Casal em Gramado: dicas para uma viagem a dois na Serra Gaúcha

Up To Travl > Viagens com > Viagem para Casal > Casal em Gramado: dicas para uma viagem a dois na Serra Gaúcha

Olá, leitores Up To Travl! É um prazer estar aqui novamente! Dessa vez, vamos falar de um destino incrível, super romântico para passar férias e curtir um friozinho. Se seu sonho é curtir uma viagem de casal em Gramado, no Rio Grande do Sul, saiba como aproveitar cada cantinho!

Neste mês de junho, faremos nossa 5° visita à cidade e, acreditem, ainda há atrações que não conhecemos!

Por ser um destino com muitas opções turísticas e gastronômicas, contaremos aqui o que há de melhor para visitar, experimentar e turistar, em uma viagem de casal em Gramado. Assim, você pode adaptar nossas dicas para viajar em família, montando seu roteiro personalizado para aproveitarem ao máximo!

Como chegar

 Se seu sonho é curtir uma viagem de casal em Gramado, no Rio Grande do Sul, saiba como aproveitar cada cantinho!

Não há aeroporto em Gramado, portanto quem chega de avião terá como destino mais próximo a cidade de Porto Alegre. O Aeroporto Salgado Filho (POA) está há apenas 2 horas de ônibus e oferece diversas opções de traslados: você pode alugar um carro e curtir as belas paisagens no caminho, pode contratar os serviços de transfers, pode ir de ônibus (CITRAL TOURS – opção mais em conta) e até usar o aplicativos de transportes, como Uber.

Nós sempre vamos de ônibus, pela empresa Citral Tours. Os ônibus são limpos, confortáveis e com precinhos camaradas em relação a outros meios de traslados.

Se você optar por ônibus , ao chegar na rodoviária de Gramado, que fica bem no centro da cidade, pode se deslocar de táxi (disponível na porta) ou Uber (que funciona bem). Se chegar à noite, o melhor é descansar para aproveitar ao máximo o dia seguinte, mas, se chegar de dia, deixe as malas no hotel e comece a explorar as proximidades a pé mesmo – e se apaixone pela cidade.

Se locomover em Gramado é relativamente simples. O centro é cortado pela Avenida Borges de Medeiros e, dali, fica fácil encaixar todo o roteiro.

O que fazer em Gramado

Se tratando de Gramado, o que não falta é coisas para fazer. Mas, primeiramente, atente-se à quantidade de dias que você tem disponíveis para conhecer os pontos turísticos imperdíveis e para explorar outros lugares.

Começando pelo centrinho, a dica é visitar a Rua Coberta, com aquecedores que dão um aconchego no inverno. A rua também ganha um charme especial na época do Natal Luz e em eventos importantes, como o tradicional festival de cinema, em agosto, quando artistas vão para cidade em busca do Kikito de Ouro.

Parte de sua estrutura é de pedra, do lado da matriz fica a Fonte do Amor Eterno, e se você está em casal em Gramado

Você verá, bem próximo à Rua Coberta, uma bela construção de 1917, a Matriz de São Pedro. Parte de sua estrutura é de pedra e, ao lado, fica a Fonte do Amor Eterno. Se você está em casal em Gramado, não pode deixar de registrar o momento, pois todos os apaixonados deixam um cadeado com nome para selar o amor.

Um pouquinho mais afastado, está o Mini Mundo, um museu a céu aberto que conta a história da colonização na região. Com várias réplicas em miniaturas, o parque temático é muito bem cuidado pelos fundadores, a família Hoppner. O lugar é bonito e vale a pena para todas as idades! A alguns passos de caminhada, você poderá conhecer o Lago Rita Bier, ótimo para fazer umas caminhadas depois da comilança, rs rs.

Se tiver comprado o ticket de ônibus hop on hop off, será uma excelente oportunidade para parar e conhecer o Lago Negro. Se não tiver comprado o ticket, você precisará de algum outro meio de transporte, pois o local fica longe para ir a pé. Lá, você pode passear de pedalinho, apreciar belas paisagens, comer algumas guloseimas, relaxar e curtir sua viagem de casal em Gramado.

 Você pode passear de pedalinho, apreciar belas paisagens, comer algumas guloseimas, relaxar e curtir sua viagem de casal em Gramado.

O ônibus hop on hop off leva você para conhecer atrações mais distantes, como o parque de neve Snowland, o parque de lavanda (Le Jardin), o Castelinho caracol (dizem que lá tem a melhor torta de maçã de Gramado), o Alpen Park (um pequeno parque de diversões), o Parque Caracol (com sua linda cachoeira) e ainda aproveitar para ter uma bela vista dos bondinhos aéreos. No caminho entre Gramado e Canela, você pode conhecer os museus do automóvel, Dreamland (museu de cera), Harley motor show e Super Carros. Os ingressos costumam ser vendidos em combo.

O Parque de Neve Snowland é uma atração imperdível! Você terá a oportunidade de estar em um parque coberto de neve, com muitas atividades, como patinação no gelo, simuladores de aventuras, games e mais! Lá dentro, existem atrações que já estão inclusas no valor do ingresso e outras pagas à parte, como snowboard e ski, por exemplo.

Onde comer e beber

A gastronomia é simplesmente maravilhosa e te fará voltar à cidade por várias vezes, para saborear algumas delícias e temperos que você só encontra no sul. Perca-se pelas ruas e fique indeciso para escolher em qual restaurante comer. É isso mesmo, opções gastronômicas e experiências únicas você também encontra por lá!

Na Rua Coberta, recomendamos a cervejaria alemã Rasen, com muita animação, música e cerveja. Não deixe de experimentar o delicioso joelho de porco, é para comer rezando!

Ainda na Rua Coberta, conheça o restaurante Caracol e suas deliciosas sobremesas feitas com o chocolate de fabricação artesanal.

Recomendamos fortemente a Casa da Velha Bruxa
Sorvete da Casa da Velha Bruxa

Recomendamos fortemente a Casa da Velha Bruxa, um pequeno restaurante que vive lotado e tem o melhor sorvete com chocolate da vida! Além desse, há outros deliciosos pratos na casa.

Se você for chocólatra de carteirinha, experimente deliciosos chocolates em TODAS as lojas da Lugano e da Prater. Mas, se você não for tão mega fã assim, conheça pela menos uma das duas lojas citadas e leve para casa, para não ficar com gostinho de quero mais sem poder reviver aquele momento.

As crianças podem gostar muito do Mundo do Chocolate, que conta com várias esculturas feitas de chocolate maciço, e também do Mundo Mágico Florybal. Ainda no centro de Gramado, você pode visitar o Bar de Gelo e tomar umas geladas a menos de 0°C.

Se, depois do passeio, bater aquela fome, aproveite o autêntico e saboroso prato Galeto ao Primo Canto, no restaurante Casa di Paolo. Mas vá com fome mesmo! É tudo delicioso, muito bem servido, inclui sobremesa e vale cada centavo!

Caso você não esteja a fim de galetos, que tal um churrasco tipicamente gaúcho? Em todas as nossas visitas a Gramado, vamos à churrascaria Chama de Fogo, super recomendada pelos moradores locais! Carne de primeiríssima qualidade, no ponto que você desejar e você ainda poderá ser atendido por um dos garçons mais simpáticos, que listará todas as cidades do seu estado.

Caso tenha oportunidade, agende um almoço, jantar ou um típico chá da tarde inglês no Hotel Rita Hopner. É alta gastronomia, mas com preço justo por tudo que oferecem. Experiência única! Além de pratos típicos alemães, eles servem frutos do mar e massas. Nosso prato predileto é o pato ao molho de frutas vermelhas.

Se bater a fome de novo (o que vai acontecer, a gente garante!), você pode comer uma deliciosa massa artesanal italiana, no restaurante Cantina Pastasciutta. Todos os pratos são deliciosos, mas o tradicional da casa é o Quatro Formaggio (a massa, você escolhe). Nós experimentamos também o prato Ao Mediterrâneo, simplesmente maravilhoso!

Outra dica é experimentar um dos vários cafés coloniais espalhados por Gramado. É comida que não acaba mais, se prepare para comer muito! Um que tem uma localização bem central é o Torra café colonial. Experimentamos e aprovamos!

Alguma noite, ou até almoço, você pode reservar para um Fondue. Recomendamos o Carlitos que, além de delicioso, tem ótimo preço e inclui transfer gratuito para o seu hotel.

Outra opção é a Cervejaria Farol, na cidade de Canela, que tem música ao vivo, comidas alemãs no cardápio e ainda conta com um mirante de 32 metros de altura – caso esteja disposto a encarar, nos conte como foi! Eles também fazem o serviço de transfer gratuito, mesmo que esteja em Gramado. Ligue antes e faça uma reserva!

Caso queira, há ainda a alternativa de comer em uma das pizzarias temáticas de Gramado e Canela. Você pode escolher entre a Cara de Mau, a Kongo e a Toca da Bruxa.

Obs: se você for a Canela, não deixe de conhecer a catedral de Canela e tirar muitas fotos!

Tours

Existem uma infinidade de tours e você deve escolher o que mais agrada o casal. Reserve no mínimo um dia inteiro para essa atividade, que é ótima para viagem de casal em Gramado.

Entre todos, o que consideramos mais imperdível é o Tour Uva e Vinho, que inclui o passeio de Maria Fumaça e a Epopeia Italiana (que é uma graça e muito bem representado), o Tour em vinícolas e o passeio pelas cidades de Garibaldi, Bento Gonçalves e até Nova Petrópolis.

Para uma excelente experiência gastronômica, você terá opções como Noite Alemã, Noite Gaúcha, Noite Suíça e Noite Italiana. Escolha uma ou mais e aproveite!

Onde se hospedar?

A rede hoteleira de Gramado é quase infinita, rsrs. Tem hospedagens para todos os gostos e bolsos. Nós procuramos e comparamos sempre as opções em sites de busca, como Booking e Trivago.

Hotéis que nos hospedamos e recomendamos

Micheline Tricot está localizada no centro de Gramado, tem quartos novinhos, aconchegantes e até o vaso sanitário é aquecido, você vai se sentir em casa. Pra completar, há um chá da tarde de cortesia, depois de chegar da rua. Não tem explicação esse lugar!

O Lagheto Hotels é uma rede de hotéis que te deixará satisfeito, independentemente de qual você escolher. São confortáveis, têm um excelente café da manhã e oferece opção para todos os gostos.

Uma pousada com café da manhã fenomenal é a Pousada Ares da Serra, pertinho da rodoviária. Ela ainda conta com uma piscina aquecida, ótima para relaxar.

E aí, gostaram das nossas dicas?

Tenham uma maravilhosa viagem de casal em Gramado! Queremos muito saber as experiências de vocês, deixem nos comentários!

Um abraço!

Ela, psicóloga, ele, farmacêutico de formação. Juntos, são um casal apaixonado por viagens e um pelo outro. Moram no Interior de Minas Gerais e estão sempre em busca de novas experiências, aventuras e amizades! Viajar, pra eles, é a prioridade.

Related Posts