Como escolher hotel: 5 dicas essenciais

Up To Travl > Lifestyle > Como escolher hotel: 5 dicas essenciais

Escolher o hotel certo para se hospedar durante uma viagem pode fazer toda a diferença na experiência que você irá vivenciar em seu destino. O tipo de acomodação ideal não é o mesmo para todas as pessoas, na verdade, a escolha irá variar completamente, de acordo com o seu perfil de viajante. Por exemplo, se você fará um mochilão ou está de férias com a família.

Outros fatores que servem como guia na hora de escolher o hotel são as comodidades que ele oferece, o preço e sua localização. Algumas pessoas preferem optar por uma acomodação mais simples, como um hostel, apenas para dormir e que irá ajudar a economizar. Enquanto algumas preferem ter um quarto mais confortável para descansarem entre um passeio e outro e curtirem as férias sem incômodos.

O destino da viagem também pode influenciar no tipo de hotel escolhido. No caso de viagens para praias ou para o campo, por exemplo, muitas vezes o hotel é um atração por si só, como é o caso de resorts e hotéis fazendas.

Como já mencionamos, a decisão sobre onde se hospedar dependerá do que você procura na viagem. Fazer um planejamento com calma e atenção aos detalhes faz toda a diferença e permitirá com que a experiência da sua viagem torne-se ainda mais incrível. Sem dúvidas, isso inclui analisar e decidir cuidadosamente onde se hospedar.

Independente de qual for o seu perfil de turista, existem alguns aspectos a serem observados que irão tornar a tarefa de encontrar o hotel perfeito muito mais fácil. Pensando nisso, preparamos um post especial, com dicas fundamentais que irão te ajudar na hora de escolher onde se hospedar.

5 dicas de como escolher hotel e ter uma viagem incrível

1. Analise a localização do hotel

A localização do hotel é um fator primordial e que precisa ser levado em consideração antes de fazer qualquer reserva. Ao pesquisar por acomodações, procure por aquelas que ficam próximas aos locais que você deseja visitar ou que possuem fácil acesso aos principais meios de transporte da cidade. Por exemplo, que tenham um estação de metrô por perto.

Normalmente, os hotéis que possuem uma boa localização têm um preço mais elevado do que aqueles que ficam em bairros mais distantes da cidade. O valor reduzido pode tornar essas acomodações atrativas a princípio, mas o trabalho de locomoção não vale a pena, pois, você terá que gastar mais com transporte.

Além disso, estar localizado estrategicamente permite com que você faça mais passeios e é bem menos cansativo. Imagine ter que passar mais de uma hora no trajeto de ida e volta do seu hotel todos os dias, definitivamente não vale a pena.

Algumas pessoas consideram também a distância até o aeroporto, mas é preciso lembrar que a maioria deles fica longe das atrações turísticas. Sendo assim, se hospedar perto do aeroporto pode não ser um bom negócio.

2. Defina o seu perfil de acomodação

Depois de identificar em qual área da cidade você deseja ficar é hora de pensar sobre o tipo de acomodação que tem mais a ver com o seu estilo de viagem.

Se você fazendo um mochilão e está a procura de um lugar barato, os hostels são uma alternativa excelente. É o tipo de lugar onde os hóspedes ficam o dia inteiro fora e só voltam para dormir. Eles não oferecem muito conforto, mas a possibilidade de ficar bem localizado sem gastar muito é um grande atrativo.

Caso você esteja viajando sozinho, ficar em dormitórios é uma ótima oportunidade para conhecer pessoas do mundo inteiro, fazer novas amizades e encontrar companhias para passear pela cidade. A maioria dos hostels oferece dormitórios femininos e mistos, o número de camas varia de acordo com cada estabelecimento.

Uma dica importante, quando ficar em quartos compartilhados nunca se esqueça de levar um cadeado, para guardar as suas coisas com segurança. Se você não quer compartilhar o quarto, mas está a procura de economizar, existem hostels que oferecem quartos individuais também. Outra forma de gastar menos em viagens é cozinhar ao invés de comer todos os dias fora, por isso cheque se o hostel conta com uma cozinha, a maioria deles tem essa facilidade.

Além dos hostels, existe uma imensa variedade de tipos de hotéis que vão desde o estilo bed&breakfast até os luxuosos, de cinco estrelas. Mais uma vez, a decisão depende do que você procura em uma acomodação e, claro, do orçamento. Para se decidir é preciso fazer um balanço entre o que você não abre mão de ter em uma hospedagem e o custo-benefício desta.

Por exemplo, você faz questão de ter piscina no hotel, gostaria de um local com serviço de spa? Quer um quarto com banheira, que seja mais espaçoso, ou está em busca de uma acomodação padrão? Se você irá viajar com crianças é interessante checar se o hotel possui atrações para elas, como um parquinho, e restaurante com menu infantil. Uma opção que pode valer a pena em viagens em família é alugar loft, que conte com uma sala e cozinha dentro da acomodação.

Outros serviços importantes de conferir, independente se for um hostel ou hotel, é se a diárias incluem café da manhã e se há a disponibilização de wi-fi gratuita nas áreas comuns e nos quartos. Se estiver viajando de carro, não esqueça de checar se o local disponibiliza estacionamento grátis.

3. Estabeleça um limite de orçamento para a hospedagem

Ao planejar a sua viagem é fundamental estabelecer um orçamento e dividir quanto você pretende gastar com passeios, alimentação, compras e hospedagem.

O limite estipulado certamente é um fator decisório para escolher o local em que você se hospedará. O quanto cada um está disponível para gastar com acomodação depende das prioridades da viagem.

Existem viajantes que preferem economizar ficando em um hotel que ofereça apenas as comodidades básicas, em prol de conseguir gastar mais em compras ou em passeios.

Por outro lado, há aqueles que não abrem mão de se hospedar em um hotel que ofereça várias facilidades, com quartos espaçosos e confortáveis. Pondere quais são as suas preferências e o que cabe no seu orçamento, pesquisando bastante é possível encontrar hotéis com acomodações excelentes, que atendam as suas necessidades e que não ultrapassem o valor estipulado.

4. Leia as avaliações dos hóspedes

Você seguiu todas as nossas dicas, encontrou a acomodação perfeita e já está a postos para fazer a reserva? Espere só mais um pouco, pois tem um passo que é essencial antes de tomar a decisão final: checar a avaliação dos outros hóspedes e a nota geral do hotel, em sites como o Booking, o Trip Advisor e o Hoteis.com.

Infelizmente, você pode acabar se deparando com hotéis que têm fotos lindas de suas acomodações, oferecem várias facilidades, mas não cumprem o que prometem. Por isso, ler os comentários de quem já se hospedou no local é uma forma de evitar ser enganado e viver o pesadelo, que nenhum viajante quer, de chegar no local e perceber que não tinha nada a ver com o que você procurava.

Porém, também é necessário ter um senso crítico ao analisar os comentários dos hóspedes, para diferenciar o que é uma visão pessoal da avaliação do local em si. Por exemplo, a pessoa pode criticar a qualidade do café da manhã de um hostel e reclamar que não tem muitas opções. Sabe-se que a proposta da maioria dos hostels não é oferecer um café da manhã continental, como em hotéis. Será que isso é algo que pesa na sua escolha? Diferente, por exemplo, de um comentário sobre o hotel afirmar que oferece wi-fi e ao chegar lá não tem internet, pois se trata de um serviço que não foi oferecido.

Cabe a você filtrar os comentários e pesar o que realmente pode te fazer escolher determinada acomodação ou optar por outra. Leia com calma e atenção, certamente você não se arrependerá por ser cuidadoso.

5. Utilize aplicativos de reservas de acomodação

Depois de todas essas dicas, você deve estar se questionando sobre como pesquisar essas acomodações e conferir cada um desses detalhes. É possível fazer isso pesquisando no Google os hotéis da cidade para a qual você viajará, acessar o site de cada um deles e checar os preços, tipos de acomodações, localização, avaliações, etc.

Porém, essa é uma forma muito mais trabalhosa e existem vários aplicativos que facilitam essa tarefa. Neles é possível fazer pesquisas direcionadas exatamente ao tipo de acomodação que você quer, estipular o valor, as datas da viagem e os serviços que o local precisa ter.

Alguns desses aplicativos são o Booking, Hoteis.com e o Trip Advisor, os quais permitem não apenas pesquisar os hotéis, mas também fazer as reservas online. O funcionamento dos três é bem similar, eles permitem realizar um busca completa dos hotéis para onde irá viajar e checar todas as informações que mencionamos.

Você poderá fazer reservas em várias acomodações na mesma plataforma e mantê-las salvas em um só lugar. Isso facilita muito na organização, caso a sua viagem conte com mais de um destino.

Alguns hotéis não pedem pagamento adiantado e permitem o cancelamento da reserva sem a cobrança de taxas, até uma data limite. Caso você precise entrar em contato com o hotel, pode fazer isso sem sair do aplicativo.

Eles também oferecem outras funcionalidades, por exemplo, o Trip Advisor permite que você compre passagens aéreas, ingressos para atrações turísticas e tem um guia com a avaliação de vários restaurantes. O Booking, por sua vez, oferece a facilidade de alugar um carro ou reservar um táxi saindo aeroporto, diretamente do aplicativo.

O que você achou das nossas dicas sobre como escolher o melhor hotel para se hospedar?

Quando você viaja prefere ficar em qual tipo de acomodação? Conta para a gente nos comentários e não deixe de compartilhar esse artigo com aquele seu amigo que também ama viajar.