O que fazer em Arraial do Cabo?

O que fazer em Arraial do Cabo, um guia completo para aproveitar ao máximo a cidade que tem praias paradisíacas e paisagens estonteantes!
Up To Travl > Roteiros > Roteiro Completo > O que fazer em Arraial do Cabo?

Conhecer praias paradisíacas, contemplar um pôr do sol incrível e mergulhar em águas cristalinas são apenas algumas das opções de o que fazer em Arraial do Cabo, um dos destaques da Região dos Lagos no Rio de Janeiro.

O que fazer em Arraial do Cabo, um guia completo para aproveitar ao máximo a cidade que tem praias paradisíacas e paisagens estonteantes!

Com tantas belezas naturais, a cidade é o lugar perfeito para quem ama o ambiente e o clima praianos. Além disso, não importa se você está em busca de agito, de aventura, de descanso a dois ou se quer curtir com a família – Arraial possui alternativas e atrações para todos os gostos!

Preparamos esse guia com os principais destaques e as informações essenciais que você precisa saber para planejar sua viagem. Confira nossas dicas abaixo e aproveite ao máximo seus dias no Paraíso do Atlântico!

Quantos dias ficar em Arraial do Cabo

Além de ser chamada de Paraíso do Atlântico, Arraial do Cabo também é conhecida como o Caribe Brasileiro e a Capital do Mergulho. Ou seja, já deu pra perceber que a cidade é cheia de praias maravilhosas!

O que fazer em Arraial do Cabo, um guia completo para aproveitar ao máximo a cidade que tem praias paradisíacas e paisagens estonteantes!

Por isso, recomendamos que você reserve, pelo menos, entre 3 e 4 dias para conhecer o que de melhor Arraial do Cabo tem a oferecer. Separe um dia para fazer o passeio de barco, que sai de manhã, passa por algumas das principais praias da região e possibilita a prática de mergulho nas águas de Arraial.

Nos demais dias, você pode escolher entre relaxar à beira do mar, fazer trilhas para chegar às praias mais escondidas da cidade, apreciar o maravilhoso pôr do sol em um dos muitos mirantes da cidade, praticar esportes naturais e conhecer o charmoso centro histórico de Arraial.

A melhor época para visitar

Arraial do Cabo tem um clima tropical litorâneo com ventos, o que estabiliza as temperaturas na cidade. Dessa forma, os termômetros marcam índices bem agradáveis ao longo do ano, e a oscilação fica entre 20º e 29ºC.

O período com mais nuvens e chuvas na cidade vai da primavera ao final do verão; assim, para assegurar que sua estadia seja contemplada com muito sol e céu aberto, dê preferência para o período de junho a outubro – mesmo no inverno, a temperatura em Arraial permanece em torno de agradáveis 20ºC.

Se você quiser garantir melhores preços e temperaturas um pouquinho mais elevadas, aposte nos meses de agosto a outubro para agendar sua visita. Assim, você foge da alta temporada – o ápice do verão traz consigo uma elevação dos preços de restaurantes, bares, passeios, pousadas e hotéis.

O que fazer em Arraial do Cabo

1. Conhecer as praias

O principal atrativo da cidade é, sem sombra de dúvidas, seu conjunto de praias. Algumas das praias de Arraial, inclusive, estão sempre presentes nas listas das melhores e mais bonitas praias de todo o Brasil!

  • Praia Brava

O mais legal é que, para cada perfil de visitante, há uma praia ideal. A Praia Brava, por exemplo, é perfeita para os surfistas e para os praticantes de esportes aquáticos mais radicais, como kitesurf e windsurf.

O que fazer em Arraial do Cabo, um guia completo para aproveitar ao máximo a cidade que tem praias paradisíacas e paisagens estonteantes!

Como o nome já diz, essa praia tem ondas mais agitadas; o banho de mar só é indicado na maré baixa e para quem já tem familiaridade e destreza com águas mais revoltas – mesmo assim, é sempre bom ter cautela!

O acesso à Praia Brava é feito por meio dos muitos barco-táxi que existem em Arraial ou através de uma trilha. Para quem quer apenas relaxar na areia, essa praia também é ótima, já que não é tão movimentada.

  • Praia dos Anjos

Falando em movimento, a Praia dos Anjos é uma das mais urbanas de toda a cidade. Por possuir uma localização central, fica perto de tudo, e na sua orla há um cais de onde parte a grande maioria das embarcações que fazem passeios e excursões.

  • Praia Grande

A Praia Grande fica no outro extremo do continente em relação à Praia dos Anjos. Também é urbana, de fácil acesso e fica perto de alguns dos principais bares, restaurantes e hotéis de toda a cidade.

Sua orla é extensa, o que a torna um ótimo cenário para caminhadas. Além disso, uma dica é apreciar o pôr do sol no Mirante da Boa Vista, localizado a pouco menos de 400m da faixa de areia da Praia Grande.

  • Praia do Forno

Já a Praia do Forno é muito conhecida por sua beleza e é uma dica obrigatória entre as opções de o que fazer em Arraial do Cabo. O acesso a ela se dá através dos barcos-táxi ou por meio de uma trilha de 20 minutos que parte da Praia dos Anjos.

Mesmo mais movimentada, tem um clima familiar e possui águas cristalinas e mar sereno, sem as ondas agitadas da Praia Brava. A Praia do Forno também tem uma infraestrutura boa, com alguns quiosques e barracas dispersos ao longo de sua orla.

  • Prainha

A Prainha, que também fica na região central da cidade, é uma ótima opção para famílias com crianças, já que é de fácil acesso e tem boa estrutura com mesas, quiosques e barracas. O mar da Prainha é calmo e na região é oferecido o passeio de banana boat.

  • Praia do Farol

A Praia do Farol é considerada a mais bonita de toda a Região dos Lagos. Fica na Ilha de mesmo nome, que é um local de preservação ambiental administrado pela marinha brasileira.

O que fazer em Arraial do Cabo, um guia completo para aproveitar ao máximo a cidade que tem praias paradisíacas e paisagens estonteantes!

O acesso à ilha e à praia se dá por meio de embarcação e há um limite em relação ao número de pessoas e ao tempo de permanência: só é possível ficar até 45 minutos na praia, que comporta até 200 banhistas por vez.

Justamente por ser uma área de preservação, com rica biodiversidade, não há nenhum tipo de comércio na região e é proibido levar itens de comer e beber. Por isso, não esqueça de fazer uma refeição antes do passeio e aproveite a paisagem estonteante da Praia do Farol!

  • Prainha do Pontal do Atalaia

Por fim, as Prainhas do Pontal do Atalaia não poderiam deixar de ser mencionadas. Elas têm esse nome porque são compostas por duas praias que se unem na maré alta; o acesso se dá por meio de embarcações marítimas, carro ou trilha.

As Prainhas do Pontal possuem águas calmas e frias e recebem bastante movimento. Com relação à estrutura, a orla é limpa e conta com alguns quiosques espalhados na faixa de areia, além de ambulantes percorrendo o local.

2. Tirar um dia para fazer o passeio de barco

O passeio nas embarcações marítimas é um dos programas mais procurados em Arraial do Cabo, e há muitas empresas que fazem as excursões em vários horários. Nossa dica é buscar reservar a sua saída para os primeiros horários ofertados, assim você aproveita seu dia e ainda volta a tempo do pôr do sol!

Os passeios começam a partir das 9h da manhã e podem durar de 4 até 7 ou 8 horas de duração, dependendo do roteiro estipulado pela operadora de turismo. As embarcações partem do cais da Praia dos Anjos, localizada bem próxima ao centro histórico da cidade.

A maioria dos roteiros contempla as mesmas atrações, com uma ou outra variação. A Ilha do Farol é a primeira parada do passeio, que costumam passar pelas Prainhas do Pontal do Atalaia, pela Fenda de Nossa Senhora de Assunção, e pela Gruta Azul, que fica numa região ideal para a prática de mergulho. A parada final costuma ser na enseada da bela Praia do Forno.

3. Fazer trilhas

Os amantes de ecoturismo não podem deixar de incluir no roteiro as trilhas em Arraial do Cabo! A cidade tem percursos com variados níveis de dificuldade e que dão acesso às lindíssimas praias do Caribe Brasileiro.

  • Trilha da Praia do Forno

Um dos trajetos mais percorridos é a Trilha da Praia do Forno. Como já citamos, a trilha que dá acesso à estonteante praia começa na Praia dos Anjos e tem cerca de 600m de extensão, que podem ser percorridos em vinte minutos.

A trilha é composta por um caminho de pedras e tem uma subida levemente íngreme que requer atenção. Por isso, o percurso tem um nível de dificuldade de baixo a médio.

  • Trilha da Praia Brava

A Trilha da Praia Brava, por sua vez, é considerada fácil e tem mais ou menos 1,5km de extensão. A caminhada dura, em média, 30 minutos e ao seu final há uma escadaria de pedras. A trilha tem início na região do Pontal do Atalaia e muitos dos moradores dizem que esse é o caminho que proporciona os melhores cenários.

  • Trilha da Cabocla

A Trilha da Cabocla é um trajeto que também dá acesso à Praia do Forno, tanto que é conhecida como Trilha Prainha x Forno, por ter início na Prainha. O percurso vai até o Morro da Cabocla, que tem uma vista panorâmica incrível da cidade.

O que fazer em Arraial do Cabo, um guia completo para aproveitar ao máximo a cidade que tem praias paradisíacas e paisagens estonteantes!

Esse percurso tem uma dificuldade de média a alta e dura cerca de 2h30. Há trechos que não estão demarcados, por isso recomendamos que você faça esse trajeto com o acompanhamento de um guia.

  • Trilha da Rota dos Naufrágios

A Trilha da Rota dos Naufrágios é especial porque percorre pontos históricos de Arraial do Cabo, como as Ruínas do Telégrafo, que, como o nome já diz, são os restos de uma Estação de Telegrafia erguida na metade do século 19.

A trilha também atravessa destroços do naufrágio da embarcação Imbetiba, que ocorreu em 1881, e passa pelas Prainhas e pela Praia Brava. O caminho dura mais ou menos 5 horas, já que em cada atração histórica é costumeiro fazer paradas para apreciar a vista. A trilha tem cerca de 7km de extensão e possui uma dificuldade mediana.

  • Trilha das Prainhas do Pontal do Atalaia

A Trilha das Prainhas do Pontal do Atalaia dá acesso às Prainhas de mesmo nome e pode ser feita em uma 1h30, já que tem mais ou menos 6km de extensão e é composta por uma escadaria com 250 degraus.

Essa trilha é considerada um pouco mais difícil porque durante o percurso há várias subidas e descidas; ou seja, é bom fazer um alongamento antes de encarar o trajeto, que leva a uma das melhores praias de Arraial do Cabo.

4. Conhecer o centro histórico

O Caribe Brasileiro não tem “apenas” belezas naturais. Há muito o que fazer em Arraial do Cabo, e o centro é uma atração à parte na cidade costeira, já que a região ainda preserva algumas construções da época colonial.

Uma delas é a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, a igreja matriz do município. Ela data de 1506, logo após a chegada dos portugueses em terras brasileiras, e é uma das primeiras construções religiosas a ser erguida no Brasil. A igreja matriz foi restaurada em 2003 e atualmente ainda preserva muito de sua arquitetura original.

O que fazer em Arraial do Cabo, um guia completo para aproveitar ao máximo a cidade que tem praias paradisíacas e paisagens estonteantes!

Outro ponto de interesse no centro histórico é a Casa de Poesia Victorino Carriço, que era morada do poeta homônimo, ilustre cidadão da cidade que escreveu o hino de Arraial do Cabo. Hoje em dia, a casa é um espaço cultural que recebe saraus literários, oficinas e rodas de música. Programa imperdível para os amantes de cultura e arte!

O Centro Cultural Manoel Camargo é outra atração para quem não abre mão de conhecer museus e casas artísticas. O local, que fica ao lado da prefeitura da cidade, possui uma sala de exposições com várias pinturas e esculturas, além de biblioteca, anfiteatro para apresentações e espaço para feiras de artesanato.

Além das construções históricas e dos pontos de cultura, o centrinho de Arraial é muito charmoso e conta com uma pracinha e várias opções de bares e restaurantes. É o lugar perfeito para descansar depois de um dia curtindo a natureza e as praias de Arraial do Cabo.

5. Visitar o Museu Oceanográfico

O Museu Oceanográfico do Ieapm (Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira) é administrado pela Marinha Brasileira e fica bem próximo da orla da Praia dos Anjos.

O Museu é um passeio obrigatório em Arraial porque possui um rico acervo voltado para a biologia marinha da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Tem quatro salas de exposição que contam com instrumentos de oceanografia e navegação, réplicas de animais, aquários com a fauna local e um esqueleto de orca, que é uma das principais atrações do espaço.

O museu fica aberto às quintas e sextas-feiras das 9h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, o horário de funcionamento vai das 14h até as 17h, e é importante ressaltar que a venda de ingressos é realizada até 30 minutos antes do fechamento do local.

Festas de Arraial do Cabo e região

A Região dos Lagos, cujos destaques são Arraial, Búzios e Cabo Frio, já é um dos principais pontos turísticos para se passar as festas de final do ano. As celebrações de Réveillon nas três cidades já são célebres e Búzios, principalmente, é palco de grandes festas com os melhores nomes da música eletrônica do Brasil e do Mundo.

O que fazer em Arraial do Cabo, um guia completo para aproveitar ao máximo a cidade que tem praias paradisíacas e paisagens estonteantes!

Além da virada, a região também recebe muitos turistas durante o Carnaval. As principais praias de Arraial ficam lotadas e a folia corre solta pela areia.

Outro evento célebre em Arraial do Cabo é o Festival da Lula, que acontece desde 1998 sempre na época da Semana Santa. Durante o festival, são montadas várias barracas que oferecem degustação dos principais pratos à base de frutos do mar, como o estrogonofe de lula. O festival também conta com shows e tendas de artesanato.

Já o Festival Gastronômico de Búzios é um importante evento que acontece na cidade vizinha. Realizado geralmente em julho, o festival enche os principais pontos do balneário com mesas e tendas que servem diversos pratos com o melhor não só da culinária praiana como também da cozinha internacional.

Passeios próximos de Arraial do Cabo

  • Búzios

Como já dissemos, Arraial do Cabo faz parte da Região dos Lagos e é vizinha de Búzios e de Cabo Frio. Se você vai ficar mais dias em Arraial, aproveite para fazer um bate e volta em Búzios, que, assim como o Caribe Brasileiro, também tem lugares lindíssimos.

Búzios é muito conhecida pelas suas festas badaladas e pela Orla Bardot, que recebeu esse nome em homenagem à atriz francesa Brigitte Bardot, que colocou o balneário no mapa na década de 1960. Da orla, saem várias embarcações que fazem passeios pelo litoral.

O que fazer em Arraial do Cabo, um guia completo para aproveitar ao máximo a cidade que tem praias paradisíacas e paisagens estonteantes!

Outro ponto turístico muito conhecido em Búzios é a Rua das Pedras, que concentra alguns dos melhores bares e restaurantes da cidade, além de abrigar lojinhas de artesanato e de receber, diariamente, milhares de turistas do mundo todo.

Se você quiser aproveitar e curtir as praias de Búzios, aposte na Praia de João Fernandes, que é de fácil acesso e tem uma ótima estrutura, e na Praia de Geribá, que abriga alguns dos melhores beach clubs da cidade.

  • Cabo Frio

Já em Cabo Frio, não deixe de conhecer a Praia do Forte, que recebe esse nome porque abriga em sua orla o Forte de São Mateus, um dos principais pontos turísticos do município. A Praia das Dunas e a Ilha do Japonês também merecem uma visita.

O que comer em Arraial do Cabo

Em meio a tantas alternativas de o que fazer em Arraial do Cabo, a gastronomia não poderia ficar de fora!

A culinária da cidade é muito marcada pelos pratos à base de frutos do mar, e o Restaurante Bacalhau do Tuga é um dos principais da cidade. O estabelecimento fica perto da orla da Praia dos Anjos e um dos grandes destaques da casa é o Bacalhau com Nata, um dos favoritos dos clientes.

O que fazer em Arraial do Cabo, um guia completo para aproveitar ao máximo a cidade que tem praias paradisíacas e paisagens estonteantes!

Outra opção muito bem avaliada e localizada na região da Praia dos Anjos é o Astral Beach Food, que serve os famosos pokes havaianos, pratos servidos num bowl e que contêm ingredientes frescos. Nossa recomendação é o delicioso Poke de Salmão Grelhado, e a casa também serve hambúrgueres e petiscos.

Sol na Cozinha fica na região da Praia Grande, a poucos metros da orla. Tem um menu sofisticado e completo, composto por opções de entrada, risotos, massas, pescados, aves, carnes e maravilhosas sobremesas. Uma ótima pedida é o Bobó de Camarão, uma receita exclusiva do chef da casa.

Como se locomover em Arraial do Cabo

O que fazer em Arraial do Cabo, um guia completo para aproveitar ao máximo a cidade que tem praias paradisíacas e paisagens estonteantes!

Arraial do Cabo é uma cidade relativamente pequena. Para chegar às principais praias da cidade, você pode ir a pé (no caso das praias mais urbanas), fazer trilhas com dificuldades variadas ou então pegar um dos muitos barcos-táxi que existem na cidade e conectam uma praia a outra em questão de minutos.

O transporte público em Arraial do Cabo é um pouco limitado, por isso não conte com ele caso precise atravessar distâncias maiores. Há táxis e transportes por aplicativo – esses últimos chegaram na cidade em 2016.

Infraestrutura de Arraial do Cabo

A cidade costeira, apesar de turística, tem uma infraestrutura mais modesta, sem resorts ou grandes casas noturnas. Por ser um município pequeno, com cerca de 30 mil habitantes, não tem um transporte público excelente.

O que fazer em Arraial do Cabo, um guia completo para aproveitar ao máximo a cidade que tem praias paradisíacas e paisagens estonteantes!

Apesar disso, conta com ótimas alternativas de hospedagens para todos os gostos e boas opções de restaurantes, que ficam abertos geralmente até as 22h-23h e costumam fechar às segundas. A gastronomia da cidade é focada nos frutos do mar, mas há algumas pizzarias, hamburguerias e casas de açaí também.

Em relação à segurança, evite fazer trilhas mais extensas sem companhia. As praias, em sua maioria, são movimentadas, mas é necessário ter atenção em regiões mais desertas.

Como chegar em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo fica a 165 km de distância da capital Rio de Janeiro. Se você pegar um voo até a cidade maravilhosa, desembarque no Aeroporto Santos Dumont ou no Galeão.

Após desembarcar, você pode contratar um transfer até Arraial, alugar um carro ou ir até a Rodoviária Novo Rio. Do terminal rodoviário, saem para Arraial vários ônibus em diversos horários.

Caso vá de carro do Rio até Arraial do Cabo, percorra a ponte Rio-Niterói e siga pela BR-101 até atingir a Via Lagos. Da Via Lagos, continue pela RJ-140 até chegar a Arraial.

Onde se hospedar em Arraial do Cabo

O que fazer em Arraial do Cabo, um guia completo para aproveitar ao máximo a cidade que tem praias paradisíacas e paisagens estonteantes!

A região central da cidade, que abarca também a Praia dos Anjos e sua orla, concentra alguns dos principais hotéis e pousadas em Arraial do Cabo, como a Pousada Estalagem do Porto. O local também tem muitas opções de gastronomia e os principais serviços, como supermercados e farmácias.

Outro ponto que abriga hospedagens em Arraial é a região da Praia Grande, que fica a cerca de 1km do centro. O Hotel Pousada Caminho do Sol é uma boa dica perto da praia, que tem uma ótima infraestrutura com vários quiosques e barracas que alugam mesas e guarda-sóis.

E esse foi nosso guia com o que fazer em Arraial do Cabo!

Tenha em mente que a cidade tem diversas atrações naturais, trilhas e praias paradisíacas para todos os perfis; por isso, escolha os programas que mais têm a ver com você na hora de montar seu roteiro pelo Caribe Brasileiro.

Sabe de algum ponto em Arraial que não mencionamos? Conta pra gente nos comentários. E se você conhece alguém que está pensando em ir para a Região dos Lagos ou que já está de malas prontas, não deixe de compartilhar esse post!