Que a capital paulista não para a gente já sabe. Em meio a tantos bares, espaços a céu aberto, baladas, restaurantes e cafés, é tanta alternativa que acaba ficando difícil escolher o que fazer por lá. Ah, e quem está com o orçamento apertado não precisa se preocupar: o que não falta são opções de passeios gratuitos em São Paulo.
Em meio a tanta variedade de programas, separamos 9 atrações para conhecer em todos os períodos do dia e que possuem entrada liberada de segunda a segunda – ou ao menos uma vez na semana. Tem museus, parques e até um mirante em plena região central. Veja abaixo:
9 passeios gratuitos em São Paulo para fazer ao longo do dia
• Onde ir de manhã
1. Parque da Água Branca
Localizado na região da Barra Funda, a 9km do centro da capital paulista, o Parque da Água Branca é o lugar ideal curtir uma manhã tranquila. O espaço não permite a entrada de animais e nem a circulação com skate, patins e bicicletas – ou seja, o foco aqui é descansar e recarregar as energias para encarar o ritmo da cidade.

O parque recebe eventos todos os finais de semana, como feiras de artesanato e de gastronomia. Além disso, sua estrutura abriga um museu geológico, um pombal, um espaço cultural, um local especialmente voltado para a leitura e uma trilha curta que leva 20 minutos para ser percorrida.
Apesar de a entrada no parque ser gratuita, algumas atrações cobram entrada – mas não se preocupe, o valor costuma ser simbólico. É o caso do aquário, dos brinquedos do Parquinho da Família e da escola de equitação.
Outro atrativo é a feira orgânica, que começou em 1991 e atualmente é considerada uma das maiores em todo o Estado. A feira acontece todas as terças, das 7h às 12h e das 16h às 20h, e aos sábados e domingos, também das 7h às 12h.
O parque abre para o público de segunda a segunda das 6h às 20h. Cada atividade tem um horário específico, que você pode conferir clicando aqui.
2. Sala São Paulo

Os apreciadores de música clássica que visitam a capital não precisam gastar para testemunhar uma das melhores orquestras do Brasil em ação. A Sala São Paulo, que fica na praça Júlio Prestes, oferece concertos matinais gratuitos todos os domingos!
A sala é a sede da Orquestra Sinfônica de São Paulo e sempre aparece na lista dos mais belos espaços de concerto do mundo. O ambiente – projetado em 1925 – foi reinaugurado em 1999 com a histórica apresentação da sinfonia A Ressurreição, do compositor Gustav Mahler, e desde então se tornou referência na capital.
Além dos concertos gratuitos, a Sala São Paulo também disponibiliza visitas monitoradas que contam a história do edifício que abriga o espaço. A visita é gratuita aos sábados e domingos. Veja mais informações sobre a Sala de São Pauloi.
As apresentações gratuitas aos domingos acontecem às 11h da manhã; é necessário retirar os ingressos na bilheteria ou adquiri-los online – eles ficam disponíveis sempre às segundas-feiras que antecedem cada apresentação.
3. Parque Ibirapuera

Um dos mais conhecidos passeios gratuitos em São Paulo é, sem dúvidas, o Parque Ibirapuera. Inaugurado em 1954, é um dos parques mais visitados em todo o mundo e possui uma área de mais de um milhão e meio de metros quadrados.
Por lá é possível realizar uma infinidade de atividades: praticar esportes coletivos, correr, meditar, se exercitar, levar animais, fazer piquenique, marcar encontros de grupos de leitura e muito mais!
Dentre as diversas atrações e espaços do Ibirapuera, se destacam a Praça Burle Marx, o Bosque da Leitura, a Praça da Paz e o famoso Lago do Ibirapuera, que conta com pistas de caminhada ao seu redor.
O vasto espaço do parque também abriga o MAM – Museu de Arte Moderna, que tem entrada livre todos os domingos e o Museu Afro Brasil, que é gratuito aos sábados.
O Parque do Ibirapuera abre ao público diariamente das 5h da manhã à meia-noite. Cada espaço cultural possui um horário de funcionamento distinto.
• Lugares para visitar em São Paulo durante a tarde
4. Japan House

A Japan House fica na mundialmente conhecida Avenida Paulista, no coração da capital paulista. Um dos mais novos passeios gratuitos em São Paulo, o espaço foi inaugurado em 2017 pelo governo japonês com o objetivo de difundir a cultura nipônica no Brasil e estreitar os laços entre os dois países.
Além de São Paulo, apenas Londres e Los Angeles abrigam outras unidades da Japan House no mundo. A estrutura da casa remete fortemente à influência da arquitetura japonesa, e sua fachada – que possui 11 metros de altura – foi montada por artesãos que vieram diretamente do Japão só para a empreitada.
O local abriga eventos, palestras e oficinas – além de exposições gratuitas, que ficam alguns meses em cartaz antes de serem substituídas. Você pode conferir a programação das exibições no Japan House.
A Japan House funciona de terça a sábado das 10h às 20h e aos domingos e feriados das 10h às 18h. Não abre às segundas.
5. Pinacoteca

Um dos cartões-postais de São Paulo, a Pinacoteca foi fundada em 1905 e é o mais antigo museu de arte do país.
Além de sua importância histórica, o espaço abriga um dos mais importantes acervos artísticos originados no Brasil, com obras de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Tomie Ohtake.
O museu também conta com peças dos mais famosos pintores e escultores de todos os tempos, como Rodin, Pablo Picasso e Rembrandt.
A Pinacoteca, que fica na Praça da Luz e tem um calendário repleto de exposições, ainda conta com uma cafeteria e com o Jardim da Luz, que foi aberto em 1825 e possui mais de 50 esculturas.
A Pinacoteca abre de quarta a segunda, sempre das 10h às 17h30 – a permanência é permitida até as 18h. A entrada é gratuita aos sábados.
6. Centro Cultural São Paulo

O Centro Cultural São Paulo (CCSP) fica logo na saída da Estação de Metrô Vergueiro, no bairro paraíso, e é um dos melhores espaços públicos de vivência na capital.
O CCSP é um verdadeiro ponto de encontro para quem gosta de cultura e de expressões artísticas variadas. O local, que tem mais de 46 mil metros quadrados, conta com um jardim suspenso, um conjunto de bibliotecas, diversas salas de espetáculo e uma ampla área de estudos e de leitura.
A entrada no CCSP é gratuita e muitas das atrações que acontecem por lá também possuem acesso livre. O centro cultural recebe shows nacionais e internacionais, oficinas, peças de teatro e debates sobre temas atuais – confira a programação completa do Centro Cultural São Paulo.
O Centro Cultural São Paulo funciona todos os dias, sempre das 9h às 22h.
• O que fazer em São Paulo à noite
7. Mirante 9 de Julho

O Mirante 9 de Julho, que fica bem próximo da Avenida Paulista, é um dos melhores passeios gratuitos em São Paulo para se fazer à noite. O local, que foi inaugurado em 1938, ficou abandonado por mais de sete décadas até ser revitalizado em 2014, transformando-se num importante ponto de efervescência cultural da cidade.
Atualmente, o espaço do mirante abriga um café, um restaurante e um centro de cultura e artes que dialoga com várias linguagens e é palco de iniciativas como o Projeto 18h30 – sempre nesse horário uma apresentação musical gratuita tem início.
Por lá também ocorrem oficinas, workshops, exposições e até apresentações de blocos de carnaval. Outra atividade que acontece esporadicamente é o cinema ao ar livre, onde as escadarias do mirante servem de poltrona.
Não deixe de visitar o espaço, curtir o pôr do sol e depois aproveitar as diversas atrações que acontecem por lá.
O Mirante 9 de Julho abre de terça a domingo a partir das 10h. O horário de fechamento “oficial” é às 22h, mas não é incomum que as atividades no espaço ocorram noite adentro.
8. Caminhada Noturna

A Caminhada Noturna é um passeio imperdível em São Paulo para quem não conhece a capital. Uma vez por semana, as ruas do centro da cidade são palco do projeto, que recebe de 50 a 100 pessoas e é iniciativa de uma ONG que atua na região.
O objetivo é simples: contar como era a São Paulo de antigamente e educar os participantes em relação aos aspectos históricos, culturais e arquitetônicos das principais atrações da área central.
A iniciativa começou em 2005 e, um ano depois, passou a contar com guias de turismo especializados na história de alguns dos pontos mais icônicos do centro – algumas paradas do roteiro são o Theatro Municipal, a Casa Alves de Lima (da década de 1930), o Edifício Copan, o Edifício Itália, a Galeria do Rock e o Cine Marabá, de 1945.
A Caminhada Noturna é gratuita e ocorre sempre às quintas-feiras a partir das 20h. O ponto de encontro é em frente ao Theatro Municipal.
9. Casa das Rosas

A Casa das Rosas é um dos passeios gratuitos em São Paulo menos conhecidos pelos turistas que chegam à capital. O que é uma pena, porque o espaço é incrível – quase escondido na imponente Avenida Paulista, o suntuoso casarão teve sua construção finalizada em 1935 e foi reinaugurado como espaço público em 2004.
A casa abriga o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, que realiza saraus, oficinas, exposições e muitas outras atividades focadas nas linguagens literárias. A maioria da programação é gratuita e pode ser conferida nosite oficial da Casa das Rosas.
A Casa das Rosas fica aberta para visitação de terça a sábado das 10h às 22h e aos domingos e feriados das 10h às 18h.
Assim fechamos nossas dicas com alguns dos melhores passeios gratuitos em São Paulo!
Selecionamos parques, museus e espaços culturais para você aproveitar em qualquer hora do dia – seja de manhã, à tarde ou durante a noite.
Se você não tem muita familiaridade com a capital paulista, procure conferir com antecedência as rotas de metrô e ônibus para não correr o risco de fazer caminhos desnecessários. Ah, não se esqueça de levar em conta também os horários de pico no transporte público para evitar longas filas e lotações.
O que achou das nossas sugestões? Conhece algum passeio com entrada livre em São Paulo que não entrou na lista? Então deixe um comentário pra gente e aproveite para compartilhar o post com seus amigos que amam a terra da garoa!