Primeira vez em Nova York: o fazer e o que deixar de fora

Up To Travl > Roteiros > Roteiro Completo > Primeira vez em Nova York: o fazer e o que deixar de fora

Imortalizada em filmes e séries, Nova York é o destino dos sonhos de muitos viajantes. E não é à toa que ela é conhecida como “a cidade que nunca dorme” – há muito o que fazer na metrópole, seja de dia, à noite, com chuva ou céu aberto. Em meio a tanta opção, é normal não saber o que conhecer ao ir pela primeira vez em Nova York.

Para ficar mais fácil de traçar sua programação em NY, preparamos esse guia com tudo o que você precisa saber para planejar sua estada por lá. Confira:

Quantos dias ficar na cidade

Em meio a tantas opções de passeios e de lugares para visitar, o ideal mesmo seria passar semanas em NY para curtir o que a big apple tem a oferecer. Mas a gente sabe que a cidade é uma das mais caras do mundo e que o dólar vive em alta no Brasil, fatores que pesam no bolso e na hora de decidir quantos dias passar na metrópole.

Levando tudo isso em conta, recomendamos para uma primeira vez em Nova York passar de 5 a 7 dias na cidade. Com um roteiro de 7 dias em NY, especificamente, é possível fazer os principais passeios em Manhattan e até dar uma esticadinha no Brooklyn, distrito vizinho.

Melhor época para conhecer

Descubra a melhor época do ano para sua primeira vez em nova york

Nova York é uma cidade de extremos climáticos, com estações bem definidas. No inverno, que vai de dezembro a fevereiro, não é raro a sensação térmica ficar abaixo de 0ºC e a neve aparecer. Já o verão é especialmente quente em agosto, com os termômetros podendo passar dos 30ºC facilmente.

Em termos de passagens aéreas, o mês mais barato para viajar é fevereiro. Se você está vindo de São Paulo, dê preferência para desembarcar no Aeroporto JFK – a rota Guarulhos-JFK tem preços melhores. Por outro lado, julho é o mês em que os bilhetes aéreos estão mais caros.

Portanto, se você não se importa em encarar o finalzinho do inverno no hemisfério norte, viaje entre fevereiro e o começo de março. Já se você prefere temperaturas mais amenas, aposte nos meses de abril, maio, setembro e outubro.

O que visitar na sua primeira vez em Nova York

1. Central Park

Um dos maiores símbolos de Nova York, o Central Park é um grande parque localizado entre os bairros de Upper West Side e Upper East Side, no distrito de Manhattan.

Construído em 1857, o Central Park passou por uma grande revitalização durante as décadas de 80 e 90 e desde então virou parada obrigatória para todos que visitam a metrópole pela primeira vez.

O Central Park é visita obrigatória em sua primeira vez em Nova York

O parque tem mais de 300 hectares, por isso indicamos separar uma manhã ou uma tarde inteira para caminhar por lá e conhecer os principais atrativos do espaço, como o Strawberry Fields, um memorial em homenagem a John Lennon, e a estátua baseada no célebre livro infantil da Alice no País das Maravilhas

O parque, que sempre é usado de cenário em produções de Hollywood, também abriga um zoológico, um rinque de patinação no gelo, vários playgrounds, e o Castelo Belvedere, que tem salas de exibição e uma pequena torre de observação.

2. MET – Metropolitan Museum of Art

Inclua visitar o Met em sua primeira vez em Nova York

O MET – Metropolitan Museum of Art fica no entorno do Central Park, em plena Quinta Avenida, e é o maior museu de arte nos Estados Unidos. Estabelecido em 1870, o MET é dividido em dezessete departamentos e tem um acervo com mais de dois milhões de itens.

A coleção do MET abarca cerca de 5000 anos de produção artística – a peça mais velha é um vaso iraniano do ano 3800 a.C.! Se você adora civilizações antigas, não deixe de ir na ala dedicada ao Egito, que reúne mais de 26 mil objetos.

Entre as obras de arte em exposição estão trabalhos de grandes nomes como Van Gogh, Rembrandt, Leonardo Da Vinci e Monet. Já percebeu que dá pra ficar um dia inteiro explorando o museu, não é?

O MET abre de domingo a terça das 10h às 17h30 e às sextas e sábados das 10h às 21h. O ingresso para adultos que não residem em NY custa 25 dólares, e comprando o bilhete online você pode entrar no museu por 3 dias seguidos.

3. Times Square

Não deixe de ir na Times Square em sua primeira vez em Nova York

A visita à Times Square é um daqueles passeios obrigatórios para se fazer na primeira vez em Nova York. O trecho, que é uma intersecção de várias ruas no coração de Manhattan, está repleto de prédios comerciais, teatros e letreiros luminosos que são reconhecidos em todos os cantos do mundo.

Ir à Times Square é uma experiência incrível: você realmente se sente parte da correria e da grandiosidade da metrópole. Dê preferência para conhecer a região à noite e se encantar pelas luzes e pela movimentação, mas tenha em mente que entre as 19h e as 21h a Times Square está completamente lotada.

Se possível, tente ir pra lá depois das 22h-23h, quando a quantidade de pessoas circulando dá uma boa diminuída. Mas atenção: cuidado com os seus pertences, pois não é incomum a ocorrência de furtos no local.

4. Rockefeller Center

O Rockefeller Center é uma super dica do que conhecer em sua primeira vez em Nova York

O Rockefeller Center fica em Midtown Manhattan, uma das áreas mais importantes do distrito.

O Rockefeller é um complexo de 19 prédios comerciais que reúne alguns dos edifícios mais icônicos da cidade, como o Rockefeller Plaza.

Por sinal, a ida ao topo do Rockefeller Plaza é um programa imperdível: o Top of The Rock é um deque com uma vista panorâmica incrível da cidade. O passeio custa a partir de 36 dólares para adultos e funciona todos os dias das 8h à meia-noite.

O Rockefeller Center também abriga o Radio City Music Hall, que é uma das mais famosas casas de show do mundo; o rinque de patinação no gelo, e os jardins repletos de tulipas, que ficam entre os prédios comerciais.

5. MoMA

Aproveite para conhecer o MoMA em sua primeira vez em Nova York

O MoMA – Museum of Modern Art é, ao lado do MET, um dos museus mais importantes de Nova York. Fundado em 1929, o museu fica a poucas quadras do Central Park, em Midtown Manhattan, e conta com um acervo inteiramente dedicado à arte moderna e à arte contemporânea.

O MoMA tem uma coleção de mais de 200 mil trabalhos que abrangem linguagens como as artes plásticas, a moda e a arquitetura. Obras de Salvador Dalí, Frida Kahlo e Andy Warhol estão à mostra no museu, que já exibiu quadros dos brasileiros Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Cândido Portinari.

O MoMA abre todos os dias das 10h30 às 17h30 – exceto às sextas-feiras, quando fecha às 20h. Os ingressos, que incluem a entrada em todas as exibições e apresentações de filmes, custam $25 para adultos.

Uma dica: a entrada no museu é gratuita para todos sempre às sextas-feiras das 16h às 20h.

Passeios Imperdíveis

1. Embarcar na Staten Island Ferry

O Staten Island Ferry é um passeio gratuito de balsa entre os distritos de Manhattan e Staten Island, e a razão pela qual você precisa incluí-lo na programação da sua primeira vez em Nova York é simples: a paisagem privilegiada que inclui a Estátua da Liberdade.

Sim, durante o percurso – que dura meia hora em cada sentido – é possível ver a Estátua da Liberdade relativamente de perto, já que a balsa passa praticamente em frente dela. De quebra, também é possível ver a ponte do Brooklyn e Nova Jersey, além da famosa linha do horizonte da big apple, lotada de arranha-céus.

O Staten Island Ferry é uma super dica do que fazer em sua primeira vez em Nova York

A Staten Island Ferry é usada pelos moradores como meio de locomoção entre os distritos, mas não se assuste com as filas que se formam, já que cada balsa tem capacidade para cerca de 1400 pessoas.

As balsas possuem banheiros e vários lugares para sentar, e as estações contam com lanchonetes e WiFi grátis. O serviço funciona de segunda a domingo, 24h por dia. Acesse o link para ver a tabela de horários da Staten Island Ferry.

2. Assistir a um show da Broadway

Não deixe de assistir um show na Broadway em sua primeira vez em Nova York

A Broadway é considerada o centro do teatro americano, já que concentra diversas casas de espetáculo que abrigam musicais e peças ganhadoras de prêmios.

Alguns dos títulos em cartaz mais conhecidos são O Rei Leão, O Fantasma da Ópera, Aladdin, Wicked e Chicago, entre muitos outros. Ver qualquer um desses espetáculos na Broadway é uma experiência imperdível, por isso vale a pena incluir os ingressos no seu orçamento ao planejar sua primeira vez em Nova York.

Em relação aos ingressos, saiba que há algumas maneiras de adquirir sua entrada. Caso você tenha algum musical específico em mente, compre o ticket online com antecedência e garantir um bom lugar, principalmente nas produções mais disputadas, como é o caso das novas montagens de Frozen e Harry Potter.

Se você não fizer questão de assistir a algum musical ou peça em particular, compensa tentar a sorte e ir até a cabine da TKTS na Times Square, que vende ingressos com um desconto considerável. O ticket é comprado na data da apresentação e a cada dia há uma oferta de musicais diferentes a valores especiais.

3. Andar pelo Brooklyn

Incluia um passeio pelo Brooklyn em sua primeira vez em Nova York

Sim, existe (muito) o que ver e fazer fora de Manhattan. O Brooklyn, distrito vizinho, está cheio de atrações, passeios e lugares para conhecer. O maior cartão-postal da região é a Ponte do Brooklyn, que terminou de ser construída em 1883 e liga Brooklyn e Manhattan.

Separe um tempinho da sua estada para caminhar sobre a ponte – a vista ao redor é muito bonita! Ao chegar no Brooklyn, você pode aproveitar para descansar no Brooklyn Bridge Park, que fica no final da ponte e tem uma ampla área de gramado. É nesse parque que fica o Jane’s Carousel, famoso carrossel que funciona o ano todo.

Uma região muito conhecida no distrito é Coney Island, que tem a praia de mesmo nome e dois parques de diversões. Outras atividades bem legais para fazer no Brooklyn são conhecer o jardim botânico e ir numa das diversas feiras de roupas e antiguidades, ideais para quem adora uma pechincha.

4. Conhecer Wall Street e o Financial District

Não é exagero dizer que Wall Street é o centro financeiro dos Estados Unidos. A rua, que fica em Lower Manhattan e cruza com a Broadway, abriga as duas mais importantes bolsas de valores de todo o planeta, a Bolsa de NY e a NASDAQ.

O World Trade Center pode estar na sua lista do que fazer na primeira vez em Nova York

Além da relevância para o mercado global de capitais, a região que engloba Wall Street – conhecida como Distrito Financeiro ou Financial District – tem lugares bem interessantes para incluir no roteiro na primeira vez em Nova York, como o Federal Hall, prédio histórico construído em 1842 que possui uma bela arquitetura neoclássica

A menos de 800 m do Federal Hall, ao sul de Manhattan, fica o Battery Park, que tem 10 hectares de área verde. Bem perto do Battery Park, no parque Bowling Green, está o célebre Charging Bull, estátua de bronze de um boi que foi instalada em 1989 e simboliza a força do povo americano após a crise da bolsa de valores em 1987.

Outra atração imperdível no Financial District é o novo World Trade Center, complexo de prédios que substituiu o World Trade Center que foi destruído pelo ataque terrorista de 2001. O complexo já conta com o One World Trade Center, arranha-céu de 540 metros inaugurado em 2014, e com bares, hotéis, restaurantes e o parque memorial às vítimas do atentado.

O que dá deixar pra próxima

1. Ir até a Estátua da Liberdade

A estátua da liberdade é uma dos passeios furada para sua primeira vez em nova york

Por incrível que pareça, o cartão-postal mais conhecido da big apple, a Estátua da Liberdade, não é um passeio essencial para se fazer na primeira vez em Nova York. O motivo? A logística envolvida.

É preciso reservar com antecedência a ida até a estátua, já que há um limite máximo de 300 visitantes por dia. A atividade é disputada e a estátua está sempre lotada; além disso, é necessário pagar a balsa até lá, e depois, desembolsar mais dólares para subir na Lady Liberty.

Por todos esses motivos, dê preferência para fazer o passeio de balsa da Staten Island Ferry, que é gratuito e proporciona uma boa vista da estátua.

2. Subir no Empire State Building

Outro ponto muito conhecido, o Empire State Building, também pode ficar de fora da sua programação nessa primeira vez em Nova York.

O passeio mais barato ao topo do arranha-céu custa 38 dólares para adultos, e o lugar está sempre lotado, com filas extensas.

O Top of the Rock, no Rockefeller Center, tem valores semelhantes e é menos lotado que o Empire State. Além disso, a vista do Top of the Rock é tão bela quanto – inclusive, é possível até ver o próprio Empire State Building!

Dicas do que evitar na sua primeira vez em Nova York

1. Locomoção

Você precisa evitar os taxis amarelos em sua primeira vez em Nova York

Não pegue os táxis amarelos. Apesar de os “yellow cabs”, como são chamados, fazerem parte do imaginário popular quando o assunto é Nova York, eles definitivamente não são a melhor forma de se locomover na cidade.

Conseguir um táxi já é difícil, porque a concorrência é grande e os motoristas muitas vezes não param. Além disso, o trânsito em Manhattan pode ficar bem travado, o que faz do metrô a melhor alternativa para escapar de engarrafamentos. Para completar, em termos de preços, os aplicativos de transporte têm valores muito mais em conta.

2. Hospedagem

Em sua primeira vez em Nova York, fique em hoteis mais bem localizados

Não se hospede em locais afastados. Como você já pôde perceber pelas nossas dicas de lugares e passeios, Manhattan concentra grande parte das atrações, especialmente para quem está indo pela primeira vez em Nova York.

Se hospedar em um distrito mais longe de Manhattan, como o Queens ou Staten Island, pode sair um pouco mais barato em termos de hospedagem, mas você vai perder um tempo precioso se deslocando entre os lugares – tempo esse que poderia ser gasto visitando algum museu ou parque.

3. Fast Food

Experimente comidas diferentes em sua primeira vez em Nova York

Não coma em redes de fast food que existem no Brasil. Nova York é facilmente uma das capitais da culinária mundial. Lá você consegue achar de tudo, desde pratos tradicionais nova-iorquinos até itens da gastronomia vietnamita, coreana ou colombiana, para citar apenas alguns exemplos.

Por isso, com tantas opções a preços variados – inclusive de fast foods que só existem por lá – não faz muito sentido ir em lugares que já estão no Brasil há tempos, certo? Aproveite para conhecer novos sabores, como os que vamos indicar logo abaixo.

O que e onde comer

1. Bagel – Ess-a-bagel

Prove um Bagel em sua primeira vez em Nova York

Uma das comidas mais emblemáticas de Nova York é, sem dúvidas, o bagel.

De origem judaica, o pãozinho em forma de disco é uma verdadeira instituição na cidade, e todo nova-iorquino que se preze tem seu bagel shop favorito.

Um dos preferidos dos moradores e dos turistas é o Ess-a-bagel, que fica na Terceira Avenida em Manhattan. O grande diferencial da loja é a variedade de recheios dos bagels – além do tradicional bagel com cream cheese, experimente também o bagel com salmão defumado.

2. Hambúrguer – Shake Shack

Coma os hamburgers tradicionais da cidade em sua primeira vez em Nova York

O hambúrguer é uma das comidas prediletas dos americanos. Como dissemos antes nas nossas dicas do que não fazer em Nova York, se você for em lanchonetes fast foods, dê preferência para ir numa rede que ainda não chegou no Brasil.

A Shake Shack é uma das favoritas dos nova-iorquinos. Com mais de 10 lojas só em Manhattan, a Shake Shack dá preferência para usar ingredientes orgânicos em seus saborosos sanduíches. Um dos mais pedidos é o Double ShackBurger, um cheeseburger duplo com muito queijo, alface, tomate e o molho especial da casa.

3. Pizza – Lombardi’s

Não deixe de comer a tradicional pizza de pepperoni em sua primeira vem em Nova York

Não tem como ir pela primeira vez em Nova York e não pedir uma pizza na cidade.

A metrópole está repleta de pizzarias e o costume entre os nova-iorquinos é comprar a pizza por pedaço para comer na rua entre um compromisso e outro.

A primeira pizzaria que abriu na cidade foi a Lombardi’s, que funciona até hoje em duas locações em Manhattan. A casa é bem aconchegante e tem um menu com os sabores tradicionais; um dos destaques é a pizza de pepperoni com linguiça italiana, anchovas e ricota.

Como se locomover na cidade

Como dissemos anteriormente, evite pegar os táxis amarelos que circulam pelas ruas. Procure se locomover a pé sempre que possível, e caso isso não seja possível, opte por usar transportes por aplicativo ou o metrô – Nova York tem o maior nº de estações em todo o mundo. Não se esqueça de baixar no seu celular o mapa do metrô de NY!

Como chegar

Os principais aeroportos brasileiros têm voos que vão até Nova York. A região metropolitana de NY possui três grandes aeroportos: JFK, LaGuardia e Newark. O Aeroporto JFK, que fica a 45 minutos de Manhattan, é o mais utilizado pelas companhias aéreas que partem do Brasil.

Ao desembarcar no JFK, você pode ir de táxi (que costuma ser a opção mais cara), contratar uma van, pegar um ônibus da NYC Airporter ou usar o Airtrain, que conecta o aeroporto ao sistema de transporte público.

Onde se hospedar

1. Midtown Manhattan

O Midtown Manhattan é uma ótima dica para se hospedar em sua primeira vez em Nova York

Midtown Manhattan concentra algumas das principais atrações do distrito mais visitado de Nova York: Broadway, Times Square e o Rockefeller Center estão todos nesta região.

Uma boa opção de hotel em Midtown é o Pod 51, que fica a menos de 10 minutos de caminhada do Rockefeller Center.

Outra alternativa de hospedagem na região é o City Rooms NYC Chelsea, que está no bairro Chelsea. O City Rooms é um hostel, fica bem próximo de estações de trem e de metrô e tem ótimos preços para o padrão de Manhattan.

Downtown Manhattan é nossa segunda dica de hospedagem para sua primeira vez em Nova York

2. Downtown Manhattan

Downtown Manhattan, também conhecida como Lower Manhattan, é outra importante área do distrito. É lá que fica o Financial District, que abriga o novo World Trade Center e a Wall Street.

O Andaz fica em plena Wall Street, a menos de 15 minutos do One World Trade Center. O hotel é bem moderno, possui acomodações amplas e confortáveis e oferece WiFi gratuito.

Esse foi o nosso guia para te ajudar a planejar sua primeira vez em Nova York!

Com tanta coisa para conhecer, a gente sabe que é um desafio à parte planejar a programação durante sua estada na big apple. Por isso, antes de decidir onde você vai se hospedar, leve em consideração a distância do seu hotel ou hostel em relação às atrações que você não abre mão de visitar!

O que achou das nossas sugestões? Sabe de alguma dica de Nova York que não mencionamos? Conta pra gente na caixa de comentários e não esqueça de enviar o post para aquela pessoa que sonha em conhecer a cidade que nunca dorme!