10 passeios em Bonito que você precisa experimentar

Up To Travl > Roteiros > Roteiro Ecoturismo > 10 passeios em Bonito que você precisa experimentar

Se você ama esportes e natureza, sabe que a combinação desses dois elementos gera experiências incríveis, certo? Imagina mergulhar em águas cristalinas, descer de rapel numa caverna ou então fazer uma trilha em meio à mata nativa? Tudo isso é possível com os passeios em Bonito, no Mato Grosso do Sul!

A cidade e seus arredores possuem muitas riquezas naturais. A região, que é o maior destino de ecoturismo do país, está cheia de lagos, cachoeiras, grutas e pontos perfeitos para a prática de esportes de aventura. Por essa razão, fizemos uma lista com as atrações mais legais para você conhecer em Bonito. Confira:

10 passeios em Bonito que você não pode deixar de fazer

Em meio a tantas possibilidades, organizamos nossas sugestões em um roteiro de 5 dias completos – ou seja, sem considerar o dia de chegada e o dia de partida. A cada dia, selecionamos atrações próximas umas das outras e que possibilitam a realização de atividades diferentes.

Ah! Além disso, também é importante ressaltar que muitos dos visitantes optam por ficar nos campings em Bonito, para ter a experiência completa de imersão na natureza.

Os campings estão espalhados por diversos pontos da cidade e oferecem chalés e cabanas com chuveiro quente, WiFi e banheiros. Muitas das opções ficam ao lado de rios, cachoeiras e outros atrativos naturais.

Confira nossas dicas, escolha passeios imperdíveis e reserve o camping mais próximo das atrações que você faz questão de conhecer!

1ª Dia

1. Buraco das Araras 

Comece o roteiro com uma visita ao Buraco das Araras, que fica a cerca de 50 km do centro de Bonito, no município vizinho de Jardim. O buraco é a maior colina de toda a América do Sul, tem cerca de 100 m de profundidade e abriga mais de 150 espécies de aves, que vivem soltas no local.

O passeio no Buraco das Araras é rápido, dura cerca de uma hora, e consiste numa caminhada tranquila de 970 m, que inclui a observação de uma dolina (pequena gruta).

2. Rio da Prata

Como a grande maioria dos passeios em Bonito, a atividade deve ser agendada com antecedência em uma das muitas agências que operam o ecoturismo na área.

A próxima parada é o Recanto Ecológico Rio da Prata, localizado a menos de 10 km do Buraco das Araras e uma das atrações mais recomendadas da região. O foco no local é a flutuação, já que o percurso no rio é o mais longo entre todos os pontos que permitem a prática em Bonito e nos arredores.

Como a grande maioria dos passeios em Bonito, a atividade deve ser agendada com antecedência, em uma das muitas agências que operam o ecoturismo na área. Ao chegar no local, os participantes são instruídos sobre o equipamento utilizado e recebem um breve treinamento.

Um dos aspectos mais legais da flutuação no Rio da Prata é que ela pode ser feita por pessoas de (quase) todas as idades e níveis de experiência – crianças a partir de 8 anos já podem participar.

Alguns dos fatores que fazem com que esse passeio seja um dos primeiros da nossa lista são as águas cristalinas do Rio da Prata e a biodiversidade local, elementos que resultam num cenário de beleza estonteante.

3. Lagoa Misteriosa

Para fechar o dia no pequeno município de Jardim, visite a Lagoa Misteriosa, que fica a apenas 3 km de distância do Recanto Ecológico do Rio da Prata.

Outro ponto perfeito para a prática de flutuação, o local também possibilita a prática de mergulho, já que é uma caverna alagada com mais de 200 m de profundidade. Inclusive, o nome “Misteriosa” vem do fato de que, até hoje, o fundo da lagoa continua inexplorado.

2º Dia

4. Gruta de São Miguel

A primeira parada, no segundo dia em Bonito, é a Gruta de São Miguel, que fica a 18 km da região central da cidade. O passeio tem início numa trilha suspensa e o trajeto continua até a chegada na gruta, que tem formações geológicas lindíssimas!

O tempo de duração da atividade é de cerca de 1h30 e são percorridos aproximadamente de 800 m entre o caminho de ida e o de volta.

5. Gruta do Lago Azul

O dia continua com um dos mais conhecidos passeios em Bonito: a visita à Gruta do Lago Azul, localizada a menos de 8 km da Gruta de São Miguel.

Para chegar até lá, é necessário percorrer uma trilha curta, de aproximadamente 400 m. Como o nome diz, a gruta abriga um lago que tem uma coloração azulada impressionante! Detalhe: para chegar até a lagoa, é necessário descer uma escadaria com 300 degraus, o que exige certo preparo físico.

O dia continua com um dos mais conhecidos passeios em Bonito: a visita à Gruta do Lago Azul, localizada a menos de 8km da Gruta de São Miguel.

O passeio à Gruta do Lago Azul dura aproximadamente 1h30 e o local recebe muitos visitantes todos os dias. Por isso, é importante agendar a atividade com antecedência nas operadoras de ecoturismo da cidade.

6. Balneário Municipal

Ao contrário de quase todos os outros passeios em Bonito, a visita ao Balneário Municipal não requer reserva antecipada, além de dispensar a orientação de guias.

Depois da visita às grutas, aproveite para passar o resto do dia no Balneário Municipal de Bonito. O espaço ao ar livre, que fica a cerca de 7 km do centro da cidade, é o local ideal para relaxar e fazer caminhadas e piqueniques.

Ao contrário de quase todos os outros passeios em Bonito, a visita ao Balneário Municipal não requer reserva antecipada, além de dispensar a orientação de guias. Você pode curtir os atrativos do balneário como bem entender, sem precisar seguir um roteiro prévio.

Algumas atividades que podem ser feitas são flutuação e mergulho com snorkel. O local conta com uma equipe de salva-vidas para a segurança de todos.

3º Dia

7. Abismo Anhumas

O Abismo Anhumas é um daqueles passeios em Bonito obrigatórios para os amantes de aventura. Localizado a menos de 2 km da Gruta do Lago Azul, o abismo requer uma preparação prévia, que consiste em um teste de esforço e uma pequena palestra com instruções técnicas.

O Abismo Anhumas é um daqueles passeios em Bonito obrigatórios para os amantes de aventura.

Por isso, atenção: recomendamos que você agende sua preparação logo no dia de chegada, para que possa curtir todos os programas do roteiro sem se preocupar com isso.

Tanto preparo não é à toa: o abismo é uma grande caverna e, para acessá-la, é necessário fazer um rapel de 72 metros de descida. As pessoas que não possuem experiência na prática do rapel geralmente são içadas por uma corda até o lago, que fica no fundo da caverna.

Ao chegar, o cenário é impressionante! O lago refletindo os fachos de luz que chegam da área externa e as formações geológicas que compõem a caverna parecem saídos de um filme.

Completando o passeio, é possível fazer flutuação no lago, que tem cerca de 80 m de profundidade, e aproveitar um percurso de bote para contemplar as maravilhas do local.

A atividade dura cerca de 5h e tem um limite máximo diário de 20 pessoas – por isso, é importante se programar e reservar a visita ao Abismo Anhumas com antecedência.

8. Projeto Jiboia

Chegando da incrível visita ao Abismo Anhumas, aproveite para descansar um pouco e conhecer o Projeto Jiboia, um dos poucos passeios em Bonito que não requerem esforço físico.

O projeto acontece na cidade desde 2005 e tem o objetivo de educar o público para as particularidades das serpentes não peçonhentas, desassociando-as de uma imagem de perigo e maldade.

A atividade começa com uma palestra de 90 minutos e, em seguida, o público pode conhecer de perto 12 jiboias e uma píton, que vivem no serpentário do local. Todo o contato é feito com cuidado, sempre respeitando o bem-estar dos animais

O Projeto Jiboia está localizado no centro de Bonito e funciona todos os dias, das 19h às 21h.

4º Dia 

9. Boca da Onça

O passeio à Boca da Onça engloba uma série de atividades e, por isso mesmo, separamos um dia inteiro para ele.

O passeio à Boca da Onça engloba uma série de atividades, por isso separamos um dia inteiro para ele.

Situado na pequena cidade de Bodoquena, a 82 km de Bonito, o local possui cerca de nove cachoeiras e conta com uma boa infraestrutura, com WiFi, banheiros e local para comer.

Uma trilha de mais ou menos 4 km de extensão conecta as cachoeiras da região, num trajeto que passa por cinco piscinas naturais. A Cachoeira da Boca da Onça é a principal, a maior do Mato Grosso do Sul, com 156 metros de altura.

Ao longo do dia, é possível percorrer a trilha e fazer paradas estratégicas para aproveitar com calma os atrativos naturais da área. Além do banho de cachoeira e da trilha, é possível fazer rapel na Boca da Onça – a descida tem 90 metros de altura e o tempo de duração varia de pessoa para pessoa.

5º Dia

10. Parque Ecológico Rio Formoso

Fechamos o roteiro de 5 dias com o Parque Ecológico do Rio Formoso, que fica a menos de10 minutos de carro do centro da cidade. O parque é um dos mais completos passeios em Bonito no quesito esportes e, justamente por esse motivo, vale reservar um dia inteiro para visitá-lo.

Fechamos o roteiro de 5 dias com o Parque Ecológico do Rio Formoso, que fica a menos de dez minutos de carro do centro da cidade. O parque é um dos mais completos passeios em Bonito no quesito esportes e, justamente por esse motivo, vale reservar um dia inteiro para visitá-lo.

O local, que tem quase 200 hectares, é atravessado pelo rio de mesmo nome, o que possibilita a prática de uma série de atividades aquáticas, como o boia cross – que consiste na descida do leito de rios utilizando boias e dura aproximadamente 1h40 no Rio Formoso.

Stand up paddle, caiaque, trampolim e flutuação são outros esportes praticados no local, que também oferece um passeio de cavalgada de quase 2 horas.

Em meio a tantas atividades, quem ainda tem disposição pode aproveitar para fazer a Trilha do Formoso, que dura 3h20 e possui 2 km de extensão em meio à mata ciliar. Durante o trajeto, também é possível banhar-se nas águas do Rio Formoso e fazer tirolesa.

Essa foi a nossa lista com 10 passeios em Bonito num roteiro de 5 dias!

Selecionamos programas e atividades que contemplam várias modalidades – desde os esportes aquáticos, como mergulho e flutuação, até os mais radicais, como rapel e tirolesa.

Não se esqueça de que a grande maioria dos passeios em Bonito demanda agendamento prévio. Sendo assim, reserve as atrações que mais combinam com o seu perfil e curta ao máximo a capital brasileira do ecoturismo!

O que achou das nossas dicas? Já foi pra Bonito e fez algum passeio incrível que não apareceu por aqui?

Deixe um comentário com sua indicação e lembre-se de enviar o post para quem também ama aventuras!