir na folia.

Vai viajar passar o carnaval na Cidade Maravilhosa? Confira o nosso roteiro com os melhores bloquinhos do Carnaval de Rua do Rio!

A região do Centro do Rio de Janeiro é uma ótima alternativa para se hospedar, pois conta com uma programação extensa de Carnaval e também facilita o acesso as outras regiões. Localizado na Avenida Presidente Vargas, no Centro, o hotel Windsor Guanabara fica a apena 350 metro da estação de metrô Uruguaiana.

A região de Ipanema também é uma ótima localidade para se hospedar, há vários bloquinhos por lá e você ainda ficará perto da praia. Caso esteja a procura de uma opção mais barata, vale a pena considerar um hostel. O El Misti Hostel Ipanema, por exemplo, fica a apenas 200 metros do Posto 9 e está próximo da estação de metrô General Osório.

O que você achou do nosso roteiro de carnaval de rua do Rio?

Já foi em algum desses blocos? Conta pra gente nos comentários.