4 Destinos no Norte e Nordeste para fugir do Carnaval 2019

Up To Travl > Feriados > Destinos para Descansar no Feriado > 4 Destinos no Norte e Nordeste para fugir do Carnaval 2019

Bloquinhos, trios elétricos, camarotes, fantasias. Tem quem ame, mas tem também você, que só quer uns dias de folga e fugir do Carnaval.

O Brasil pode ser o país do Carnaval, mas nem todos querem aproveitar este feriado para cair na folia. Afinal, esse dias livres também podem ser uma ótima oportunidade para relaxar e renovar as energias para o ano.

Está a procura de um desses destinos para fugir do Carnaval? Então segue lendo:

Especial 4 lugares para fugir do Carnaval em 2019 no Norte e Nordeste

1. Jalapão

Localizado no estado de Tocantins, o Parque Estadual do Jalapão é um refugio natural perfeito para quem deseja ficar longe da folia.

São 34 mil km², onde você encontrará belas chapadas, dunas, cachoeiras, rios e lagos de água cristalina, além de ter a oportunidade de apreciar a imensa diversidade da fauna e flora locais.

 Photographer: Oliver Sjöström, https://ollivves.com

O Jalapão é um destino pouco explorado pelos turistas, que reserva belas paisagens, mas é preciso percorrer um longo trajeto para chegar até elas e conhecer os principais pontos do parque. Isso se deve, menos pela distância entre elas e mais pela condição das estradas, portanto se você quiser fazer os passeios por conta própria precisará de um veículo 4×4.

Saindo de Palmas, a principal entrada para o Jalapão é a cidade de Ponte Alta, a 190km da capital do Tocantins, é nessa cidade que começa a estrada que dá acesso ao parque. Ao redor do povoado de Mateiros, a 160km de Ponte Alta, ficam os locais mais visitados da região.

Não há hotéis próximos das atrações, por isso existem empresas de turismo que oferecem passeios, onde está incluso a hospedagem em um acampamentos permanente no estilo safari camp (confortáveis e com boa infraestrutura), á beira do rio. Mas, também é possível aproveitar o Jalapão pernoitando nas cidades próximas, como Mateiros e São Félix do Tocantins.

Passeios incríveis é o que não faltam na região entre eles estão andar de caiaque no Rio Novo, explorar as dunas do Jalapão, flutuar nas águas de um fervedouro e nadar na cachoeira da Formiga.

Se você ficar com sede no passeio pelo Rio Novo, pode beber a água sem se preocupar, ele é um dos únicos rios do mundo com água potável para ingestão. Nas belas dunas do Jalapão, que não perdem em beleza para Fernando de Noronha e os Lençóis Maranhenses, aproveite para assistir o pôr do sol e tirar muitas fotos maravilhosas.

O Jalapão também abriga vários fervedouros, lagos onde o fluxo de água dos lençóis freáticos deixa as partículas de areias em suspensão, isso provoca o aumento da densidade e impede que você afunde. Flutuar em um desses fervedouros será uma experiência divertida e bem relaxante, o mais famoso da região é o Fervedouro da Glorinha.

2. São Miguel do Gostoso

Outro excelente destino para fugir do Carnaval e ficar distante da muvuca é São Miguel do Gostoso. Localizada no litoral do Rio Grande do Norte, a cidade fica a cerca de 115 km de Natal e tem fácil acesso pela BR 101.

O tempo de viagem de carro da capital até Gostoso é de aproximadamente duas horas. Praias desertas, bem preservadas e com água cristalina é o que não faltam nessa região, que alguns dizem foi o verdadeiro local onde os portugueses atracaram no Brasil pela primeira vez.

Se você quiser, pode apenas aproveitar a sombra e água fresca ou se aventurar em esportes aquáticos, como windsurfe e kitesurf.

Dentre as praias que formam o litoral de São Miguel do Gostoso estão a Ponta do Santo Cristo, Do Cardeiro, Da Xepa e Do Maceió.

A Praia Ponta do Santo Cristo é considerada a melhor praia do Brasil para praticar esportes de vela, windsurfe e kitesurf.

Mais distante do Centro, a Praia do Maceió é mais deserta, já a Praia do Cardeiro é ideal para aproveitar com a família por ter águas mais calmas.

Uma dica é se hospedar no centrinho da cidade, eles contam com várias pousadas que estão próximas ao mar, mas também te permitirá explorar a vida noturna e os restaurantes locais.

O passeio de bugue é uma atividade muito procurada pelos turistas e uma ótima forma de conhecer as praias aos arredores da cidade, já que a circulação de veículos a beira-mar é proibida.

São oferecidos passeios para a Praia de Tourinhos, Praia do Marco (lugar onde está a cópia do marco português, que seria a prova de que o Brasil foi descoberto em Gostoso), para a Lagoa do Sal, entre outros.

Saindo de Gostoso, você pode aproveitar para conhecer duas das piscinas naturais mais famosas do Rio Grande do Norte: de Perobas e de Maracajaú. A apenas 15 km da costa, Perobas tem águas rasas e transparentes que encantam os turistas.

Piscina Natural Perobas

Um pouco mais distante, a 63 km, fica a piscina natural de Maracajaú. Ela é mais funda, mas em compensação você terá uma visão privilegiada dos corais, ao mergulhar em suas águas. Ambos os passeios só podem ser feitos quando a maré está baixa e são oferecidos por agências de turismo locais.

3. Ilha de Boipeba

Está em busca de um destino para fugir no Carnaval na Bahia, bem distante do fervo do Carnaval de Salvador? Localizada a 340km da capital baiana, a Ilha de Boipeba pode ser o reduto que você estava procurando.

Belas praias, praticamente desertas, com um povoado calmo e ruas tranquilas, Boipeba atrai aqueles que buscam pela oportunidade de relaxar e curtir a natureza.

Para chegar até a ilha existem várias opções de trajeto saindo de Salvador, uma delas é ir de ferry-boat até Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, e de lá ir de ônibus ou táxi para Valença, onde você pegará uma embarcação até Boipeba.

Alugar um carro, nesse caso, não é uma opção que vale muito a pena, pois o tráfego de veículos não é permitido dentro da ilha, essa medida é tomada como uma forma de preservar o rico ecossistema local.

Reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade, a região é cercada em um lado pelo Oceano Atlântico e no outro pelo estuário do Rio do Inferno.

O povoado de Velha Boipeba fica na beira do rio e é onde as lanchas aportam, seguindo adiante você se deparará com estonteantes praias como a Boca da Barra, Tassimirim e Cueira.

A praia da Boca da Barra, por ser mais próxima do povoado, é a que fica mais cheia, recebendo muitos turistas que ficarão na região só por um dia. Se o seu objetivo é curtir uma praia realmente deserta, siga para as outras duas.

O segundo vilarejo da ilha é Moreré, é possível visita-lo através dos tratores que fazem a rota entre as vilas. É nessa região que ficam as famosas piscinas naturais de Moreré.

A Ponta dos Castelhanos e a Cova da Onça são points de mergulho, mas essa parte da ilha só é acessível por barco.

Cova da Onça

Em relação à acomodações, existem opções variadas, localizadas próximas das vilas ou nas praias. Boipeba conta com diversas pousadas charmosas e com ótima infraestrutura.

Ah! E que tal algumas dicas para descansar no Carnaval lá pelo Sudeste? Dá uma olhada neste post:

4. Icaraí de Amontada

A possibilidade de aproveitar o litoral cearense em uma praia tranquila, faz de Icaraí de Amontada um local muito atrativo para se refugiar da folia.

Localizada a cerca de 200km de Fortaleza, Icaraizinho, como é carinhosamente chamada, é uma vila de pescadores com apenas 5 mil habitantes, que se destaca pelas belezas naturais e mar calmo, com água quentinha.

Propícia para velejar, praticar windsurfe e kitesurf, a praia de Icaraí também atrai vários apaixonados por estes esportes.

A rusticidade do local encanta os visitantes, que têm a oportunidade de se desligar do ritmo frenético das grandes metrópoles e relaxar a beira da praia.

Mas isso não quer dizer abrir mão do conforto, existem várias opções de hotéis com excelente infraestrutura na região.

Com 24km de extensão, pelo caminho da costa de Icaraizinho você poderá apreciar suas belas dunas, junto com os coqueirais espalhados pela orla e o mar de água cristalina.

Durante o passeio não deixe de conhecer a antiga vila de pescadores, que deu origem a atual. A vila foi preservada pelos moradores e ainda mantém as casas de antigamente. Também vale a pena conhecer as piscinas naturais que se formam nas enseadas de Icaraizinho e visitar a Lagoa do Torto.

Para chegar até Icaraí de Amontada saindo de Fortaleza, o trajeto é simples é possível ir de carro, com vias de fácil acesso e sinalização. Outra possibilidade é pegar os ônibus executivos que saem da rodoviária da capital do Ceará e vão direto para o município.

Quais são os seus planos para o carnaval?

Você também prefere curtir um destino pacato ao invés da agitação dos blocos e trio elétricos?

Se sim, para qual desses destinos você gostaria de viajar? Conta para a gente nos comentários e fique de olho no nosso blog para receber várias dicas de viagens incríveis.