O que as mulheres precisam saber antes de visitar um país muçulmano

Up To Travl > Guia de Experiência > O que as mulheres precisam saber antes de visitar um país muçulmano

Olarrr, vic aqui! 😊 Hoje vim falar sobre um tema que gera muita curiosidade para as mulheres: o que nós precisamos saber antes de visitar países muçulmanos?

Após viajar para alguns países onde a religião oficial é o islamismo, percebi que certos conselhos são importantes para quem quer visitar lugares que seguem uma cultura ligada a esta religião. 

Mas afinal, como funciona a religião Islã e por que devemos nos preocupar?

O muçulmano é o indivíduo que pratica o Islã, uma religião monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos do profeta Maomé. A doutrina é articulada pelo Alcorão, livro considerado pelos seus seguidores como a “palavra literal de Deus”.

Hoje vim falar sobre um tema que gera muita curiosidade para as mulheres: o que nós precisamos saber antes de visitar  países muçulmanos?

O islamismo representa a maior parte da população do Oriente Médio além de alguns lugares da África, Ásia e do sul da Europa. 

A influência da religião nesses países costuma ser forte, pois envolve questões históricas e políticas. Por conta disso, existe uma série de “regras” que envolvem como se vestir, o consumo de bebidas alcoólicas, a relação com pessoas do sexo oposto, entre outras.

Lembrando que alguns lugares adotam a religião oficialmente e outros que predomina o islamismo entre a população, como é o caso da Turquia, Marrocos, Paquistão, Catar, Senegal, Egito, Mali, Indonésia, Emirados Árabes e Líbano. São alguns dos países que mais da metade da população pratica o islamismo! 

Devemos nos atentar aos costumes para ambos os casos. 

E por que a mulher deve tomar um cuidado maior visitando países de religião Islã?

Esses países possuem algumas dessas “regras” específicas para as mulheres, como o uso do “niqab”, que esconde todo o rosto e corpo ou o “hijab”, que também esconde o corpo, mas deixa o rosto de fora. 

Esses costumes são somente para mulheres muçulmanas, sendo uma escolha para as viajantes adotar esses hábitos quando estiver em um local que tenha o islamismo como religião oficial ou que a população seja muçulmana, porém, é necessário tomar certos cuidados com as roupas, como evitar usar shorts curtos e acima dos joelhos ou camisetas/regatas que tenham decotes.

Caso eu não queira seguir estes costumes, posso ter algum problema?

Como falei, os hábitos (em alguns países muçulmanos mais turísticos) não se adequam aos viajantes. No entanto, pode acontecer de você não conseguir entrar em alguns locais por conta da sua roupa. 

Um ótimo exemplo é de quando eu estava no parque Ferrari World, em Abu Dhabi, e as seguranças pediram para que eu cobrisse de alguma forma minhas pernas pois, segundo elas, os shorts não estava adequado para entrar no parque. 

Nas mesquitas abertas para visitação, para não haver este tipo de problema, são disponibilizadas roupas gratuitas para cobrir os joelhos e os cabelos das mulheres.

Não acho necessário cobrir o cabelo com véu caso não queira, mas é legal trocar os shorts por saias longas e roupas leves e não tão apertadas, ainda mais porque a maior parte dos países muçulmanos fazem MUITO calor, como Dubai, por exemplo. 

É seguro viajar sozinha nesses países?

Eu acredito que as mulheres devem viajar sozinhas para onde elas quiserem, porém, alguns lugares devem ter maior planejamento em relação a como se locomover e o que visitar.

Eu acredito que as mulheres devem viajar sozinhas para onde elas quiserem, porém, alguns lugares devem ter maior planejamento em relação a como se locomover e o que visitar.

Em alguns países como Dubai, Kuala Lumpur ou Catar é mais seguro para as mulheres que querem ir sozinhas por serem adaptados a receber milhares de turistas.

No entanto, o melhor jeito de fazer uma viagem tranquila e com segurança em alguns outros países menos desenvolvidos, como Marrocos ou Turquia, é fechar os passeios com uma agência de turismo ou algum guia local para evitar qualquer desconforto!

É permitido comprar e beber bebida alcoólica em países muçulmanos? 

Pela religião Islã, não é permitido muçulmanos beberem álcool e é bem difícil achar bebidas alcoólicas à venda nesses países (não é permitido a venda em supermercados e em alguns estabelecimentos), mas se for um local mais turístico como citei alguns anteriormente, você encontrará hotéis, restaurantes e bares que vendem.

Pela religião Islã, não é permitido muçulmanos beberem álcool e é bem difícil achar bebidas alcoólicas à venda nesses países (não é permitido a venda em supermercados e em alguns estabelecimentos), mas se for um local mais turístico como citei alguns anteriormente, você encontrará hotéis, restaurantes e bares que vendem.

Ao contrário do que possa imaginar, países como Dubai e Kuala Lumpur tem uma vida noturna agitada e com diversas opções de baladas e bares, mas com horários restritos: as baladas funcionam das 23h até 3h da manhã, após este horário, é quase impossível encontrar algum lugar aberto. 

Além disso, nesses dois lugares acontece o Ladies Night! Nesse dia (geralmente é em uma quarta feira) as mulheres entram de graça nos lugares e podem beber à vontade em diversos estabelecimentos!

Mas lembrando que a vida noturna é mais flexível por serem países turísticos! A maior parte dos países muçulmanos não possuem uma vida noturna tão agitada!

O que não devemos fazer nesses países?

Determinadas situações como: fotografar o momento de oração sem autorização, visitar uma mesquita com os ombros nus ou cabelos a mostra e criticar a religião ou os costumes islâmicos não são levados como algo bom e podem deixar você em situações constrangedoras. 

Pelo contrário, os muçulmanos com os quais tive oportunidade de conversar foram muito receptivos e gostam de falar sobre sua cultura e costumes!

Os muçulmanos não são receptivos?

Pelo contrário, os muçulmanos com os quais tive oportunidade de conversar foram muito receptivos e gostam de falar sobre sua cultura e costumes! 

Um dos exemplos mais interessantes que eu tenho foi de uma muçulmana que conheci em Kuala Lumpur (Malásia), ela trabalhava como Uber e me buscou no hotel a noite, perguntei se havia alguma restrição para ela trabalhar ou dirigir e ela respondeu que isso tinha ficado para trás! Lá, as mulheres muçulmanas podem trabalhar onde quiser e andar a hora que quiser! 

A maior dica de todas? Antes de viajar, PESQUISE! 

É bem importante pesquisar e estudar sobre a história de cada país, principalmente quando for para algum lugar com costumes diferentes dos seus e ligados a alguma religião! Cada local tem a sua peculiaridade e diferença, é impossível generalizar! 

Espero que tenham gostado das dicas sobre países muçulmanos , e qualquer dúvida é só deixar nos comentários 😊

Beijão! 

Vic. 

Tem 22 anos, é estudante de contabilidade e viajante. Já se aventurou por 32 países e só pensa no próximo destino que vai conhecer.