9 atrações e museus em Fortaleza para uma viagem cultural

9 atrações e museus em Fortaleza: as melhores dicas de lugares para visitar na capital cearense para quem ama cultura, arte e história!
Up To Travl > Roteiros > Roteiro Cultural > 9 atrações e museus em Fortaleza para uma viagem cultural

Não é pra menos que a capital do Ceará é um dos principais destinos turísticos do Nordeste: com paisagens incríveis, praias, parques e uma gastronomia vibrante, a cidade agrada a todas as faixas etárias e perfis. Quem gosta de arte e cultura também tem vez: os teatros e museus em Fortaleza são conhecidos pelo mundo afora!

Em meio a tantos prédios históricos, teatros centenários e espaços artísticos super modernos, fizemos uma seleção dos nove programas culturais que você não pode deixar de fazer durante a sua estadia por lá. Confira:

9 atrações culturais e museus em Fortaleza que você precisa conhecer 

1. Dragão do Mar – Centro de Arte e Cultura

Um dos maiores centros culturais em todo o Brasil, o Dragão do Mar é um verdadeiro complexo voltado para a difusão de arte e ciência na capital cearense. Instalado no coração de Fortaleza, bem perto da Praia de Iracema, funciona desde 1999 e recebe quase dois milhões de pessoas por ano.

O complexo abriga desde um planetário, que tem seis sessões distintas focadas nos mistérios do Universo, até uma biblioteca especializada em artes visuais. O Dragão do Mar também possui duas salas de cinema, um teatro, um auditório e uma ampla área a céu aberto onde são realizados recitais e saraus.

9 atrações e museus em Fortaleza: as melhores dicas de lugares para visitar na capital cearense para quem ama cultura, arte e história!

Além de todos esses espaços, o centro também conta com dois dos principais museus em Fortaleza: o MAC e o MCC.

O MAC – Museu de Arte Contemporânea do Ceará tem treze salas de exposição que recebem obras tanto de artistas locais quanto de artistas de renome – ou que estão despontando – no cenário nacional e no internacional. Seu acervo possui mais de 1000 obras, dispostas numa área climatizada de 700m².

Já o MCC – Museu da Cultura Cearense tem como foco a preservação e a divulgação das manifestações artísticas e culturais do Estado do Ceará. A exposição “Vaqueiros”, que é de longa duração, visa retratar por meio de cenários e imagens a vida e o cotidiano dos homens e mulheres que se dedicavam à pecuária e que foram essenciais para a ocupação do território cearense.

O MAC e o MCC abrem de terça a sexta das 9h às 19h e de sábados, domingos e feriados das 14h até as 21h. Os visitantes podem entrar nos museus até meia-hora antes do horário de fechamento e o acesso é gratuito.

Confira a programação atualizada no site dos museus do Dragão do Mar.

2. Museu do Ceará 

Situado na região central de Fortaleza, a menos de 2km do Dragão do Mar, o Museu do Ceará é o mais antigo de todo o Estado. Inaugurado em 1933, o museu possui um extenso acervo com cerca de 13 mil peças que são focadas, sobretudo, na história cearense.

O espaço é um dos mais conhecidos museus em Fortaleza e seus principais setores são o de paleontologia, o de arqueologia e o de antropologia indígena. Dentre os objetos em exibição estão itens de indumentária, pinturas, mobiliário, documentos e fotografias que retratam o Ceará antigo.

O prédio do museu, que já foi tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), é uma atração à parte. A construção, que era a sede da Assembleia Legislativa até 1990, tem um estilo neoclássico que preserva detalhes do fim do século 19, época em que o prédio começou a ser erguido.

Curiosidade: Um dos mais interessantes – e peculiares – itens do acervo do museu é o bode Ioiô. O bode costumava andar pelas ruas da região mais boêmia de Fortaleza entre as décadas de 1910 e 1920; virou um símbolo da cidade e foi eleito vereador em 1922, num ato de protesto político dos moradores contra os governantes. Depois de sua morte, o bode Ioiô foi empalhado e doado ao Museu do Ceará.

O museu abre de terça a sábado das 9h30 às 16h. A entrada é gratuita.

3. Museu da Fotografia

Inaugurado em 2017, o Museu da Fotografia é uma das mais novas atrações culturais de Fortaleza. Seu foco é a difusão da arte da fotografia e, para isso, conta com um acervo de mais de 2500 imagens – um dos maiores de todo o país.

Da coleção total, estão em exibição atualmente cerca de 320 obras. Dentre os itens expostos, estão os trabalhos de alguns dos mais famosos fotógrafos de todos os tempos, como Henri Cartier-Bresson, Richard Avedon, Man Ray, Dorothea Lange e o brasileiro Sebastião Salgado.

As fotografias retratam cenários e pessoas desde a Belle Époque (período que compreende do final do século 19 à eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914) até os dias de hoje. Conflitos armados, artistas de Hollywood e o Sertão nordestino são alguns dos temas dos registros.

O espaço conta ainda com oficinas, sessões de cinema e palestras. A programação atualizada pode ser conferida no site oficial do Museu da Fotografia.

O Museu da Fotografia abre para visitação de quarta a domingo, sempre do meio-dia às 17h. A entrada é gratuita.

4. Theatro José de Alencar

Um dos principais patrimônios artísticos e culturais da capital cearense é o Theatro José de Alencar. Inaugurado em 1910, é um dos cartões-postais de Fortaleza e já foi tombado pelo IPHAN como teatro-monumento.

9 atrações e museus em Fortaleza: as melhores dicas de lugares para visitar na capital cearense para quem ama cultura, arte e história!

Mesmo depois de ter sido restaurado entre os anos de 1989 e 1991, o local ainda preserva sua arquitetura em estilo art nouveau – marcado pelo uso de linhas curvas e inspirado por elementos naturais como flores e plantas.

O Theatro possui um jardim projetado pelo renomado paisagista Burle Marx, uma sala de leitura, uma galeria, um auditório e uma sala de espetáculos que recebe shows, peças e espetáculos de dança.

Além da programação cultural – que pode ser conferida no site oficial do Theatro José de Alencar – o Theatro José de Alencar também realiza oficinas e cursos voltados para as artes. De terça a domingo, em diferentes horários, é realizada uma visita guiada pelas dependências do espaço.

O horário de funcionamento geral do Theatro é de terça a sexta, das 9h às 22h, e aos sábados e domingos das 14h às 22h.

5. Museu da Indústria

Situado na região central da cidade, o Museu da Indústria foi inaugurado em 2014 e tem como foco o resgate e a valorização da memória do desenvolvimento industrial do Estado do Ceará.

O edifício que abriga o museu começou a ser construído no final do século 19 e possui mais de dois mil metros quadrados de área. Atualmente, o espaço possui salas de exposição, um jardim, um bistrô, um centro de pesquisa e uma sala para apresentações e exibição de filmes.

O Museu da Indústria abre de terça a sábado das 9h às 17h e aos domingos das 9h às 13h. O acesso é permitido até trinta minutos antes do horário de fechamento.

6. Casa de José de Alencar

9 atrações e museus em Fortaleza: as melhores dicas de lugares para visitar na capital cearense para quem ama cultura, arte e história!

Como o nome já diz, a Casa de José de Alencar é uma homenagem ao escritor homônimo. Mantida pela Universidade Federal do Ceará, a Casa data de 1826 e foi habitada pelo autor cearense durante sua infância.

O espaço é um pedacinho preservado da história do Ceará e abriga um pequeno museu, uma pinacoteca, duas bibliotecas, um auditório e salas de aula. Na Casa são realizadas ainda várias atividades educativas, a maioria delas voltadas para o público infantil.

A Casa de José de Alencar abre ao público de segunda a sexta das 8h às 17h e aos sábados das 8h ao meio-dia. Fecha aos domingos.

7. Museu de Arte da UFC – MAUC 

Inaugurado em 1961, o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – MAUC/UFCestá localizado a 4km do centro da capital e tem um acervo de mais de sete mil obras.

9 atrações e museus em Fortaleza: as melhores dicas de lugares para visitar na capital cearense para quem ama cultura, arte e história!

Entre os principais itens da coleção do museu estão as peças de Arte Popular e de Arte Visual, como esculturas em madeira e em cerâmica, pinturas, gravuras e desenhos. O museu exibe trabalhos de importantes artistas, como os nordestinos Antônio Bandeira e Raimundo Cela e o argentino naturalizado brasileiro Carybé.

O MAUC, que é um dos principais museus em Fortaleza, também conta com uma biblioteca e abre ao público de segunda a sexta-feira em dois períodos: das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. A entrada é gratuita.

8. Museu da Cachaça

O Museu da Cachaça fica no município de Maranguape, nos arredores de Fortaleza. O espaço, que faz parte do Complexo Turístico iPark, foi fundado no ano 2000 com o objetivo de concentrar num só lugar a história da produção da aguardente no Brasil – com foco, é claro, para a cachaça Ypióca, que começou a ser produzida na região.

O museu fica num casarão construído no final do século 19 pela família que estabeleceu a marca Ypióca no Ceará.

O acervo conta com maquetes, objetos e documentos históricos distribuídos em salas de exposição.O Museu da Cachaça abre aos sábados e domingos das 9h às 17h. É possível comprar ingressos online.

9. Museu do Automóvel do Ceará

Fechando a nossa lista de museus em Fortaleza está o Museu do Automóvel do Ceará, que é o paraíso dos amantes de carros antigos.

9 atrações e museus em Fortaleza: as melhores dicas de lugares para visitar na capital cearense para quem ama cultura, arte e história!

O espaço, localizado a 8km de distância do Centro Histórico de Fortaleza, reúne num grande galpão quase sessenta veículos fabricados entre as décadas de 1910 e 1980.

Entre os modelos presentes no museu, que completa 38 anos em 2019, está o icônico Ford T.

O acervo total do museu conta com quase 600 veículos. Apesar de haver rotatividade entre os automóveis expostos, alguns dos grandes destaques são um Cadillac de 1960 e um Chevrolet Limusine de 1940 que já foi usado por Getúlio Vargas.

Você vai precisar de alguns dias para conhecer tudo isso, que tal dar uma olhada nessas opções de Hotéis em Fortaleza?:

Esse foi o nosso post com os melhores espaços culturais e museus em Fortaleza!

Já viu que a capital cearense está repleta de atrações para quem não abre mão de ir a exposições e de assistir shows e peças de teatro, certo? Por isso, não se esqueça de conferir a programação dos museus assim que definir as datas da sua viagem – assim você já fica por dentro de tudo o que vai rolar!

O que achou das nossas sugestões? Sabe de outro museu de Fortaleza que ficou de fora das nossas dicas e que tem um acervo incrível? Fale pra gente nos comentários e aproveite pra compartilhar o post com aquela pessoa que ama tudo que é relacionado à arte!