Férias em Agosto: 9 melhores destinos para o mês

Up To Travl > Feriados > Destinos Internacionais para o Feriado > Férias em Agosto: 9 melhores destinos para o mês

Verão no hemisfério norte e inverno no sul, agosto reserva destinos de viagem que podem agradar tanto os amantes do frio, quanto os apaixonados pela estação mais quente do ano. Considerada época de baixa temporada no litoral brasileiro, viajar nas férias em agosto pode ser ótimo para conhecer mais das nossas lindas praias.

Apesar de ser inverno no Brasil, as temperaturas permanecem elevadas em praias muito procurados pelos turistas, como as do litoral nordestino. A vantagem é que elas não ficam tão cheias, como em janeiro, por exemplo, e os preços de hospedagem costumam ser mais baixos.

Na Europa, entretanto, o mês de agosto é considerado alta temporada e a maioria dos países fica cheia de turistas. Mas, por ser verão, esta é uma excelente oportunidade para desbravar as belezas do velho continente sem ter que enfrentar o frio.

Agora, se o que você busca na sua viagem em agosto é aproveitar o frio, viajar para o sul do país ou para outros destinos na América do Sul é uma excelente alternativa! Há várias estações de esqui em nossos países vizinhos, para aproveitar o inverno com direito a muita neve.

Ficou empolgado com essas opções e vai tirar férias em agosto? Confira as dicas de destinos e comece a planejar a sua viagem.

Férias de 7 dias

1. Porto de Galinhas

Em agosto, a probabilidade de chuva é maior do que nos meses de janeiro e fevereiro, mas o clima é mais fresco e a temperatura máxima costuma ficar por volta de 26°C nessa época.

Localizada no litoral Pernambucano, Porto de Galinhas é uma das cidades mais procuradas pelos turistas que visitam o estado. A cerca de 60 km de Recife, as piscinas naturais são a principal atração da região. Em agosto, a probabilidade de chuva é maior do que nos meses de janeiro e fevereiro, mas o clima é mais fresco e a temperatura máxima costuma ficar por volta de 26°C nessa época.

Os passeios até as piscinas naturais são realizados durante o ano inteiro. Para encontrá-las mais rasas e cristalinas, o melhor é visitá-las em uma semana de lua cheia ou lua nova.

Para conhecer melhor Porto de Galinhas, vale a pena fazer o passeio de bugue de ponta a ponta. Ele funciona como um tour pela cidade, passando por todas as praias, de Muro Alto até o Pontal de Maracaípe.

Com 15 km de extensão de costa, nem todas as regiões são melhores para aproveitar um mar calmo e propício para banho. As praias mais indicadas para isso são Muro Alto, Pontal do Cupe e a Praia da Vila. Com mar agitado, Maracaípe é a praia dos surfistas, perfeita para quem quer praticar esse esporte.

2. Cambará do Sul

A cerca de 210 km de Porto Alegre, Cambará do Sul é conhecida como a Terra dos Cânions e também por ser uma das cidades mais frias do país. Com cerca de sete mil habitantes e um charme típico de cidades do interior, ela é um ótimo destino para quem curte ecoturismo e quer se afastar da correria dos grandes centros urbanos.

Cambará do Sul serve de ponto de partida para conhecer os parques ao redor, como o Parque Nacional de Aparados da Serra (Cânion Itaimbezinho) e o Parque Nacional da Serra Geral ( Cânion Fortaleza). O inverno é apontado como a melhor época para fazer essa viagem, pois, durante o verão, a possibilidade de nevoeiros é muito maior.

Há várias trilhas que podem ser feitas no Cânion Itaimbezinho, algumas mais radicais do que as outras. Se você faz o estilo aventureiro pode fazer a Trilha Rio do Boi, ela começa por baixo da serra, segue adentro do Cânion e dura praticamente o dia todo.

várias trilhas que podem ser feitas no Cânion Itaimbezinho, algumas mais radicais do que outras. Se você faz o estilo aventureiro, pode fazer a Trilha Rio do Boi, que começa por baixo da serra, segue adentro do Cânion e dura praticamente o dia todo. Já a Trilha do Vértice e a Trilha do Cotovelo são feitas na região alta do Itaimbezinho e são de fácil acesso – é possível fazer ambas no mesmo dia.

No Cânion Fortaleza, todas as trilhas são feitas na área alta, sendo que a Trilha do Mirante e a Trilha da Pedra do Segredo são consideradas mais tranquilas, enquanto que a Trilha da Borda Sul é mais longa (leva um dia inteiro) e engloba a região das outras duas.

Além de conhecer os cânions e fazer as trilhas, você pode aproveitar também passeios a cavalo, de 4×4, bote, bicicleta e rapel. A cidade é conhecida como a capital do mel, por isso é imperdível a visita à Casa do Mel para conhecer mais sobre como o produto é produzido.

3. Portillo – Chile

Você quer curtir a neve nas suas férias em agosto? Que tal viajar para uma estância de esqui, localizada na Cordilheira dos Andes do Chile?

Você quer curtir a neve nas suas férias em agosto? Que tal viajar para uma estância de esqui, localizada na Cordilheira dos Andes do Chile? A 164 km de Santiago, Portillo é um ótima opção para aproveitar o inverno. A estação conta com um hotel de mesmo nome, que oferece toda a infraestrutura para a prática de esportes na neve.

Você pode alugar os equipamentos e fazer aulas de esqui ou snowboarding. O centro de esqui tem pistas para esquiadores e snowboarders de diferentes níveis, tanto para aqueles que são iniciantes quanto para os experts na área. Outra atração da região é a Laguna del Inca, que fica no meio das Cordilheiras.

Férias de 15 dias

1. Fortaleza

Outro destino ideal para as férias em agosto é a capital do Ceará.

Outro destino ideal para as férias em agosto é a capital do Ceará. Fortaleza é um ótimo destino para aproveitar o litoral nordestino. As temperaturas continuam altas nessa época do ano, mas a chance de pegar dias chuvosos é bem menor.

Praias para conhecer em Fortaleza não faltam! Algumas que valem a pena incluir no seu roteiro são a Praia do Futuro, o Porto das Dunas (onde fica o Beach Park) e a Prainha. Saindo da capital, também vale a pena fazer um bate-volta em Águas Belas e em Morro Branco.

Águas Belas é excelente para se banhar, pois as águas do rio se encontram com o mar. Já em Morro Branco, fica um dos cartões-postais mais famosos do Ceará, o Monumento Nacional das Falésias.

Fortaleza não se resume somente às praias. Também é possível fazer vários passeios culturais. Algumas das principais atrações são o Theatro José de Alencar, o Passeio Público, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e o Mercado dos Pinhões.

Localizada em Goiás, a Chapada dos Veadeiros é um parque nacional de preservação ambiental que fica nos arredores das cidades de São Jorge, Alto Paraíso e São Cavalcante.

2. Chapada dos Veadeiros

Localizada em Goiás, a Chapada dos Veadeiros é um parque nacional de preservação ambiental que fica nos arredores das cidades de São Jorge, Alto Paraíso e São Cavalcante. Se você gosta de cachoeiras, nadar em piscinas naturais e explorar a natureza, certamente irá aproveitar cada segundo nesse lugar de paisagens estonteantes.

A estação da seca, que vai de abril a outubro, é a melhor época para conhecer a região, sendo que julho é o mês quem tem mais turistas. As principais atrações da Chapada são as cachoeiras – dá para visitar uma por dia e aproveitá-las com calma. Algumas das mais famosas são a Cachoeira do Segredo, o Vale da Lua, a Morada do Sol, as Cachoeiras das Loquinhas, a Cachoeira dos Cristais e o Poço Encantado.

Para explorar mais o parque, você também pode fazer a Trilha dos Saltos e a Trilha dos Cânions. Ambas têm cerca de 12 km e uma duração aproximada de 6 horas, com paradas no caminho. A principal atração da primeira é o Salto do Rio Preto, enquanto da segunda é a Cachoeira da Carioca

3. Madrid e Barcelona

A Espanha é uma alternativa excelente para as férias em agosto.

A Espanha é uma alternativa excelente para as férias em agosto. Você poderá curtir o verão europeu e duas das cidades mais procuradas pelos turistas, a capital Madrid e a bela Barcelona. Com 15 dias de viagem, a dica é ficar 8 dias em Madrid e 7 em Barcelona. Certamente, você conseguirá aproveitar bastante as atrações que estas cidades oferecem.

Alguns dos principais pontos turísticos da capital espanhola são o Centro Histórico, onde ficam o Palácio Real, os Jardins de Sabatini, a Catedral de La Almudena e a Plaza de La Villa – local que reserva construções da época da Espanha Medieval.

Há diversos museus espalhados pela cidade. Não deixe de fora do seu roteiro o Museu do Prado, o Reina Sofía (onde está exposta a famosa pintura de Picasso, Guernica) e o Thyssen-Bornemisza. Para curtir o verão europeu, vale a pena reservar um tempo para passear pelo Parque del Retiro.

Em Barcelona, o segundo destino da viagem, também não faltam atrações. As Ramblas e o Bairro Gótico são duas das principais áreas turísticas e abrigam lugares incríveis para conhecer. Apenas caminhar pelas ruas e apreciar as belezas da cidade já é um passeio que vale muito a pena!

Aproveite o clima quente para explorar as regiões a pé. Inclua no seu roteiro uma visita pela Basílica da Sagrada Família, a Casa Batlló e a La Pedrera, que se destacam por sua bela arquitetura. Outras atrações são o Park Güell, o Museu Picasso, o Mercado da Boqueria e o calçadão de La Barceloneta.

Férias de 30 dias

1. Norte do Brasil

O Norte do Brasil ainda é uma região pouco explorada pelos turistas, mas que vale a pena conhecer.

O Norte do Brasil ainda é uma região pouco explorada pelos turistas, mas que vale muito a pena conhecer. Agosto é época de seca e o clima lá é um pouco mais ameno. Com 30 dias, é possível montar um roteiro passando por várias estados. Manaus, capital do Amazonas, e Belém, capital do Pará, são as duas maiores cidades da região e é possível fazer vários passeios de barco a partir delas.

Conhecer o Norte do país a bordo de embarcações regionais, que fazem conexões entre municípios, certamente é uma experiência marcante e permitirá que você conheça mais da cultura das comunidades ribeirinhas. A nossa sugestão de roteiro é começar a viagem por Belém e, de lá, ir para a Ilha do Marajó, Alter do Chão, Manaus e o Arquipelágo de Anavilhanas.

Banhada pelo Rio Amazonas e pelo Oceano Atlântico, a Ilha do Marajó é a maior ilha fluviomarinha do mundo. Com ricas fauna e flora, a paisagem é repleta de mangues e igarapés. Também no Pará, Alter do Chão pertence ao município de Santarém e se destaca por sua belas praias. A 100 km de Manaus, o Arquipélago de Anavilhanas é um dos maiores conjuntos de ilhas fluviais do mundo, é possível fazer vários passeios de barcos por lá.

A rota da Costa Verde inclui em um só roteiro destinos no litoral sul do Rio de Janeiro e do litoral norte de São Paulo, que chamam a atenção pela beleza de suas praias e, também, por serem áreas da vegetação da Mata Atlântica.

2. Litoral do Sudeste: Costa Verde

A rota da Costa Verde inclui, em um só roteiro, destinos no litoral sul do Rio de Janeiro e do litoral norte de São Paulo, que chamam a atenção pela beleza das praias e por serem áreas da vegetação da Mata Atlântica.

É uma viagem extensa, que merece ser feita com calma para aproveitar cada parada. A rota inclui as cidades de Ilhabela, Ubatuba, Vila de Trindade, Paraty, Angra dos Reis, Ilha Grande, Ilha da Gipóia, Mangaratiba e Itacuruça.

3. Itália

Com 30 dias, nossa sugestão de roteiro para as férias em agosto, começa por Roma, onde você poderá conhecer o Coliseu, a Fontana di Trevi, o Pantheon e a Plaza del Poppolo, e vários  lugares incríveis.

Belas paisagens, construções históricas e uma culinária conhecida internacionalmente: essas são apenas algumas das muitas razões para visitar a Itália. Com regiões diversas, cada uma com seu charme, vale a pena aproveitar o verão europeu para explorar esse lindo país.

Com 30 dias, nossa sugestão de roteiro para as férias em agosto, começa por Roma, onde você poderá conhecer o Coliseu, a Fontana di Trevi, o Pantheon e a Plaza del Poppolo, e vários lugares incríveis. Não podemos deixar de fora um passeio pelo Vaticano, para visitar a Capela Sistina. O próximo destino é Florença, que se destaca pelo lindo centro histórico. Aproveite para fazer um bate-volta até Pisa, onde fica um dos cartões-postais mais famosos da Itália, a Torre de Pisa. Siga para a romântica cidade de Veneza e finalize a viagem em Milão.

Essas foram as nossas dicas para curtir as férias em agosto!

O que achou das nossas sugestões?

Conta pra gente nos comentários e compartilhe esse post com aquela pessoa que ainda não sabe para onde ir durante as férias de agosto!