Destinos de viagem espiritual para renovar as energias

Up To Travl > Roteiros > Roteiro Cultural > Destinos de viagem espiritual para renovar as energias

Você sempre pensa em se desconectar, sair da rotina e ir para um lugar bem longe de onde mora? Você sonha em ter um tempo de introspecção e encontrar a tão desejada paz interior? Se você respondeu sim para essas perguntas, considere planejar sua ida para um dos muitos destinos de viagem espiritual que existem na Terra.

Mesmo que você não seja adepto ou adepta de nenhuma religião específica e prefira não conectar sua fé a nenhuma crença em particular, os lugares que listamos abaixo são tão cheios de história e tão carregados de significado que é tarefa difícil voltar para casa sem passar por momentos de reflexão interna e de renovação.

Continue lendo para descobrir um pouco mais:

8 destinos de viagem espiritual ao redor do mundo

1. Santiago de Compostela – Espanha

Localizada no extremo sul da Espanha, a uma distância de 600 km de Madri, Santiago de Compostela é a parada final de um dos mais famosos trajetos de peregrinação espiritual do planeta.

Santiago de Compostela é uma viagem espiritual famosa e uma das mais procuradas no mundo.

Centenas de milhares de peregrinos chegam à cidade após completarem o Caminho de Santiago, que tem várias rotas possíveis.

É importante deixar claro que cada peregrino cumpre o percurso de acordo com seu próprio tempo, respeitando seu limite pessoal e aproveitando para refletir ao longo da caminhada.

A mais tradicional entre todas as rotas é o chamado Caminho Francês, que pode começar nas regiões de Arles, Paris, Vézelay ou Le Puy. O itinerário que se inicia em uma das três últimas cidades mencionadas converge para Saint Jean Pied de Port, que é onde milhares de viajantes se encontram para seguir rumo a Santiago.

Quase 800 km separam Saint Jean de Santiago de Compostela. Ao chegar na cidade espanhola, os peregrinos poderão também conhecer os diversos templos, mosteiros, igrejas, catedrais e conventos de lá, lugares de oração e devoção que também possuem arquiteturas belíssimas.

2. Chiang Mai – Tailândia

Chiang Mai, na Tailândia, é um dos principais destinos de viagem espiritual na Ásia.

Localizada ao norte do país, é uma das maiores cidades tailandesas e já foi considerada a capital espiritual do Reino do Sião (que mudou de nome para Tailândia em 1939).

A cidade tem diversos templos budistas que oferecem retiros de meditação e espaços para contemplação. O mais famoso entre os templos é o Wat Phrathat Doi Suthep, conhecido simplesmente como “Doi Suthep”, que fica a 15 km de distância do centro de Chiang Mai.

O Doi Suthep está no topo da colina de mesmo nome, a uma altitude de mais de mil metros. Construído entre os séculos 13 e 14, o templo é cheio de história, de simbolismo e de imagens de Buda.

3. Jerusalém – Israel

Além de ser uma das cidades mais antigas do planeta, Jerusalém é considerada sagrada pelas três principais religiões monoteístas da humanidade: o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo.

Apesar de estar no centro das disputas entre Israel e Palestina, Jerusalém é muito visitada por devotos de várias vertentes religiosas e por pessoas que querem conhecer um dos berços da fé no mundo.

A Terra Santa, como também é chamada, fica entre o Mediterrâneo e o Mar Morto e abriga pontos como o Muro das Lamentações, que é o único traço remanescente do Templo de Herodes e que tem suma importância para a religião judaica.

Outro local de peregrinação é a Basílica do Santo Sepulcro, localizada na Cidade Velha de Jerusalém. Segundo a Bíblia cristã, a basílica é onde Jesus teria sido morto e sepultado e depois teria ressuscitado. No templo está a Pedra da Unção, que, de acordo com as escrituras, recebeu o corpo de Jesus para o sepultamento.

4. Kyoto – Japão

Antiga capital do Japão Imperial, Kyoto é um dos mais belos destinos de viagem espiritual na Terra. A cidade, que é uma das maiores em todo o país, mistura tecnologia e modernidade com construções históricas e elementos culturais que remetem ao passado da Terra do Sol Nascente.

Os monumentos da parte antiga de Kyoto, inclusive, são reconhecidos pela ONU como Patrimônio da Humanidade.

A cidade japonesa, que está repleta de cerejeiras (a árvore símbolo do Japão), reúne mais de 1600 templos budistas e centenas de santuários de oração.

Um dos mais famosos templos é o Kinkaku-ji, ou “templo do pavilhão dourado”. Inaugurado em 1397, tem três andares e, como a tradução de seu nome indica, é realmente folheado a ouro puro em seu revestimento exterior.

Uma curiosidade: há uma réplica do templo na cidade de Itapecerica da Serra, em São Paulo.

O Ryoan-ji é o mais conhecido jardim zen do Japão e pertence a uma das vertentes do zen budismo conhecida como Rinzai. O Ryoan-ji era propriedade de uma família tradicional do Japão Feudal e foi convertido em templo em 1450.

Outro lugar de paz e introspecção em Kyoto é o Tofuku-ji, um dos maiores da cidade. O templo, cuja construção foi finalizada no ano de 1236, tem um jardim de pedras e costuma ser bem tranquilo – exceto em novembro, no outono, época em que as folhas das árvores caem e a paisagem atrai milhares de visitantes.

5. Vaticano – Itália

Sem dúvida um dos mais conhecidos destinos de viagem espiritual, o Vaticano é a sede da Igreja Católica. Considerado o “menor país do mundo”, é na verdade uma cidade-Estado dentro de Roma, na Itália, e recebe todos os anos milhões de turistas vindos de diversos lugares ao redor do globo.

Sem dúvida um dos mais conhecidos destinos de viagem espiritual, o Vaticano é a sede da Igreja Católica.

Os visitantes que chegam ao Vaticano terão a chance de conhecer alguns dos lugares mais célebres e importantes para o catolicismo, como a Basílica de São Pedro, que terminou de ser construída em 1626 e tem uma área de mais de 23 mil metros quadrados.

A basílica fica em frente à Praça de São Pedro, que é palco frequente de missas celebradas pelo Papa. Outra atração imperdível para os devotos é a Capela Sistina, que fica dentro do Palácio Apostólico, residência do Papa, e foi construída no século 15. A capela conta com pinturas de mestres como Michelangelo e Botticelli.

6. Bodhgaya – Índia

A cidade natal de Buddha é com certeza um destino de viagem espiritual incrível

Bodhgaya, uma pequena cidade com menos de 50 mil habitantes no nordeste da Índia, é um local de extrema relevância para os adeptos do budismo.

Segundo a crença, foi lá que o príncipe Siddharta Gautama atingiu a iluminação e tornou-se Buda após meditar na Árvore de Bodhi.

O Templo Mahabodhi, onde isso ocorreu, tornou-se um dos Patrimônios da Humanidade em 2002. Além do grande complexo que abriga o templo, a cidade também tem uma grande estátua de Buda – a impressionante construção tem quase 20 metros de altura e foi inaugurada em 1989.

Outros templos budistas estão espalhados por Bodhgaya, e o interessante é que eles são de países diferentes, representando, dessa forma, as nações que tem mais tradição no Budismo – como o Japão, a Tailândia e o Butão.

7. Fátima – Portugal

Fátima, cidade portuguesa com apenas 12 mil habitantes, é outro importante ponto de peregrinação católica.

Fátima entrou na rota dos destinos de viagem espiritual depois de relatos da aparição de Nossa Senhora

O lugar entrou na rota dos destinos de viagem espiritual, recebendo milhões de turistas todos os anos, porque três crianças pastoras relataram terem visto diversas aparições da Virgem Maria na região em 1917.

O Santuário de Nossa Senhora de Fátima é o principal destino dos peregrinos que chegam à cidade.

Já a Basílica da Santíssima Trindade tem em seu interior diversas esculturas e obras de arte dedicadas a figuras importantes do catolicismo, como o Papa Paulo VI.

8. São Thomé das Letras

Localizada no sul de Minas Gerais, perto de Varginha e de Três Corações, São Thomé das Letras é considerada uma das cidades mais místicas do Brasil. De clima serrano, está sobre um grande depósito de quartzito e tem uma atmosfera bem hippie.

São Thomé das Letras é considerada uma das cidades mais místicas do Brasil, por isso, um ótimo destino de viagem espiritual nacional

É possível num só dia andar por todas as ruas do município, que tem apenas 7 mil habitantes. São Thomé está repleta de lojinhas que vendem artesanato, cristais, pedrinhas preciosas e itens de vestuário inspirados no misticismo.

Há muitas cachoeiras nos arredores da cidade, e uma das mais famosas é a Cachoeira do Vale das Borboletas, que fica a 3 km da região central. Além das belezas naturais, uma das principais atrações de São Thomé é a Casa da Pirâmide, que é o ponto favorito de moradores e de visitantes para a observação do pôr do sol.

Se você pretende ir para São Thomé das Letras, tenha em mente que a cidade fica cheia em feriados como o ano novo, o Carnaval e a Páscoa; as ruas ficam abarrotadas de gente e as cachoeiras também lotam.

E para nada perturbar sua tranquilidade na viagem, não se esqueça do Seguro Viagem, e clicando nesse link abaixo você encontra os melhores valores e condições!:

Esses foram alguns dos melhores destinos de viagem espiritual no mundo!

Como você viu, incluímos desde roteiros de peregrinação católica – como o Vaticano e Fátima – até cidades asiáticas com forte tradição budista e zen.

Incluímos destinos de viagem espiritual desde roteiros de peregrinação católica , até cidades com forte tradição budista e zen

Todos esses locais recebem a cada ano centenas de milhares (alguns, até milhões) de visitantes; por isso, programe sua viagem com antecedência para se focar ao máximo no seu bem-estar e para aproveitar os momentos de reflexão ao conhecer os monumentos, as igrejas e os locais de devoção que elencamos aqui.

O que achou da nossa seleção? Sabe de mais alguma cidade mística ou religiosa que merece entrar na lista?

Conta pra gente nos comentários e aproveite para mandar esse post para aquele amigo ou aquela amiga que está buscando se conectar mais com a espiritualidade.